segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 8-9/dez/12

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 8-9/dez/12
            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: NOVO TESTAMENTO

TEMA: A HERANÇA

AFIRMAÇÃO:
O TEXTO DE ATOS 2:42, CONFIRMA  QUE A IGREJA PERSEVEROU NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS.
 PERGUNTA:
A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS RECEBIDA PELA IGREJA FOI UMA HERANÇA DOS APÓSTOLOS OU DO SENHOR JESUS?

ATIVIDADE:
CITAR E COMENTAR 3 (TRÊS) TEXTOS BÍBLICOS SOBRE COMO SE DEU A TRANSMISSÃO DESSA HERANÇA.
==============================================
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. Atos 2:42

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

SIGNIFICADO DE:
- PERSEVERAR: persistir, insistir, permanecer.

INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus em Mateus 28:20, entregou aos apóstolos a responsabilidade de transmitir a doutrina para a igreja e eles fizeram isso com todo o zelo e com oração conforme Atos 6:4.
Embora tenha a recebido a doutrina do Senhor Jesus através de homens que Ele mesmo escolheu para esta responsabilidade, a igreja teve a sua própria experiência com o Senhor através da prática (vivência) dessa doutrina. Isso fez que com que a igreja considerasse a doutrina dos apóstolos uma herança recebida do Senhor e não de homens, pois a forma como a doutrina era-lhes transmitida pelos apóstolos levava os irmãos a buscarem a sua própria experiência com o Senhor. A partir da experiência com o Senhor, consideravam agora a doutrina como vinda de Deus e não de homens.
Uma prova disso foi dada pelos irmãos em Atos 12, quando Pedro, seu principal líder havia sido preso por Herodes e, conforme ensinados por esse mesmo líder, não se dispersaram, mas juntos puseram-se em oração contínua ao Senhor e ele foi livrado da prisão.
Da mesma maneira os nobres crentes de Beréia, (Atos 17:11) após terem recebido de bom grado a doutrina da boca de Paulo e Silas, tiveram o cuidado de conferir com experiências pessoais diárias com o Senhor, se aquela doutrina tinha mesmo procedência do Senhor. Receberam de bom grado porque era doutrina proveniente do Senhor.

Até mesmo os próprios apóstolos, no extremo zelo pela transmissão da doutrina, deixaram claro em suas mensagens e suas cartas que aquilo que transmitiam aos irmãos era estritamente o que tinham recebido do Senhor. Em Atos 20:27, Paulo confirma isso dizendo: “porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”.
O nível de autenticidade e de sinceridade na transmissão da doutrina do Senhor para igreja por parte dos apóstolos chegava ao requinte de Paulo dizer-lhes em Gálatas 1:8: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que vos tenho anunciado, seja anátema”.

Os apóstolos eram tão fiéis na transmissão da doutrina como herança recebida do Senhor que chegavam a manifestar em si mesmos evidências da autenticidade da doutrina. Vemos em Atos 4:13, que as pessoas conheciam que Pedro havia estado com Jesus. Diante de Cornélio Pedro manifestou uma completa mudança do conceito judaico que possuía sobre os gentios, reconhecendo que Deus não faz acepção de pessoas.

A experiência da igreja com a doutrina foi muito bem profetizada pelo Senhor Jesus quando, em João 7:15-17, deixou claro que a sua doutrina não se trataria de uma mera sabedoria literal e cultural, mas que ela era proveniente do Pai e que a verdadeira forma de conhecer o Pai era fazer a vontade dEle, pondo em prática a doutrina. Na multiplicação dos pães Jesus confirmou isso de forma profética, pois o pão foi dado à multidão pelos discípulos, mas era o pão recebido das mãos de Jesus que o havia multiplicado.

Pelo fato de termos recebido a doutrina como herança direta do Senhor Jesus, ainda que nos tenha sido transmitida por homens, nós temos a responsabilidade de zelar por ela, pois prestamos contas dela ao Senhor e não a homens.
A bem-aventurança decorrente da prática da doutrina quem nos garante é o Senhor Jesus em Apocalipse 1:3, pois ela é reservada para aqueles que leem, ouvem e guardam a palavra da profecia.

I - RESPOSTA:

A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS RECEBIDA PELA IGREJA FOI UMA HERANÇA DO SENHOR JESUS.

II - ATIVIDADE:
CITAR E COMENTAR 3 (TRÊS) TEXTOS BÍBLICOS SOBRE COMO SE DEU A TRANSMISSÃO DESSA HERANÇA.

TEXTO 1
1 Coríntios 11:23 – “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão”;

COMENTÁRIO
A doutrina do corpo e do sangue. A igreja como corpo de Cristo e o sangue na figura do Espirito Santo que dá vida ao corpo. Essa doutrina Paulo não recebeu fisicamente do Senhor Jesus, pois não conviveu com ele como os demais apóstolos, mas a receber por revelação do Espirito Santo.



TEXTO 2
 Gálatas 1:11-12 – “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”.

COMENTÁRIO
Evangelho recebido e aprendido de algum homem: herança histórica, cultural, tradicional, eclesiástica.
 Evangelho recebido e aprendido pela revelação de Jesus Cristo: herança profética, palavra revelada, forma de vida revelada pelo Espirito Santo.
QUAL DESTES EVANGELHOS ESTAMOS ANUNCIANDO?
COMO ESTAMOS ANUNCIANDO O EVANGELHO? Culto profético? Dons espirituais?

TEXTO 3
 1 Corintios 2:4-5 – “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

COMENTÁRIO
Palavras persuasivas (convencedoras) de sabedoria humana: doutrina da razão
Apoio: sabedoria dos homens
Demonstração do Espirito e de poder: doutrina revelada               
Apoio: o poder de Deus

TEXTO 4
Atos 4:20 – “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

COMENTÁRIO
A NOSSA RESPONSABILIDADE NA TRANSMISSÃO DA HERANÇA
Recebemos uma herança do Senhor Jesus que se manifesta a nós através do Espírito Santo e não podemos deixar de viver e anunciar aquilo que temos visto e ouvido.
A doutrina é fruto da experiência. Primeiro o Senhor nos dá a experiência e depois a doutrina é consolidada com a confirmação do Espírito Santo, assim como aconteceu com os apóstolos. Não podemos negar, nem deixar de falar daquilo que marcou a nossa experiência com o Senhor na vivência da doutrina recebida dEle.

A doutrina do clamor pelo sangue de Jesus é uma doutrina com a qual temos muitas experiências, e por isso ela se confirma em nosso meio estando também em conformidade com a palavra de Gênesis ao Apocalipse na figura do fio de escarlate.
Da mesma forma a doutrina dos meios de graça, doutrina que nos ensina a usar todos os recursos da graça com os quais nós temos experiências maravilhosas. A doutrina é vivida através de experiências e o Espírito Santo a confirma no meio da igreja. Assim como o Senhor Jesus orou, jejuou, usou a palavra, nós usamos esta herança, não como algo que ouvimos falar, mas com experiências que vivemos todos os dias sendo o Espírito Santo o transmissor desta herança. Ele que nos move à oração, ao jejum e à viver aquilo que Jesus transmitiu inicialmente aos seus apóstolos e eles nos repassaram.
Os apóstolos também tiveram primeiro a experiência com a doutrina para depois fazer a transmissão: viram Jesus orar, jejuar, curar enfermos, anunciar a palavra e depois, cheios do Espírito Santo puderam transmitir essa herança.

TEXTO 5
 1 João 1.3 – “o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo”.

 COMENTÁRIO
Aqui o Apóstolo João confirma que seu conhecimento não provém de homens, mas do Senhor Jesus, pois ele viu e ouviu de Jesus tudo o que se relacionava à doutrina do Pai. Ele era o discípulo que era chamado de “amado do Senhor”. Anunciar essa doutrina para a igreja era, para o apóstolo, a transmissão de uma herança para a igreja estar sempre em comunhão com o Pai e com o Senhor Jesus. Quem estabelece essa comunhão é o Espirito Santo. Comunhão fala de corpo e é por isso que a igreja é corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário