quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MENSAGEM ESPECIAL - 25 DE DEZEMBRO DE 2011

MENSAGEM : 25/12/2011
É NATAL – MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!
           
1º.   TEXTO FUNDAMENTAL – Lucas 2: 8 a 17
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita.”

Observações:
a)      A leitura do texto deverá ser feita pelas crianças e adolescentes, junto com as professoras;
b)     Um louvor (cantado pelas crianças e adolescentes);
c)      Uma glorificação (pelas crianças ou adolescentes);

2º.   TEXTO BÁSICO LIDO PELO PASTOR – Lucas 2:8
“Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.”

3º.   MENSAGEM

a)     INTRODUÇÃO:
Natal – Fala do nascimento de Jesus e o seu significado está relacionado com Boas Novas.
Dentre os grandes eventos narrados nas Escrituras e pelos profetas do Velho Testamento relativos ao cristianismo podemos apontar no Novo Testamento, dois destaques pontuais no projeto de Deus para a salvação do homem.                                                            
            O primeiro diz respeito ao nascimento do Senhor Jesus. O segundo encerra um projeto com o arrebatamento da Igreja. 

Data históricaQuanto à data do natal, historicamente, não existe afirmações bíblicas do dia em si, infere-se pelos textos proféticos, bíblicos e históricos que se trata na verdade de uma época que está próxima da data do nosso calendário.

O Nascimento de Jesus -  O nascimento de Jesus é um marco na história do homem porque inaugura um projeto novo programado por Deus para a salvação eterna no qual Deus, O Pai, revela o  Seu grande amor enviando o seu Filho na forma do verbo encarnado, isto é, Deus se faz presente entre os homens, na pessoa de seu único Filho Jesus Cristo.

“ Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens. “  Lc 2:14
            Este projeto é chamado de Novo Testamento porque representa na verdade um novo pacto de Deus para com o homem, que marca o início de uma nova aliança, a prova da boa vontade de Deus para com o homem.

a)     BELÉM
O nascimento de Jesus se deu na cidade de Belém, situada ao sul de Jerusalém, e conhecida  como cidade de Davi. O local de nascimento estava inserido na comarca de Belém com poucas planícies e alguns pequenos montes à sua volta, onde os pastores cuidavam e alimentavam os seus rebanhos, velando por eles e vigiando para livrar as ovelhas dos ataques de animais ferozes e de ladrões, além de providenciar água, alimento e descanso.
            Toda profecia da anunciação do nascimento de Jesus já estava esgotada. Os profetas que haviam profetizado o evento já estavam longe no tempo. O povo e a nação israelita não estavam atentos a tudo o que os profetas falavam sobre o assunto, mas apenas os familiares de Jesus. A voz do último profeta, (João Batista), que o antecedeu, dava sinais de que o evento estava prestes a se manifestar. Israel dormia descansado sobre a vigilância política e religiosa do Império Romano e a da casta sacerdotal dirigida pelo Sinédrio de Israel, respectivamente.

b)     SURPRESA
Naquela noite (de natal) ou seja, do nascimento de Jesus, o acontecimento só foi presenciado pelos que estavam acordados, no caso, “os pastores que estavam no campo e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite.”
            Belém dormia, possivelmente ao som das harpas e flautas bem distantes, tocadas pelos pastores para acalmar os rebanhos e podiam quebrar o silêncio da noite dos que dormiam na vila de Belém.

c)     O TESTEMUNHO DO ACONTECIMENTO
Vamos até Belém para dizer o que vimos, ouvimos e participamos do acontecimento.
            Lucas 2:8 a 17
“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lc 2:11.

e)  APLICAÇÃO DA LIÇÃO
Da mesma maneira como se deram os fatos que precederam o nascimento de Jesus em relação a Israel e ao mundo daquela época, o natal para nós hoje é mais um grito de alerta para o momento que se aproxima na grande expectativa da igreja, que é a vinda do Senhor Jesus para o arrebatamento, uma surpresa para muitos.
            O mundo e a religião chamada “cristã” dormem sob o jugo do mesmo “Império Romano” e do mesmo “Sinédrio”, representados por um evangelho apostatado, dos últimos dias, restando poucos que ainda estão preocupados e atentos com o que se aproxima. Só a família de Jesus, somente os que estão ligados à profecia identificam o momento profético que estamos vivendo, como foi o caso de Simeão e Ana. A profecia só está patente para os que estão vigiando, olhos abertos, ouvidos atentos nesta vigília da noite, como os pastores de Belém que guardavam os seus rebanhos.

A meia-noite se aproxima e o grito será dado no soar das trombetas, que será ouvido pela igreja fiel, advertida e atenta aos grandes sinais que evidenciam o momento que estamos vivendo e que anunciará o amanhecer do novo dia.
            Belém dormia e com ela o povo e os religiosos que, da mesma forma, se fazem de desavisados, desinteressados pela profecia.

- O Nascimento de João Batista
- Está relacionado com o derramamento do   Espírito
- A Família de Jesus
- A Igreja como um corpo
- Os Pastores do campo
- Os Ministérios no Espírito
- Os Rebanhos em volta de Belém
- A Igreja afastada do  mundo  e  preservada  dele
- Os Sinais marcados pela presença dos anjos
- O Arrebatamento da Igreja
- Jesus: A Revelação
- O Grande Sinal


f) O TEMPO DA EXPECTATIVA E VIGILÂNCIA
         A grande preocupação do Senhor Jesus quando fala aos seus discípulos sobre os últimos dias da Igreja se resume na vigilância (Lc 21:25-36).
            O Natal nos traz à memória e aviva a grande proclamação de que Jesus está às portas; não podemos dormir com o mundo, precisamos estar vigilantes como os pastores naquela noite de surpresa.

g) ENCERRAMENTO
            É  NATAL - MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!

3º.   OBSERVAÇÕES E ORIENTAÇÕES QUE DEVEM SER SEGUIDAS
4.1. Ler bem o assunto e observar as recomendações.
4.2. Colocar em ordem conforme roteiro para que o assunto seja tratado com atenção e com detalhes.
4.3. Não tocar em assunto de papai noel, de presente, de comércio. Isto é falta de recursos na entrega de mensagem.
4.4. Ler o texto fundamental, meditar e aproveitar as sugestões e orientações da apostila.
4.5. Esta mensagem deverá ser entregue no dia 25/12.
4.6. Esta apostila não é para ser lida diante da igreja.
4.7. O assunto deverá ser introduzido com o texto bíblico do nascimento do Senhor Jesus.
4.8. É muito importante concluir o assunto e observar que a Igreja entendeu o teor profético do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário