terça-feira, 15 de maio de 2012

ESTUDOS DA SEMANA C.I.A - 14 A 20/05/2012

DATA: 13/05/2012
ASSUNTO: A Pérola de Grande Valor
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:45-46

“Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” Mateus 13:45-46.

Introdução

Esta parábola parece um pouco com a parábola do “Tesouro Escondido”, mas tem uma pequena diferença e traz outro ensino maravilhoso.
O ensino do Senhor Jesus é dado para nós aprendermos os “Seus mistérios” (mistérios, vocês já sabem, é um segredo e depois esse segredo é contado).


A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Desenvolvimento

Jesus ensinava que ele veio ao mundo salvar os pecadores. Por isso Jesus se tornou o nosso único salvador.
Muitas pessoas que não conheceram o Senhor Jesus, começaram a pecar, desobedecer a Deus, aos pais, fizeram religiões que os levaram a adorar ídolos. A partir daí os ensinos do mal entraram na vida da igreja e salvadores de mentira aparecem. Eram os ídolos criados por eles, anunciando às pessoas outros caminhos para irem até a Deus. Então, diante de tantos caminhos, criados pelas religiões, o verdadeiro caminho é anunciado por Jesus, quando ele disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6.

Comparando isso com a parábola da pérola de grande valor, Jesus é, portanto, essa “Pérola de grande valor”, pois ele é o único caminho que nós conduz ao Pai.

Quem mostrou ao homem que Jesus é a pérola de grande valor?
O Espírito Santo que Jesus prometeu que estaria conosco, pois é Ele quem revela Jesus aos nossos corações. Conforme Jesus mesmo disse na Palavra: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26.
Jesus representa para nós a pérola de grande valor, porque Ele é o nosso único salvador e é o único que intercede (ora) por nós junto ao Pai. (Romanos 8:34). Quem revela Jesus aos nossos coracoes é o Espirito Santo que habita em nós.
A pérola de grande valor é o nome de Jesus glorificado; aquele nome que Pedro e João usaram quando encontraram o enfermo na porta Formosa do Templo, que tinha mais de 40 anos assentado pedindo esmola. O que Pedro disse?

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” Atos 3:6.

Que maravilha aconteceu! O enfermo levantou em nome de uma religião? Em nome de algum ídolo? Em nome de alguém importante?

Nada disso. Ele levantou em nome de Jesus! O nome precioso como a pérola de grande valor.
O homem que encontrou a pérola de grande valor é aquele que aprendeu que ela não vem de pessoas, nem de alguma religião, mas vem da descoberta do Senhor Jesus, o único que salva, cura e faz feliz.
Aquele enfermo que foi curado na porta Formosa, confiava em pérolas que não tinham valor. Essas pérolas eram representadas por pessoas religiosas que faziam todo o esforço para ajudar aquele homem a entrar no templo, mas não conseguiam faze-lo passar da porta para dentro.

Quando ele achou Jesus, a pérola de grande valor, ele trocou todas aquelas pessoas por Jesus, em nome de quem ele estava curado e agora andava, entrando no templo. Portanto aquele homem vendeu tudo o que tinha, abandonou tudo para ficar com uma só pérola que valia mais que tudo neste mundo, Jesus.

Jesus é a pérola de grande valor.
Jesus morreu, ressuscitou, voltou para o céu e está glorificado ao lado do Pai.
E nós aguardamos que se cumpra a promessa da sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário