terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ESTUDO PARA CIA - 29/01/12

3ª AULA:
Tema: OS MILAGRES DE JESUS – COMO SOMOS SALVOS
Assunto   3º – A Cura do Paralítico no tanque de Betesda – João 5 – GRAÇA
INTRODUÇÃO
Durante muitos séculos Deus anunciou que mandaria um Redentor. Muitos não deram ouvidos aos profetas enviados por Deus e preferiram seguir seus próprios caminhos. Desviaram-se do caminho do Senhor.
Maltrataram e rejeitaram os profetas, ignoraram os avisos para que se arrependessem dos seus pecados e se voltassem para Deus. Mesmo assim, o Profeta Malaquias, antes de se calarem as vozes dos profetas, anunciou a Palavra do Senhor: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro.” (Malaquias 4:2).
E então Deus já não falava mais com o Seu povo através dos profetas. O povo seguiu seu próprio caminho. Mas havia alguns fiéis.
Os ensinos sobre as promessas de Deus eram transmitidos pelos pais aos filhos. Enquanto alguns não prestavam atenção, outros eram fiéis e aguardavam a promessa da vinda do Messias e estavam atentos aos sinais, mesmo depois de 4 séculos de silêncio profético.
Mas, mesmo com o silêncio profético Deus não desamparou seu povo, enviando um anjo para curá-lo até que viesse o Seu Filho.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
HISTÓRIA:
João 5: 1 a9 – “Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos: cegos, coxos e paralíticos, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma tua cama e anda. Logo, aquele homem ficou são, e tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado.” (A palavra cama ou leito é a mesma coisa.)
 APLICAÇÃO
Havia em Jerusalém um tanque que se chamava “Betesda”, que significa “Casa de misericórdia”. Ali estavam muitos enfermos com a esperança de serem curados, porque um anjo, de tempo em tempo, agitava a água para cura daqueles que mergulhavam depois do movimento das águas.
“Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.” (João 5:4).
Imaginem só: O paralítico há 38 anos deitado em uma cama e não havia quem o levasse ao tanque, mas Jesus com a sua Palavra de Graça curou-o sem que ele precisasse tocar aquelas águas. Que maravilha! A graça de Jesus. Um favor que a gente não merece, mas ele nos concede pelo seu grande amor.
Aquele paralítico mostrava a situação espiritual de Israel. Era a situação física representando a situação espiritual:
  • Incapaz de caminhar,
  • Incapaz de andar no caminho eterno de Deus,
  • Necessitado de uma intervenção Divina para ser restaurado.
Mas agora uma fonte viva estava sendo aberta. A palavra profetizada por Zacarias se cumpre: “Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza.” (Zacarias 13:1).
No tanque a água era movida de tempos em tempos para que uma pessoa entrasse; Jesus agora abre a oportunidade de entrada na fonte da vida para aqueles que desejarem.
E o grande amor de Deus, a graça (favor imerecido) manifesta através de Jesus, ao restaurar aquele paralítico, não foi oferecida somente ao paralítico, mas a todos que derem ouvidos às Palavras de Deus e se converterem dos seus maus caminhos, voltando-se para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário