terça-feira, 8 de novembro de 2011

ESTUDO PARA CRIANÇAS - INTERMEDIARIOS - ADOLESCENTES / NOVEMBRO DE 2011

1ª Aula

Assunto: JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO

Texto Fundamental: João 1:1-3


Introdução

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 1:1-3).
João nos diz que no princípio existia o Verbo (a Palavra) e esta Palavra poderosa, capaz de criar do nada todas as coisas, ela estava com Deus e ela era Deus.
Não era o princípio de Jesus, mas o princípio de uma obra feita por Deus através de Jesus.
Em Provérbios 8:27-30 também está registrada a presença da Palavra, que é Jesus, na criação:
“Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; Quando firmava as nuvens acima, (…) Quando fixava ao mar o seu termo, (…) quando compunha os fundamentos da terra, então eu estava com ele na obra; …”
Fizeram o mundo lindo, todo perfeito, criaram o homem, a mulher, puseram num lugar maravilhoso chamado Éden. Nesse lugar cheio de árvores de toda espécie, Deus mostrou duas bem especiais: A Árvore do conhecimento do bem e do mal e a Árvore da Vida.

- Árvore do conhecimento do bem e do mal – Deus disse-lhes: “Não comam do seu fruto, porque, como não é bom para vocês, se comerem, morrerão”.
- Árvore da vida – “Comam à vontade, viverão eternamente.”

Quando Deus disse “… De toda a árvore do jardim comerás livremente …” Ele incluiu aí a Árvore da Vida (Gênesis 2:16).
Veio o inimigo, enganou Eva, ela desobedeceu, comeu da árvore que Deus ordenou que não comessem e deu a Adão. Pecaram e o nome do pecado foi desobediência. Aí eles, que só conheciam o bem, eram inocentes, isto é, não tinham conhecimento do mal, passaram a ter, e Deus chamou-os e disse-lhes que eles seriam expulsos daquele lugar lindo, e que eles agora teriam que trabalhar duramente para terem comida.

O pecado reina na Terra – A primeira profecia sobre a vinda do Messias
Assim entrou o pecado no mundo tão lindo que Deus criou. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12).
Agora o homem, a criatura, estava separada do seu Criador. Que cena triste, e triste até hoje! Mas Deus, que é cheio de misericórdia, repreendeu o inimigo e disse seriamente a ele aquilo que está escrito em Gênesis 3:15 (citar o texto, explicando):
Então Ele disse a primeira profecia sobre a vinda do Messias (o Senhor Jesus): “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Porei inimizade entre tiisto é: o inimigo

e a mulher = Maria (integrante do povo da promessa – Israel)

a tua semente = a semente do mal, do pecado

a semente da mulher = o Senhor Jesus

e que Jesus esmagaria a cabeça da serpente, o inimigo, e que o inimigo iria ferir o calcanhar de Jesus.
O calcanhar de Jesus se refere ao fato que Jesus seria morto, porque Deus o enviaria para ele dar fim aos nossos pecados. Mas a cabeça do inimigo já foi esmagada, quando Jesus ressuscitou e está vivo para todo o sempre.

A Vida triunfa sobre a morte – As Boas Novas

O perdão e a vida eterna são oferecidos a todos por Jesus.
O Senhor Jesus veio ao mundo cumprindo a promessa de Deus Pai, lá na eternidade, que ele viria e nasceria para esmagar a cabeça do inimigo. O Senhor Deus, por amar o homem que criou à sua imagem e semelhança, ficou muito desejoso que houvesse reconciliação, que suas criaturas não ficassem longe dele, apesar de terem sido desobedientes.
Quando Jesus nasceu, a coisa mais linda aconteceu: O anjo do Senhor falou a alguns pastores que tomavam conta dos rebanhos uma palavra especial: “Não temais”.
E o anjo continuou: “Eu vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo.” Quem é todo o povo? Você, eu, que aceitamos esta bênção de Deus, preparada para nós. “Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:11). Era Jesus, o Salvador, assim significa seu nome.
“E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas 2.13-14).
Os anjos se alegravam pela nova oportunidade de salvação oferecida ao homem.
O Senhor Jesus cumpriu tudo o que estava profetizado, morreu na cruz em nosso lugar, mas ressuscitou, vencendo a morte.
Tudo foi feito de acordo com o projeto perfeito de Deus, para salvação do homem que se afastou dEle e para restauração do lugar para o homem morar eternamente.
O projeto de Deus era um segredo nos tempos passados, mas agora, quando estamos no fim dos tempos, Ele o revelou àqueles que O buscam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário