domingo, 16 de outubro de 2011

RESPOSTA EBD - 15/10/2011

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS – 15-OUT-11
                - ASSUNTO: SALVAÇÃO PELA GRAÇA     
                - TEXTO FUNDAMENTAL: EFÉSIOS 2:8-9
1 – É POSSÍVEL ALGUÉM ALCANÇAR A SALVAÇÃO POR MEIO DAS OBRAS?
      1.1 - JUSTIFIQUE.
RESPOSTA:
NÃO, NÃO É POSSIVEL ALGUÉM ALCANÇAR A SALVACAO POR MEIO DAS OBRAS.
JUSTIFICANDO A RESPOSTA:
INTRODUCAO:
1.        Este assunto está sendo abordado neste mês de outubro, que é conhecido como o mês da Reforma Religiosa do Século XVI (16), quando Martinho Lutero afixou as 95 teses de protesto contra a Igreja Romana, na catedral de Witemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Entre elas estão os Quatro Princípios Básicos da Reforma Protestante, que são:

1º - SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; - EFÉSIOS 2:8-9
       O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
2º - O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE -  I PEDRO 2:5 e 9
3º. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR - I TIMÓTEO 2:5
4º - O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS - JOÃO 5:39
      A SUPREMACIA DA BÍBLIA SOBRE A TRADIÇÃO - MATEUS 15:1-10
O nosso assunto de hoje será sobre o Principio da Supremacia (superioridade) da Fé Sobre as Obras. Também a Obra no nosso meio completa neste mês mais um ano de existência e por isso estamos orando pelo aperfeiçoamento da Obra do Senhor em nosso meio.

2.        VEJAMOS PORQUE NÃO É POSSIVEL ALCANÇAR A SALVACAO POR MEIO DAS OBRAS:

PRIMEIRO: Porque a salvação é somente pela graça, por meio da fé.  Efésios. 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.
A doutrina de salvação para a igreja, na decisão do Concilio de Jerusalém - Atos 15:11 – “Cremos que seremos salvos pela graça”.
A questão de salvação em Atos dos Apóstolos: a tomada de decisões pelos Apóstolos com relação à doutrina da igreja.

A salvação pelas obras foi ensinada no VT, pois isso fazia parte do pacto de Deus com Israel. As obras da lei estavam nos 10 MANDAMENTOS, que consistiam em fazer ou não fazer obras. Deixar de atender a isso implicava na quebra do pacto.
No NT o Senhor Jesus fez isso por nós porque ele cumpriu a lei em nosso lugar. Não matarás: Jesus ressuscitou os mortos. Não furtarás: Jesus perdoou o ladrão na cruz. Não adulterarás: Jesus perdoou a mulher apanhada em adultério.

O entendimento de salvação no VT era baseado nas Obras.
No Concilio de Jerusalém no ano 50, havia uma preocupação dos apóstolos em definir o que era salvação pela graça.
Isso porque na mente de Pedro, no inicio, ele entendia que tinha que pregar só para os judeus. O texto da palavra que fala sobre isso é Atos 10:10-16, sobre a visão do lençol. Havia animais imundos dentro do lençol. O Senhor dizia a Pedro na visão: “Mata e come. Não tornes imundo aquilo que Deus purificou”. Na verdade a salvação era também para os gentios, que Pedro achava que eram imundos, porque a idéia do VT era de que a salvação era somente para os judeus. Mas a Palavra diz em Joao 1: 11-12 “Veio para o que era seu, (os judeus) mas os seus não o receberam, mas a tantos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus”.
Paulo fala com Pedro sobre o fato de Pedro estar pregando inicialmente que salvação era só para os judeus. Nesse intervalo de tempo até o ano 50, Pedro já havia entendido pela visão do lençol que a salvação era também para os gentios. Só que Pedro não estava definido ainda em como pregar para os gentios. Ai vem Paulo e fala com Pedro que a salvação é pela graça. Daí Paulo doutrina a igreja: “pela graça sois salvos por meio da fé e isso no vem de vós (não é pelas obras) é dom de Deus”. (a salvação vem de cima para baixo, pois é dom de Deus, e não de baixo para cima, porque as obras vêm de baixo para cima; é o esforço do homem para se encontrar com Deus, por meios próprios)
Então a partir da reunião do Concilio de Jerusalém, em Atos 15, a igreja vai sair para pregar a mensagem de que a salvação é pela graça, por meio da fé.
O cristianismo romano excluiu a salvação pela graça, substituindo pela salvação pelas obras.
Há os que acompanham a igreja romana, como os sabatistas, os mórmons, as testemunhas de Jeová, que também substituíram a graça pelas obras. 
E hoje observamos que alguns grupos chamados de evangélicos, também acompanham a igreja romana, exigindo o esforço dos fiéis nas compras de seus produtos.
SEGUNDO: Porque a justiça vem pela fé no Senhor Jesus e não pelas obras.
A Justificação pela Fé: - Romanos 5:1 – “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”;
O justo viverá pela fé. Romanos 1:17 – “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.
Gálatas 3:11 – “E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”.
Hab. 2:4b – “(...) mas o justo, pela sua fé, viverá”.
Romanos:3-28 – “Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei."
O homem não se torna justo pelas suas obras e sim por crer em Jesus.

TERCEIRO: Porque os que se justificam pelas obras da lei, caíram da graça.
Em Gálatas 5:4, Paulo escreve aos gálatas onde residia um grupo de judeus convertidos ao cristianismo e que queriam impor aos irmãos o jugo da lei. “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei (obras da lei), da graça tendes CAÍDO”.
Uma obra: guardar o sábado. Outra obra: não comer carne de porco. Eram obras da lei.
Este é o diagnostico de Paulo para uma situação de troca da graça pelas obras: aceitou as obras, anulou a graça. “Da graça tendes caído”. Caiu porque é fraco. Enfraqueceu.
Paulo escreve para os fracos em Romanos 14:2: “...quem é fraco (obras) come legumes”.
O que é cair da graça? É abandonar a graça, é abandonar o Espirito Santo para seguir que a religião ensina.
NOTA: Não posso afirmar que sabatista não vai para o céu, porque eu estarei fazendo um julgamento.
Mas posso afirmar que: “vós os que vos justificais pela lei, da graça tendes caído”. E também: “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição;” (Gálatas 3:10). Isso eu posso afirmar, porque está escrito na Palavra. O julgamento provém da Palavra.



PERGUNTA PARA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL – 16-OUT-11
                - ASSUNTO: SALVAÇÃO PELA GRAÇA     
                - TEXTO FUNDAMENTAL: EFÉSIOS 2:8-9
1 – É POSSÍVEL ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE A DOUTRINA BÍBLICA DE OBRAS E DE FÉ PARA A SALVAÇÃO?
RESPOSTA:
SIM, É POSSIVEL

INTRODUCAO:

1.        Este assunto está sendo abordado neste mês de outubro, que é conhecido como o mês da Reforma Religiosa do Século XVI (16), quando Martinho Lutero afixou as 95 teses de protesto contra a Igreja Romana, na catedral de Witemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Entre elas estão os Quatro Princípios Básicos da Reforma Protestante, que são:

1º - SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; - EFÉSIOS 2:8-9
       O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
2º - O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE -  I PEDRO 2:5 e 9
3º. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR - I TIMÓTEO 2:5
4º - O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS - JOÃO 5:39
      A SUPREMACIA DA BÍBLIA SOBRE A TRADIÇÃO - MATEUS 15:1-10
O nosso assunto de hoje será sobre o Principio da Supremacia (superioridade) da Fé Sobre as Obras. Também a Obra no nosso meio completa neste mês mais um ano de existência e por isso estamos orando pelo aperfeiçoamento da Obra do Senhor em nosso meio.

1.                   DIFERENÇA ENTRE A DOUTRINA BÍBLICA DE OBRAS E DE FÉ PARA A SALVAÇÃO:
1.1                – DOUTRINA BIBLICA DE OBRAS PARA SALVACAO:

A salvação pelas obras foi ensinada no VT, pois isso fazia parte do pacto de Deus com Israel. As obras da lei estavam nos 10 MANDAMENTOS, que consistiam em fazer ou não fazer obras. Deixar de atender a isso implicava na quebra do pacto.
No NT o Senhor Jesus fez isso por nós porque ele cumpriu a lei em nosso lugar. Não matarás: Jesus ressuscitou os mortos. Não furtarás: Jesus perdoou o ladrão na cruz. Não adulterarás: Jesus perdoou a mulher apanhada em adultério.
O entendimento de salvação pelas Obras era no VT. Eram as obras da Lei de Moisés, como o conjunto de leis que fazia parte do pacto, ou concerto de Deus com o povo de Israel no VT. Eram as OBRAS DA LEI, onde o pacto era somente com Israel. (Êxodo 34:27 e Jeremias 31:32)
Por que o entendimento de salvação no VT era pelas obras?
Porque os judeus não enxergavam a graça no VT, pois ela estava oculta aos olhos deles. Essa graça era: Jesus no VT.
Mas hoje ninguém tem motivos para isso, porque o Espírito Santo já foi derramado desde o Pentecostes e é Ele quem revela essa graça, que é Jesus no VT e também no NT.
Salvação no VT: aspectos relacionados ao entendimento de salvação pelas obras.
1º. Não comportava a ação do derramamento do Espírito Santo, pois era dado sob medida e não era derramado sem medida. Isso era um pacto de Deus com Israel.
2º. Não precisava da graça de Jesus. E foi por isso os judeus rejeitaram a Jesus.
A mentalidade era: quem fizesse mais esforço era mais abençoado: quem guardasse mais leis, quem contribuísse mais, etc.
O Senhor Jesus vai mostrar o que é a graça  em Lucas 21:1-2, ao falar que a viúva pobre deu mais do que todos os grandes contribuintes que davam do que lhes sobrava.
Por que salvação pelas obras não precisa do Espírito Santo?
Porque as obras dependem de esforço humano. Isso não precisa do Espírito Santo.

1.2                – DOUTRINA BIBLICA DE FÉ PARA SALVACAO:
A salvação é somente pela graça, por meio da fé.  Efésios. 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

Graça e Fé
A graça é para todos, mas a fé não é de todos.
- Joao 3:16 – “Deus amou o mundo (o mundo: caráter geral, toda a humanidade) todo aquele  que nele crê...” (caráter pessoal). Quem crê recebe a graça (favor imerecido).

II Tess. 3:2 – “No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; e para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos”. 

Romanos 5:18 – “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida”.

Então, QUAL É A GRANDE DIFERENÇA entre a doutrina de salvação no VT e o NT?
Obras e Graça. A palavra que define salvação no NT é: GRAÇA.
Por que é graça? Porque é o: favor imerecido.

Não mereci esse favor, essa graça. Não fiz nada para merecer. Não preciso fazer nada para merecer.
- Não preciso fazer qualquer esforço.
A salvação pela graça é reconhecer que tudo o que Deus fez por mim, foi porque não mereci.
A graça não depende do esforço humano. O esforço da nossa salvação já foi feito por Jesus.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O QUE ACONTECE:
1- no entendimento de salvação pelas obras?
2- no entendimento de salvação pela graça, por meio da fé?

1.                   Entendimento de salvação pelas obras - Crer numa salvação do VT significa fazer esforço humano para guardar sábado, abster-se de alimentos, guardar mais de 600 leis, estatutos e prescrições do VT. Isso envolve obras. São as obras da lei. Ao fazer isso há uma interrupção da graça, por causa da opção pelas obras. Não houve continuidade do evangelho da graça.

Isso é sair da graça para outro evangelho – Paulo, aos Gálatas 1:6-7

Verso 6 – “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho,”. Sair da graça para as obras é passar para outro evangelho.

Verso. 7: “O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”. Na versão em Inglês, a palavra é: perverter o evangelho de Cristo. É o evangelho daqueles que inquietam os servos do Senhor.

Isto é começar no Espirito (na graça) e terminar na carne (nas obras)  - Gálatas 3:3

Verso 3: “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”.
Insensato: o que não tem senso. Insensatos (loucos). Isso é uma loucura! Porque começaram tão bem e acabaram tão mal.
“Acabaram na carne” - Os que estão na carne agradam a Deus? Os que estão numa boa religião agradam a Deus?

As obras aqui são da carne. Quais eram essas obras? Aqueles ritos do VT: gestos, incenso, roupa sacerdotal, velas, indulgências, venda de pedra do Rio Jordao, azeite do Monte das Oliveiras, etc.
Aquilo que faltou aqui foi o quê? A graça, pois onde existem as obras, a graça não existe. Onde estão as obras, a graça não está e, portanto, não existe a fé.

UMA PERGUNTA: - Qual o interesse da igreja romana em deixar a graça e ir para as obras?
Qual o interesse do homem, do religioso, em desprezar a graça, e buscar as obras?
RESPOSTA: Neutralizar (paralisar) a operação do Espirito Santo.

2.                   Entendimento de salvação pela graça por meio da fé.
A FÉ SEM OBRAS É MORTA
O que diz Tiago 2:17? – “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Quais obras? As obras da fé, que são as obras do Espirito. Quando você realiza as obras que o Espirito Santo dita você está na fé.
Obras sociais, sem fé, de que adianta. A Biblia diz em Romanos 14:23 que “...tudo o que não é de fé é pecado”.
Tiago ainda acrescente que: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”. – Tiago 2:26

OBRAS MORTAS
No texto da carta de Tiago, não se trata de obras assistenciais como ação social, filantropia, caridade. ISSO SÃO OBRAS MORTAS. As obras aqui referidas por Tiago são as obras do Espírito Santo. Obra social até o ateu faz.
Não são as obras religiosas, onde, para cada pecado que a pessoa comete há uma recomendação do para fazer uma reza ou cumprir uma penitência.

OBRAS VIVAS
As obras do Espírito são aquilo que fazemos por revelação do Espírito Santo.
Fé, na Bíblia, é: direção do Espírito Santo.
O que é obra viva? Quando o Senhor revela para você fazer um jejum pelo seu irmão, isso é realizar obras do Espírito Santo, pois não se trata apenas de um jejum como esforço, mas do atendimento a uma direção do Espirito Santo. A fé em Jesus sem essas obras, ou seja, a direção do Espírito Santo é morta. É o Espírito Vivo de Jesus no meio da igreja quem dirige a fé da igreja fiel de Jesus.

Portanto, aceitar a graça, mas exercer a fé pelas obras, isso anula a graça.
A graça é a revelação de Deus ao homem. Como se chama essa graça? Jesus. Quem revela Jesus? O Espírito Santo. A graça de Jesus sobre a igreja se chama: o Espírito Santo, ou seja, a fé.
De graça sois salvos por meio da fé...”. Ou seja:
Por meio da direção do Espírito Santo.
Por meio da revelação do Espírito Santo.
Por meio das operações do Espírito Santo.
Por meio dos dons do Espírito Santo.

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