terça-feira, 16 de abril de 2013

ESTUDO SENHORAS 24 DE ABRIL DE 2013

ESTUDO BÍBLICO SENHORAS – 24-ABR-2013ASSUNTO: O CHAMADO DE PEDRO
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 16:17
ATIVIDADE:
FALAR SOBRE O SENTIDO PROFÉTICO DA BEM AVENTURANÇA DE PEDRO NA EXPRESSÃO USADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 16:17.

 LEITURA DO TEXTO: – Mateus 16:17 – (JFA-ERC-1995)
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne esangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.
INTRODUÇÃO
“E Jesus, respondendo, disse-lhe:…”.
A expressão da bem aventurança usada pelo Senhor Jesus com relação a Simão Pedro foi uma resposta do Senhor a um homem que o significado do seu nome era fragmento de pedra, pois Pedro em sí não passava de uma parte da Rocha, que é Jesus. Ao entregar uma revelação vinda do Pai que está nos céus, Pedro confirmava sua confissão da pessoa daquele que era o seu Salvador, o Cristo, o Filho do Deus vivo.
EXPRESSÃO USADA PELO SENHOR JESUS
 A BEM AVENTURANÇA
Bem-aventurado és tu…”.
Bem aventurado quer dizer: feliz, venturoso, salvo. A bem-aventurança de Pedro foi porque ele teve uma revelação de Jesus como Deus vivo, em quem estava assegurada a sua salvação. O que Pedro teve foi uma revelação do Espírito Santo, daí a bem aventurança.
 SENTIDO PROFÉTICO
Isso é o mesmo que o Espírito Santo revelou para que a igreja tivesse seu curso neste mundo, iniciando sua missão com um conhecimento de Jesus que não era uma simples opinião, mas uma revelação do Espírito Santo. Essa seria a bem aventurança da igreja fiel de Jesus, ou seja, conhece-lo através da revelação vinda do Pai Celestial, através do Espírito Santo.
“Bem aventurado” é uma palavra que identifica a experiência do servo com o Senhor.
O Bem aventurado é aquele que entendeu um projeto ditado pelo Espirito Santo. Qual projeto? Que Jesus está vivo e que todas as vezes que se fala em salvação e nas coisas espirituais elas têm que vir do Espirito Santo e não da mente humana.
 O CHAMADO
“…Simão Barjonas…(ou Simão, filho de Jonas)”.
Simão: Shimon (hebraico), nome derivado do verbo chamar (para ouvir),
Então, Shimon significa: chamado para ouvir.
Bar (heraico): filho (ou gerado)
- Jonas: Ionah (heraico), que significa pomba.
Barjonas significa: filho da pomba ou gerado pela pomba.

SENTIDO PROFÉTICO
Simão Barjonas quer dizer: aquele que foi CHAMADO PARA OUVIR aquilo que foi gerado pelo Espírito Santo. Assim é a igreja fiel de Jesus que foi chamada do mundo para ouvir a voz do Senhor Jesus através das revelações do Espirito Santo no meio dela.
 CARNE E SANGUE
“…não foi carne e sangue quem to revelou…”
CARNE E SANGUE: razão, opinião religiosa, história, herança humana, tradicional. A carne e o sangue não herdarão o reino de Deus, porque são coisas da razão. Mas o que Pedro teve foi uma revelação que não dependeu da opinião dele, mas do Pai que está nos céus.
 SENTIDO PROFÉTICO
Na mente humana aqueles que falavam que Jesus era um dos profetas, tinham a razão: diziam coisas boas relacionando Jesus com os profetas. Conheciam Jesus como história. Agora, conhecer Jesus como Salvador é conhecer aquele que se revela ao homem, pois Jesus é uma revelação do Espirito Santo ao homem. Se Jesus não se revelar o homem, ele fica só com o lado histórico e falando até muito bem de Jesus. Todavia a essência ali foi usar uma pedra, “Pedro”, que no lado cultural não era nada, mas apenas uma pedra, uma parte.
No meio de grandes nomes de filósofos que falavam em publico, colocar Pedro para falar, com toda a falta de cultura dele e até de certa forma ignorante. Agia até brutalmente ás vezes.
 A REVELAÇÃO DO PAI
“…mas meu Pai, que está nos céus.
A resposta de Pedro não foi baseada na sua razão, e sim na revelação que foi Deus quem lhe deu. Pedro expressou aquilo que o Espírito Santo lhe revelou. Mais tarde, no Pentecostes, ele entrega outra revelação do Espirito Santo, citando o projeta Joel. Uma mensagem ditada pelo Espirito Santo. Suas cartas doutrinárias estão cheias de revelações do Espirito Santo sobre o Senhor Jesus como o Cristo, o Filho do Deus vivo.
 SENTIDO PROFÉTICO
A igreja fiel só fala aquilo que foi gerado pelo Espirito Santo. Nisso está a bem aventurança da igreja. A igreja expressa aquilo que vem do Espirito Santo, por isso a existência dos dons espirituais no meio dela e também do culto profético. O louvor é revelado, a mensagem é revelada a forma de vida é revelada pelo Espirito Santo. Tudo provém do Pai que está nos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário