domingo, 16 de setembro de 2012

RESPOSTA EDB 15 E 16 DE SETEMBRO DE 2012

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS e EBD – 15-16set12
            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: I CORINTIOS 16:22

TEMA: MARANATA
PERGUNTA:
O QUE MOTIVOU PAULO A USAR A PALAVRA MARANATA CITADA NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS CAPITULO 16, VERSO 22?
ATIVIDADE:
FAZER UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DA PALAVRA ANÁTEMA E O USO DA PALAVRA MARANATA NO TEXTO ACIMA.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Significado bíblico das palavras: ANÁTEMA e MARANATA

A palavra ANÁTEMA:
Vem do grego: ἀνάθεμα (anátema) que significa: "maldito”.

A palavra MARANATA:
Vem do Aramaico (seja מרנא תא: maranâ' thâ' ou מרן אתא: maran 'athâ') e significa: “nosso Senhor vem". Tem o sentido do anúncio da execução de um juízo. A expressão era muito usada pelo povo de uma cidade que aguardava a chegada do seu rei aclamando a sua vinda com a expressão: “nosso Rei vem”.

UMA CONTRIBUIÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS E OBREIROS:
“A expressão era usada quando o rei era esperado para fazer justiça. Um arauto ia adiante dele tocando a trombeta e anunciando ao povo: O Rei está vindo! - Maranata. Aqueles que esperavam por justiça desejavam a vinda do Rei. O povo da terra a ser visitada preparava-se para sua chegada limpava e reparava os caminhos, demonstrando assim obediência e desejo de agradar ao Rei”.

Maranata é uma palavra citada no Novo Testamento, transliterada para o grego, em vez de traduzida, e é encontrada no final da primeira epístola de Paulo aos Coríntios 16:22.

A tradução do grego pode ser entendida como:
1.      “Nosso Senhor vem!” ou
2.      “Nosso senhor está vindo”
3.      “Vem, ó Senhor” – na forma de uma oração pela breve volta de Jesus, conforme Apocalipse 22:20b – “...Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!”
===============================================

INTRODUCAO:

1.      MARANATA, O SENHOR JESUS VEM! – UM PROJETO
Cada organização religiosa possui o nome que identifica sua missão. Alguns são identificados pela forma de batismo, outros pela estrutura organizacional que possuem e outros pelos usos e costumes.
Nós fazemos parte de uma organização religiosa que possui o nome Maranata. Um nome não muito comum para ser dado a uma organização religiosa como as demais que existem, mas foi dado por revelação do Espirito Santo. Esse nome foi dado para entendermos o projeto de Deus para nós neste o momento atual.

2.      Fomos chamados para pregar a mensagem identificada pelo nome Maranata. Ainda que outros grupos religiosos também preguem isso, o compromisso deles é diferente do nosso. Nosso compromisso é com o momento profético relacionado aos sinais para a igreja e para o mundo, assumido por nós diante do Senhor de anunciar a sua vinda para buscar a sua igreja.

  1. O nosso chamado para pregar esta mensagem ao mundo é um chamado por fé.
Temos um nome que está identificado com o momento profético atual da igreja e fomos chamados para discernir esse momento. Estamos identificados com esse momento.
Consideramos o nosso chamado com uma diferença, porque o nosso preparo para isso é  diferente, a nossa mensagem é diferente, a doutrina também é diferente, porque ela é revelada pelo Espirito Santo e está além da letra.
Escolhemos e aceitamos esse projeto para pregarmos diante da Igreja, da família, do Espírito Santo, diante do mundo e diante dos grupos religiosos.
Eles têm suas diversas doutrinas e ensinos cujo propósito revela outro projeto, mas o nosso propósito revela um projeto que é anunciar que Jesus virá.

  1. O nome Maranata apenas como rótulo pode até ser retirado, mas o importante é o significado desse nome na nossa forma de vida. Fomos chamados para dizer ao mundo que o Senhor Jesus virá. Isso não fazemos com palavras, mas com forma devida revelada pelo Espirito Santo.
O nome Maranata identifica a mensagem do nosso chamado. Esta doutrina envolve todo o momento profético relacionado com o tempo presente que antecede o arrebatamento da igreja.
Nossa ênfase hoje é a mensagem que nos identifica: Maranata! O Senhor Jesus vem!
A Obra do Espirito Santo tem uma missão a cumprir, pois tem uma mensagem, uma ênfase para o momento: Maranata! O Senhor Jesus vem!

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

I – O QUE MOTIVOU PAULO A USAR A PALAVRA MARANATA CITADA NA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS CAPITULO 16, VERSO 22:

Paulo tinha recebido cartas sobre o desvio de conduta da igreja em Corinto, estava havendo dissensão e divisão na igreja. Os capítulos 11 a 15 revelam uma verdadeira discórdia entre os irmãos com relação a várias questões doutrinárias, tais como: a ceia, corpo, dons espirituais e a ressurreição da igreja. Isso então o motivou a escrever este versículo à igreja.
Carnalidade e dissenções: I Cor.3:3
Ceia:                                  I Cor. 11:29-30
Dons Espirituais:               I Cor. 12:1-3
Dons na carne:                  I Cor. 13:1 (o amor é o Espirito Santo)
A ordem no culto:             I Cor 14:39-40
A ressurreição e o Arrebatamento: I Cor 15:12-14 // I Cor 15:51-52

Ao escrever à igreja que estava em Corinto, Paulo fala sobre doutrinas tais como Igreja corpo de Cristo, Batismo com o Espírito Santo, dons espirituais, e, no capítulo 15, fala sobre o arrebatamento da igreja e a ressurreição do ultimo dia (I Co 15:52). – Paulo falou sobre estes assuntos para que a igreja em Corinto estivesse apercebida da volta do Senhor Jesus.

Paulo ouviu relatos preocupantes sobre os crentes da igreja de Corinto, tais como: cheios de orgulho e tolerando a carnalidade na igreja; uso indevido dos dons espirituais; mal-entendido das doutrinas; divisões na igreja em grupos leais a determinados líderes; litígio entre irmãos e entrada de falsos crentes no meio da igreja.
Para tanto, Paulo deu instruções à igreja de Corinto acerca de vários assuntos e doutrinas, como a sabedoria de Deus, os dons espirituais, o caráter e o alvo da pregação da Palavra de Deus, acerca do pecado no meio da igreja, idolatria, ceia, igreja corpo de cristo, ressurreição dentre outros, e tudo com a finalidade de exortar essa igreja sobre a maneira correta de lidar com as condutas impróprias dentro da igreja.

2 – FAZER UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE O USO DA PALAVRA ANÁTEMA E O USO DA PALAVRA MARANATA NO TEXTO ACIMA.

2.a. USO DA PALAVRA ANÁTEMA
Paulo usa a palavra anátema no contexto de quem não ama a volta do Senhor Jesus. A falta do amor pela volta do Senhor Jesus caracteriza uma mensagem voltada para objetivos terrenos e materiais. Isso causa divisões e dissenções na igreja. Amar a Jesus somente para as coisas desta vida presente não traz bênção, mas maldição.

Falar pela carne: ANÁTEMA – I Cor 12:3a
Falar pelo Espirito Santo: MARANATA. – I Cor 12:3b
“Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo”.

Outro Evangelho: ANÁTEMA – Gal. 1:8
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.

Evangelho de Paulo: MARANATA –  I Cor 16:22
“Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; Maranata”!

2.b. USO DA PALAVRA MARANATA
O uso da palavra Maranata está no contexto de quem ama a volta do Senhor Jesus.

O grande amor da igreja pelo Senhor Jesus está ligado à expressão da palavra aramaica Maranata, usada por Paulo no texto citado, que significa: nosso Senhor vem. Esse amor liga tão intimamente a igreja ao Senhor Jesus que seu maior desejo é que Ele venha logo para busca-la, conforme prometeu em João 14:3 – “...virei outra vez...”.
A igreja expressa esse amor juntamente com o Espirito Santo em Apocalipse 22:17 – “O Espírito e a Esposa dizem vem...” e confirma esse desejo no verso 20b dizendo; “...amém, ora vem Senhor Jesus”.
Cada “amém” pronunciado pela igreja revela seu discernimento das profecias se cumprindo e fazendo pulsar seu coração pelo anseio pela volta do Senhor.
O sentido dado por Paulo à palavra Maranata, está relacionado ao amor pela vinda do Senhor Jesus que ele, antes de sua partida, se assegurou da recompensa desse amor ao se referir à coroa da justiça, que o Senhor Jesus, o Justo Juiz tem, não só para ele, mas para tantos quantos amam a Sua vinda. II Tim. 4:8. Anunciar ao mundo esta mensagem é uma prova que damos de que verdadeiramente amamos a Jesus.

ASSOCIAÇÃO
Poderíamos associar o uso que Paulo faz da palavra anátema “maldito’’ para designar aquele que não ama a vinda do Senhor Jesus e, portanto, não crê no seu Projeto, não permanece na sua doutrina, não vive esta mensagem e, por isso, não entrará no Reino de Deus, pois nele só entrarão os “benditos de meu Pai”. Mat.25:34.
Usando a palavra Maranata Paulo demonstra um profundo desejo de que a igreja de Corinto creia nesse Projeto da volta do Senhor Jesus e assim esteja no meio dos benditos que herdarão o Reino.
Maranata expressa o amor da igreja pela vinda do Senhor, pois ela anuncia isso movida pelo Espirito Santo na expressão de Apoc 22:17 – “O Espírito e a Esposa dizem vem...”. Ela anuncia o projeto que é do Espirito Santo, pois Ele é quem diz primeiro.
Maranata é uma confirmação da igreja de que está atenda ao cumprimento das profecias que anunciam que Jesus está às portas e ela confirma isso dizendo: “Amém, ora vem, Senhor Jesus”! – Apoc. 22:20.

ANÁTEMA: um juízo para uma igreja que vai ficar.
MARANATA: uma esperança de salvação para uma igreja que vai subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário