domingo, 21 de abril de 2013

RESPOSTA EBD


ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 20-21/abr/13

            - ASSUNTO: O CHAMADO DE PEDRO

            - TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 16:13-19

 

NO VERSO 19, O SENHOR USA A EXPRESSÃO: “EU TE DAREI AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS...”

 

ATIVIDADE:

RELACIONAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS QUANDO SE REFERE À PALAVRA “CHAVES”, NO VERSO 19, COM:

- SIMÃO BARJONAS (MATEUS 16:17);

- O DISCURSO DE PEDRO NO PENTECOSTES (ATOS 2)

QUAL A APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA?

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)


SIGNIFICADO DE:

METÁFORA: é uma figura de linguagem, quando um sentido figurativo é dado a uma palavra.

 INTRODUÇÃO


A PALAVRA “CHAVES”

Mateus 16:19 – “E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Chave é um instrumento usado para abrir e fechar uma porta. O uso da palavra “chaves” mostra que o Senhor Jesus estava colocando nas mãos de Pedro um instrumento capaz de abrir e também fechar várias vezes uma só porta, que é a porta de entrada no Reino dos Céus. Sabemos que a única porta de entrada para o Reino dos céus é Jesus. (João 10:9).  

 

I - ATIVIDADE:

RELACIONAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS QUANDO SE REFERE À PALAVRA “CHAVES”, NO VERSO 19, COM:

 

Isso estava relacionado com:

1.      O CHAMADO DE PEDRO: o nome SIMÃO BARJONAS pelo o qual o Senhor Jesus chamou Pedro no verso 17.

 “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.”

“...Simão Barjonas...(ou Simão, filho de Jonas)”.

 

Simão: Shimon (hebraico), nome derivado do verbo chamar (para ouvir),

Então, Shimon significa: chamado para ouvir.

Bar (hebraico): filho (ou gerado)

- Jonas: Ionah (hebraico), que significa pomba.

Barjonas significa: filho da pomba ou gerado pela pomba.

 

APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA

Simão Barjonas quer dizer: CHAMADO PARA OUVIR aquilo que foi gerado pelo Espírito Santo. O nome de Simão estava ligado àquilo que ele entregou gerado pelo Espiito Santo, que é a revelaçao de Jesus, o Cristo, o Filho do Deus vivo. Não foi Simão quem foi gerado pela pomba, mas aquilo que ele transmitiu da parte do Pai que está nos céus.

Assim é a igreja fiel de Jesus que foi chamada do mundo para ouvir a voz do Senhor Jesus através das revelações do Espirito Santo no meio dela. A igreja que foi chamada para ouvir aquilo que é gerado pelo Espirito Santo, não exita em usar a chave, ou seja, entregar a revelação de Jesus vivo no meio dela. Assim tem como resultado o acesso ao Reino dos Céus do número daqueles que de bom grado recebem a palavra de Deus e também são gerados pelo Espirito Santo.

      Interessante quando nos lembramos do nome, Jonas, há uma semelhança com o dia de Pentecostes, pois através de uma mensagem do profeta cento e vinte mil homens se converteram a Deus, já seria ali uma profecia a respeito do que o Espírito Santo (POMBA) iria fazer.

 

2.      O DISCURSO DE PEDRO NO PENTECOSTES: (Qual a relação existente entre a palavra “chaves” e o discurso de Pedro no Pentecostes?)

“E eu te darei as chaves do Reino dos céus”,

Quais são as chaves do Reino? (a palavra chaves no plural). A primeira chave foi dada a Pedro numa mensagem entregue por ele em Atos 2 para todo o mundo (judeus e gentios) que estavam ali em Jerusalém. Pedro usa no pentecostes uma das “chaves” que lhe foi entregue pelo Senhor Jesus e abre a “porta” que é Jesus para que quase 3.000 almas entrassem no Reino dos Céus (Atos 2:41).

Em Atos 2 se cumpre literalmente a expressão do Senhor Jesus a Pedro: “E eu te darei...”.

Mas tarde uma segunda “chave” foi usada em Atos 4:4 para os judeus, na cura do coxo na Porta Formosa, para que mais 5.000 almas entrassem no Reino dos Céus através da única porta que é Jesus.

Uma terceira chave foi usada em Atos 10, na casa de Cornélio, para que os primeiros gentios entrassem no Reino, através da salvação no Senhor Jesus. Essas chaves estavam representadas na revelaçao entregue por Pedro em suas mensagens e a revelação era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Pedro iria testemunhar as primeiras grandes operações do Espirito Santo na igreja: linguas estranhas no Pentecostes, a cura do coxo na Porta Formosa, ressurreição de Dorcas, e tantas outras.

 

APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA A IGREJA

As chaves só são capazes de abrir quando contêm o segredo da porta a ser aberta. A porta se abre porque a chave penetra na fenda da porta. A fenda foi aberta em Jesus na cruz do calvário através do Seu sacrifício na cruz. Na Sua morte e ressurreição estava a verdadeira “porta aberta” para a nossa salvação. A chave usada no Espírito penetra no mistério que foi seu corpo ferido, a morte e ressurreição de Jesus, e a partir dali a porta se abriu.

A igreja continuou tendo acesso ao Reino dos Céus pelas tantas “chaves” usadas por Pedro e pelos demais apóstolos nas suas cartas doutrinárias. Eles entregaram aquilo que foi gerado pela pomba, ou seja, pelo Espirito Santo. A palavra “chaves” (no plural) é porque a revelação sobre Jesus vivo seria entregue muitas vezes. Seriam incontáveis as operações e revelações do Espirito Santo no meio da igreja.

Hoje o Senhor tem entregado essas chaves nas mãos da igreja que prega a revelação de Jesus vivo e, portanto, usa a chave e muitas vidas têm entrado no Reino de Deus através da porta que é Jesus. E a porta que é Jesus só se abre se for usada a chave dada por ele. Porque a chave dada por ele, ou as chaves dadas por Jesus são as revelações a respeito dEle. E quem revela a respeito de Jesus é só o Espírito Santo. Se for outra chave não serve.

Hoje a Igreja faz uso das chaves, a cada seminário, vigílias, evangelização de crianças, é uma chave que o Pai nos revela e que é realizada conforme Sua vontade.

A igreja tem usado as chaves do culto profético, dos dons espirituais, do louvor revelado, da doutrina e das mensagens relevadas. Cada vez que uma revelação é entregue no culto profético, a porta que é Jesus se abre e o Reino dos Céus recebe os novos convertidos que aceitam a salvação no Senhor Jesus.

O Senhor nos deixou sua palavra revelada, os meios de graça, os dons espirituais, o corpo, o Clamor Pelo Sangue de Jesus e outras chaves espirituais para usarmos na nossa caminhada.

As chaves do reino falam de um projeto de salvação e vida eterna e não de uma mera religiosidade.

 

Através do uso das “chaves” que fala da entrega da revelação de Jesus vivo, a igreja fiel pode ligar a terra ao céu, unindo o homem ao projeto eterno para que ele tenha vida etrna através de Jesus.

A igreja só pode ligar na terra aquilo que já está ligado no céu (na eternidade), se abrir a Porta usando as Chaves do Reino, que são as revelações que expressam a vontade do Pai.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário