domingo, 11 de março de 2012

RESPOSTA EBD - S11 DE MARÇO DE 2012

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 10-11mar12
      - ASSUNTO: O SENHOR JESUS COMO HOMEM 
      - TEXTO FUNDAMENTAL: GÊNESIS 37 A 50

1 – O SENHOR JESUS PODE SER IDENTIFICADO PROFETICAMENTE NO VELHO TESTAMENTO NAS FIGURAS DE: REI, PROFETA, SACERDOTE E HOMEM.


EM QUE MOMENTO NA VIDA DE JOSÉ, FILHO DE JACÓ, É POSSÍVEL ESTABELECER UM PARALELO DA FIGURA DE JESUS COMO HOMEM?


SIGNIFICADO DE:
UM PARALELO: uma equivalência, uma semelhança, uma comparação, uma analogia.

INTRODUCAO:
1.     Vimos em estudos anteriores nas Escrituras, no Velho Testamento, a identificação da presença maravilhosa do Senhor Jesus de forma profética, na figura de Rei, Profeta e Sacerdote.
2.     Agora, ainda no Velho Testamento, vamos identificar algumas formas como as Escrituras O apresentam na figura de Homem.
3.     No estudo da tipologia bíblica, muitos servos (personagens) no VT, embora tivessem suas falhas como homens, tornaram-se tipo do Senhor Jesus, naquilo que fizeram de agradável a Deus. Na somatória do que fizerem de agradável a Deus apontaram profeticamente para aquele que seria veio a ser o HOMEM PERFEITO: O SENHOR JESUS.
4.     O personagem bíblico José, filho de Jacó, possui aproximadamente 200 paralelos com o Senhor Jesus. Alguns apontando profeticamente para o Senhor Jesus como Rei, Profeta, Sacerdote, além de inúmeros deles na condição de Jesus na figura de homem.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):

RESPOSTA: SIM, É POSSÍVEL

1.     UM PARALELO ENTRE UM MOMENTO NA VIDA DE JOSÉ, FILHO DE JACÓ, E A FIGURA DE JESUS COMO HOMEM.

1.1.                       JOSÉ APRESENTOU-SE PARA GOVERNAR O EGITO AOS 30 ANOS DE IDADE – “E José era da idade de trinta anos quando esteve diante da face de Faraó, rei do Egito. E saiu José da face de Faraó e passou por toda a terra do Egito”. (Gênesis 41:46).
1.1.                       O SENHOR JESUS INICIOU SEU MINISTÉRIO COM QUASE TRINTA ANOS  - “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José, de Eli,”. Lucas. 3:23.

A CONDIÇÃO DO SERVO PARA REALIZAR A OBRA DO SENHOR:
3 = TRINDADE E “0” O SERVO INÚTIL. Flp. 2:7 – “Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens”;

1.2.                       JOSÉ FOI TRAÍDO POR SEUS IRMÃOS. A IDÉIA PARTIU DE SEU IRMÃO JUDÁ, (RAIZ DO NOME JUDAS) E SEUS IRMÃOS SE OMITIRAM NA SUA DEFESA. – “Então, Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá em que matemos a nosso irmão e escondamos a sua morte? Vinde, e vendamo-lo...” - Gen 37:26-27
1.2.                       JESUS FOI TRAÍDO POR JUDAS E OS DEMAIS DISCÍPULOS O ABANDONARAM DEPOIS DA TRAIÇÃO – “  E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” - Luc 22:48 - “Então, deixando-o, todos fugiram.” Marcos 14:50.

MESMO SABENDO QUE JUDAS O HAVIA DE TRAIR, O SENHOR JESUS O AMOU ATÉ AO FIM, DANDO-LHE OPORTUNIDADE DE SE ARREPENDER, INCLUSIVE QUANDO O CHAMA DE “AMIGO, A QUE VIESTE?” (MT 26:50). TODOS OS DEMAIS O DEIXARAM PORQUE COMO HOMEM ELE FOI SOZINHO PARA A CRUZ.

1.3.                       JOSÉ FOI LANÇADO NA COVA. – “E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram a José a sua túnica, a túnica de várias cores que trazia. E tomaram-no e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela”. Gênesis 37:23-24
1.3.                       O CORPO DO SENHOR JESUS FOI LANÇADO NO TÚMULO DE JOSÉ DE ARIMATEIA O QUAL AINDA NÃO HAVIA SIDO USADO – “E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol, e o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rolando uma grande pedra para a porta do sepulcro, foi-se”. Mateus 27:59-60.

O CORPO DO SENHOR JESUS QUANDO DESCEU AO TÚMULO FOI A PROVA QUE NOS DEU DE QUE A MORTE ESTAVA VENCIDA. ESTA VITORIA SOBRE A MORTE FOI-NOS DADA PELO QUE DEUS QUE SE FEZ HOMEM E HABITOU ENTRE NÓS.

1.4.                       JOSÉ CHOROU AO MOSTRAR QUE AMAVA SEUS IRMAOS REVELANDO-SE A ELES NO EGITO COMO O PROVEDOR DE SUAS VIDAS, E ELES CRERAM. – “Então, José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo varão; e ninguém ficou com ele quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu”. Gên 45:1-2.
1.4.                       O SENHOR JESUS CHOROU AO REVELAR O SEU AMOR AOS JUDEUS NA RESSURREICAO DE LÁZARO COMO O SENHOR DA VIDA E OS JUDEUS ALI CRERAM NELE. – “Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria e que tinham visto o que Jesus fizera creram nele”. João 11:35-36 e 45.

AS LÁGRIMAS DERRAMADAS PELO SENHOR JESUS POR LÁZARO ERAM A PROVA DE QUE O SENHOR MUITO O AMAVA. A PROVA DO SEU AMOR POR NÓS FOI REVELADA PELO DERRAMAR DO SEU SANGUE, OU SEJA, TODA A SUA VIDA. ESSA VIDA ELE NO-LA DEU QUANDO ENVIOU O SEU ESPIRITO SANTO PARA HABITAR EM NOSSOS CORACOES.

1.5.                       JOSÉ FOI AVALIADO PELO PREÇO DE UM ESCRAVO. – “Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram, e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.”. Gên 37:28.
1.5.                       O SENHOR JESUS FOI TAMBÉM AVALIADO POR PREÇO DE UM ESCRAVO. – “e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.”. Mateus 26:15. “(...) E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. (...) E tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR”. Zacarias 11:12-13.

PRATA, NA BÍBLIA, É SIMBOLO DE REDENÇÃO. O PREÇO DE REDENCAO DO SENHOR JESUS NA AVALIACAO DOS HOMENS FOI O DE UM ESCRAVO, MAS O PREÇO DA REDENCAO DAS NOSSAS VIDAS PAGO PELO SENHOR JESUS, TORNOU-NOS REIS E SACERDOTES.

1.6.                       JOSÉ SE NÃO TINHA PLANOS DE SER UM SOBERANO NO EGITO, MAS ALCANÇOU ISSO PORQUE DEUS O FAZIA PROSPERAR EM TUDO. – “(...), porquanto o SENHOR estava com ele; e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava.” Gênesis 39:23.  “Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. Gênesis 41:41
1.6.                       O SENHOR JESUS, COMO HOMEM, NÃO TEVE POR USURPAÇAO SER IGUAL A DEUS, MAS DEUS O EXALTOU COMO SOBERANO DE TODO O UNIVERSO. – “e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,”. – Filip. 2:8-9

QUE PRECIOSA LICAO DE HUMILDADE DO SENHOR JESUS NA FORMA DE HOMEM, POIS MESMO SENDO DEUS, NÃO TEVE OR USURPACAO SER IGUAL A DEUS. TODAVIA HÁ OS QUE SE ENCHEM DE SOBERBA, QUERENDO SER PODEROSOS COMO DEUS, POIS TOMAM PARA SI O DIREITO DE SEREM CHEIOS DE AUTORIDADE E DE PODER PARA ABENCOAR A TODOS EM SEUS PROPRIOS NOMES.

Observação: OS PASTORES PODEM USAR UM DOS PARALELOS SUGERIDOS PARA SER USADO NO ESTUDO PARA JOVENS E OBREIROS E OUTRO PARA A E.B.D.


Nenhum comentário:

Postar um comentário