terça-feira, 11 de setembro de 2012

ESTUDO PARA CIA 16/09/2012

Assuntos: A graça de Deus na vida de Zaqueu
Texto: Lucas 19:1-10
Data: 09/09/2012
5ª Aula – Zaqueu
Textos: Lucas 19:8-9
“E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”.
Introdução
Neste estudo vamos aprender a respeito do trabalho do Senhor Jesus salvando, dando paz e vida eterna, derramando da sua graça sobre a vida de Zaqueu. Um homem que não merecia a graça do Senhor, mas a recebeu porque o seu coração desejava conhecer Jesus.
A vida neste mundo acaba, mas a alma é eterna.
Jesus disse: “Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?” Marcos 8:36.
Nosso estudo está em Lucas 19:1-10 (ler o texto).
Desenvolvimento
A Bíblia fala de duas coisas sobre Zaqueu:
Primeiro – Era o chefe dos publicanos. Isso indica que ele era um cobrador de impostos e os judeus não gostavam dele, inclusive porque ele era desonesto.
Segundo – Ele era rico. Ser rico não é pecado, mas se a riqueza vem através de roubo, é pecado sim. Então Jesus ia gostar de uma pessoa assim?
Bem, Jesus gosta de todos que se aproximam dele para serem ajudados por Ele.
Muitos ricos confiam nas suas riquezas e não querem saber de salvação, de vida eterna e o Senhor Jesus se preocupa com eles porque os ama também.
Zaqueu queria conhecer Jesus. Que coisa boa quando alguém quer se aproximar de Jesus para conhecê-lo. Só que ele viu uma multidão e Jesus estava com eles e Zaqueu pensou rapidinho:
Eu sou baixinho e não vou conseguir ver Jesus, porque a multidão não vai deixar! Já sei! Lá está uma figueira brava (que é chamada sicômoro), vou subir nela e de lá de cima ninguém vai me ver, nem Jesus, mas eu vou vê-lo!
Assim Zaqueu correu e subiu na árvore, esperando Jesus passar.
Aí, Jesus veio com aquela multidão, olhou para cima e disse: Zaqueu, você quer me conhecer e eu quero muito ir à sua casa. Desce depressa, que eu quero pousar em sua casa!
O coração de Zaqueu bateu forte! Como Jesus conhece o meu nome? Nós nunca nos encontramos!
Zaqueu não sabia que Jesus é Deus e sabe todas as coisas. Ele conhece cada um que está aqui.
E a multidão?
Ah! Eles começaram a falar mal de Jesus e diziam que Jesus entrou na casa de um homem pecador, como se eles também não fossem pecadores e maus.
Falavam mal de Zaqueu, mas Jesus não se importou com o que eles diziam, porque Jesus sabia que o Espírito Santo já estava trabalhando na vida de Zaqueu. Ele estava tão alegre com Jesus em sua casa que foi logo abrindo o coração e mostrou-se disposto, pronto, para abandonar sua vida errada.
Zaqueu falou:
- Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens. Ele sentiu que havia ficado rico tirando dos pobres.
- Vou devolver àqueles a quem roubei quatro vezes mais. Ia acertar a sua vida, não continuaria roubando. Ele sentiu que havia cometido pecado contra os pobres, contra a lei de Deus, “não roubarás”, contra a nação e contra Deus.
Deus estava trabalhando através do seu Espírito Santo e a sujeira do coração de Zaqueu foi saindo e a alegria da salvação, a paz e a certeza da eternidade entravam nele. Zaqueu estava experimentado da graça do Senhor Jesus.
E os que estão aqui hoje, estão entendendo que também precisam acertar as vidas?
Ter religião não resolve se o coração está endurecido pelo pecado. Que pecado? Dinheiro tirado escondido, aquele objeto do seu colega de classe, o brinquedo que você quebrou do amigo e disse que não foi você, a mentira sempre na boca para se defender; os encontros malignos na Internet, quando o pai e a mãe saem ou pensam que você está estudando. Enfim, você sabe: A palavra suja que você fala quando zangado.
Conclusão
Bem, vamos olhar para o que Zaqueu fez: Confessou, abandonou o pecado e participou da mesa com Jesus. Jesus pousou em sua casa, que festa!
Então Jesus mostrou que a mudança de vida é um sinal importante, a gente chama de testemunho.
O momento quando Jesus entra no coração de cada um, fazendo limpeza, deixando cheio de paz, alegria, desejo de vir à casa do Senhor e cantar louvores, ouvir a palavra, isto é cear com o Senhor.
Cantar o hino: Quando Jesus um dia
Quem ainda não abriu seu coração para crer no Senhor Jesus pode saber que hoje é um dia especial na sua vida.
Jesus disse para todos: “… o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Lc 19:10.
Cantar o hino: Vem para o meio

Nenhum comentário:

Postar um comentário