domingo, 23 de outubro de 2011

RESPOSTA EBD 23/10/2011

PERGUNTA PARA SENHORAS E CULTO NO LAR – 19-out-11
                - ASSUNTO: JESUS CRISTO, O ÚNICO SALVADOR
                - TEXTO FUNDAMENTAL: I TIMÓTEO 2:5

  1. JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS?
              1.1 POR QUÊ?

RESPOSTA: SIM, JESUS CRISTO É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
=============================================================
LEITURA DO TEXTO: - I Timóteo 2:5 - (JFA-ERC-1995)
“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”.
(Os textos aqui utilizados foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

VEJAMOS PORQUE O SENHOR JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS:

  1. PORQUE A BIBLIA AFIRMA QUE NÃO HÁ OUTRO MEDIADOR -  “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. -          I Timóteo 2:5

  1. PORQUE NENHUM OUTRO MEDIADOR FOI DADO ENTRE OS HOMENS – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. – Atos 4:12

  1. PORQUE JESUS É ÚNICA PROVA DO AMOR DE DEUS POR NÓS – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. – João 3:16

  1. PORQUE SÓ O SENHOR JESUS DERRAMOU O SEU SANGUE – “mas este, (Jesus Cristo) havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus”, - Hebreus 10:12

  1. PORQUE O SENHOR JESUS É O ÚNICO ADOVOGADO JUNTO AO PAI – “(...) e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”. – I João 2:1

  1. PORQUE JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE LEVA AO PAI – “...Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. – João 14:6

  1. PORQUE SÓ JESUS É O ÚNICO GRANDE SUMO-SACERDOTE – “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão”. – Hebreus 4:14

Ter o Senhor Jesus como o mediador entre Deus e os homens:
- é ter a certeza de que as nossas orações são ouvidas pelo Pai, pois ele enviou-nos o Espirito Santo, que intercede por nós junto ao Pai, com gemidos inexprimíveis;
- é saber que o sacrifício do Senhor Jesus derramando por nós o seu sangue na cruz, bem como a sua morte e ressurreição não foram em vão para a nossa salvação;
- significa podermos confessar sua divindade, porque ele ressuscitou dos mortos e o Pai o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:9);
- é termos o privilegio de receber o Espirito Santo que Jesus nos enviou quando subiu para estar assentado à direita do Pai e o Espirito Santo permanece conosco todos os dias até a consumação dos séculos;
- em fim, é ter garantida a vida eterna quando o aceitamos como nosso único e suficiente salvador.

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS – 22-out-11
                - ASSUNTO: JESUS CRISTO, O ÚNICO SALVADOR
                - TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS CAP. 13

1 – NO CAP. 13 DE MATEUS EXISTE UMA PARÁBOLA QUE IDENTIFICA JESUS COMO ÚNICO MEDIADOR.
1 . 1 – É POSSÍVEL IDENTIFICA-LO NESSA PARÁBOLA?
1 . 2 – SE POSSÍVEL IDENTIFIQUE TAMBÉM NO LIVRO DE APOCALIPSE?
1 . 3 – COMENTE O ASSUNTO.

 (Os textos aqui utilizados foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUCAO:
  1. Este assunto está sendo abordado neste mês de outubro, que é conhecido como o mês da Reforma Religiosa do Século XVI (16), quando Martinho Lutero afixou as 95 teses de protesto contra a Igreja Romana, na catedral de Witemberg, na Alemanha, em 31 de outubro de 1517. Entre elas estão os Quatro Princípios Básicos da Reforma Protestante, que são:

1º - SUPREMACIA DA FÉ SOBRE AS OBRAS; - EFÉSIOS 2:8-9
       O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
2º - O SACERDÓCIO UNIVERSAL DO CRENTE -  I PEDRO 2:5 e 9
3º. JESUS CRISTO, O ÚNICO MEDIADOR - I TIMÓTEO 2:5
4º - O LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS - JOÃO 5:39
      A SUPREMACIA DA BÍBLIA SOBRE A TRADIÇÃO - MATEUS 15:1-10

Também a Obra no nosso meio completa neste mês mais um ano de existência e por isso estamos orando pelo aperfeiçoamento da Obra do Senhor em nosso meio.
Por isso o nosso assunto de hoje será sobre Jesus Cristo, o único mediador.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):
SIGNIFICADO BÍBLICO DE:
MEDIADOR: intercessor, medianeiro, intermediário.

RESPOSTA:
1 - UMA PARÁBOLA QUE IDENTIFICA JESUS COMO ÚNICO MEDIADOR:
      - A PARÁBOLA DA PÉROLA. (Obs. Alguns irmãos identificaram Jesus como único mediador em outras parábolas. Também tem sentido).

RESPOSTA:
1 . 1 – SIM, É POSSÍVEL. 
IDENTIFICAÇÃO DE JESUS, COMO ÚNICO MEDIADOR NA PARÁBOLA DA PÉROLA:
- “UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR”.
Mateus 13:45-46 – “Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas;  e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a”.
O grande valor do Senhor Jesus está no preço que foi pago, que foi a sua própria vida.

RESPOSTA:
1 . 2 – IDENTIFICAÇÃO DA PÉROLA NO LIVRO DE APOCALIPSE, NA FIGURA DE JESUS COMO ÚNICO MEDIADOR:
- Apocalipse 21:21 – “E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade, de ouro puro, como vidro transparente”.

A PORTA: Jesus como único meio para entrada à presença do PAI.
A PÉROLA: Jesus como único mediador entre Deus e os homens.
DOZE: número que representa a doutrina dos apóstolos.

Apocalipse 3:7-8 – “E ao Anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”. (Comentário sobre o Senhor Jesus em Filadelfia. O Conhecimento de Jesus).

RESPOSTA:
1. 3 – COMENTÁRIO DO ASSUNTO: (obs.: alguns comentários demonstraram o conhecimento dos irmãos sobre o assunto: As Sete Cartas do Apocalipse, dado no Seminário)

A parábola da pérola apresenta de forma bem clara a pessoa do Senhor Jesus como único mediador, pois o “homem negociante que busca boas pérolas” representa a ação do Espírito Santo que é quem revela ao homem a preciosidade ou o valor da salvação (mediação) em Jesus, pois Ele é a pérola de grande valor.
Existem as outras pérolas, mas embora sejam boas, não têm o valor da pérola de grande preço. São boas apenas para os objetivos a que se propõem, que são objetivos terrenos e temporais. Todo o que fazem é parecido com Jesus, com o Espirito Santo, com vida eterna, mas na verdade não é.

Lutero achou a pérola de grande preço em Jesus, afirmando num dos quatro princípios da Reforma, que Jesus Cristo é o único mediador. Quando afirmou isso, Lutero estava protestando contra a mentira pregada pelo cristianismo romano que pregava a existência de outros salvadores, um número que hoje passa de 30 mil. A voz de Lutero não era simplesmente a voz de um Reformador, mas de alguém que estava comprometido com a verdade. Esta é a nossa voz hoje, pois o nosso compromisso também é com a verdade.

A estrutura religiosa a que Lutero antes pertencia, possuía muitas outras pérolas, mas todas juntas não tinham o valor da pérola de grande preço que ele achou. Tiveram que ser vendidas por valores quaisquer.
Trocar a mediação do Senhor Jesus por outros mediadores é negar o projeto de salvação. Ao fazer isso o cristianismo romano anulou todo o projeto de salvação.
Considerar como salvador alguém que não derramou o sangue na cruz, que não enviou o Espirito Santo, que não é “o cabeça da igreja”, isso é anular todo o projeto de salvação.
Negar Jesus Cristo, como o único mediador é negar o sacrifício de Jesus, Sua divindade, Sua ressurreição; é negar o Pentecostes, o Espirito Santo como o elemento central que impulsiona a caminhada da igreja fiel.

Em Apocalipse 17:4, a Biblia fala das vestes da igreja infiel, em cujos adornos havia inclusive pérolas. A palavra pérolas está no plural, porque eram muitos salvadores, um para cada necessidade das pessoas. Apocalipse 18:12, afirma que as pérolas eram mercadorias vendidas e isso demonstra uma salvação negociada, trocada, vendida.

Da mesma forma que o cultivador de pérolas desce nas profundidades das águas para iniciar o processo de geração de uma pérola no interior de uma ostra, também o Espirito Santo gera Jesus na profundidade do nosso coração, quando entra nele para fazer morada.

PERGUNTA PARA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL – 23-out-11
                - ASSUNTO: JESUS CRISTO, O ÚNICO SALVADOR
                - TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO

1 – NO VELHO TESTAMENTO É POSSÍVEL IDENTIFICAR A FIGURA PROFÉTICA DO SENHOR JESUS CRISTO COMO O ÚNICO MEDIADOR?

RESPOSTA: SIM, É POSSIVEL.
IDENTIFICACAO NO VELHO TESTAMENTO DA FIGURA PROFÉTICA DO SENHOR JESUS CRISTO COMO ÚNICO MEDIADOR:
                                                        
(USAR A MESMA INTRODUCAO PARA OS JOVENS E OBREIROS)

- OS PRIMOGÊNITOS DE ISRAEL FORAM POUPADOS DA MORTE PELO SACRIFICIO DO CORDEIRO DA PÁSCOA, CUJO SANGUE FOI PASSADO NAS UMBREIRAS E VERGA DAS PORTAS. – Êxodo 12:7, 22, 23.

- A FIGURA DE ISAQUE: como único filho de Abraão, a quem ele amava. (Gênesis 22:2) – “(...) Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”.

- A FIGURA DO “...carneiro...travado pelas pontas,,,” COMO SUBSTITUTO DE ISAQUE: (Gênesis 22:13) – “Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. (Gênesis 22:8) – “...Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho...”.

- A VOZ DO SUBSTITUTO QUE BRADOU DESDE OS CÉUS: (Gênesis 22:11). Quem tinha o poder de interromper aquele sacrifício era somente aquele que um dia iria ser sacrificado por Isaque e por nós também.
A voz do nosso substituto também bradou desde os céus, porque a nossa salvação veio de Deus, pela graça por meio da fé. Isso não veio de nós, mas foi o DOM DE DEUS, JESUS.

- Daniel 3:25: A figura profética do Senhor Jesus na condição do Filho de Deus enviado para poupar da morte os três companheiros de Daniel.

- A FIGURA PROFÉRICA DA ROCHA: (I Samuel 2:2) – “Não santo como é o SENHOR; porque não outro fora de ti; e rocha nenhuma como o nosso Deus”.
- A FIGURA PROFÉTICA DO PREÇO QUE FOI PAGO PELA EIRA DE ARAÚNA, O JEBUSEU, para que um altar fosse construído ao Senhor, a fim de que um sacrifício retirasse um juízo que estava sobre o povo. II Samuel 24:19-25.

- A FIGURA PROFÉTICA DE JUDÁ, COMO FIADOR DE BENJAMIM PARA COM O PAI JACÓ, como responsável para leva-lo de volta a Jacó. (Gênesis 44:32) – “Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se não to tornar, eu serei culpado a meu pai todos os dias”.

- A FIGURA PROFÉTICA DE MOISÉS, quando intercede pelo povo diante de Deus em Êxodo 32:31-32.

- A FIGURA PROFÉTICA DA INTERCESSAO DE ABRAAO pelo pequeno número de justos que havia em Sodoma e Gomorra. (Gênesis 18:23 – “(...): Destruirás também o justo com o ímpio”?

Isaias 53:12- “(...) mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.
Isaias 43:11 – “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não Salvador”.

================================================

PALAVRA DE INFORMACAO PARA USO EXCLUSIVO DOS PASTORES SOBRE:

A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA e SEUS IMITADORES:
A igreja romana, nunca foi apostólica, pois perdeu a graça que havia sobre os apóstolos do Senhor Jesus, trocando-a pelas obras.
Era romana, porque sempre foi política e nunca espiritual. Seu interesse era apenas romano, ou seja de governo político.
A palavra católica significa universal, isso porque o interesse dela era universalizar seu domínio político e religioso. Universalizar a parte cultural através da filosofia e a parte política através do poder.
Este princípio de universalidade romana faz parte também daqueles que trocam a mediação do Senhor Jesus por outros mediadores.
Por exemplo:
- Os Mórmons dão mais valor aos livros escritos pelo seu fundador, do que à Bíblia; mais vale para eles esses escritos, do que a Palavra de Jesus.
- Os Sabatistas ou Adventistas do Sétimo Dia dão mais crédito aos escritos de sua fundadora, do que à Bíblia, por isso substituíram Jesus pelo sábado e pela Lei.
- As Testemunhas de Jeová não creem que Jesus é o Filho de Deus, mas apenas uma criatura de Jeová, excluindo Jesus do plano de salvação.
- Os Espiritas substituíram Jesus pela caridade e creem mais nos livros psicografados pelo seus fundadores e sistematizadores, do que na Bíblia. Eles possuem outro evangelho.
- Também o católico romano dá mais crédito à tradição religiosa do que a Bíblia, além de substituir a mediação do Senhor Jesus pela mediação de Maria e os demais santos criados por eles.
E por último, os grupos chamados pentecostais estão agora trocando a mediação de Jesus pelos objetos vendidos para atender aos seus propósitos de expansão de seus interesses materiais e temporais.
Por que motivos a igreja romana pregava a existência de outros mediadores?
Os motivos eram financeiros, políticos como qualquer outra instituição religiosa nos nossos dias que prega a mesma mensagem. Fazem isso porque não têm compromisso com a verdade. Quando se anula a verdade pode-se pregar tudo o que quiser que será sempre mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário