sexta-feira, 17 de maio de 2013

ESTUDO SENHORAS - 22/05/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS – 22/maio/13
            – ASSUNTO: O CONSOLADOR.
            – TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 14:16

O SENHOR JESUS NOS ENVIOU O ESPIRITO SANTO, O CONSOLADOR. FALAR SOBRE OS BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA, CONFORME TEXTOS:
JOÃO 14:16, JOÃO 14:26, JOÃO 15:26, E JOÃO 16:7.
==============================================
LEITURA DO TEXTO: – João 14:16 – (JFA-ERC-1995)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,”.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

INTRODUÇÃO
O nome Consolador no original na língua grega é a palavra: PARÁCLETO. Esta palavra significa: CHAMADO PARA ESTAR AO NOSSO LADO. Trata-se do mesmo nome aplicado à palavra “ADVOGADO” na citação de I João 2:1. “Temos um advogado junto ao Pai…”, ou seja, aquele que foi chamado para star ao nosso lado advogando a nossa causa.

Esta mensagem fala sobre a benção da presença do Espirito Santo na vida da igreja, como aquele que foi enviado pelo Senhor Jesus para dar continuidade à Obra redentora do Senhor Jesus em favor da igreja e santificar a igreja preparando-a para entregá-la ao Senhor Jesus no dia do arrebatamento dela.
Na qualidade de “Consolador”, o Espirito Santo foi enviado para estar ao lado da igreja a fim de confortá-la e sustentá-la nas suas lutas e provas pelas quais ela passa ao longo de sua existência. Ele foi enviado para assistir a igreja nas horas de aflição. Enxugar o pranto da tristeza do pecado substituindo pela alegria da salvação, que é a alegria do Espírito Santo. Ele veio para interagir com a nossa alma, a alma remida, aquela que foi lavada por ele.
O Consolador veio a nós, enviado pelo Senhor Jesus quando foi para o céu, pois como Pessoa da Trindade é Ele quem dá consumação, ou seja, quem vai concluir a Obra que o Pai iniciou na Criação, que o Filho deu continuidade na Redenção e agora o Espirito Santo consuma essa Obra na santificação da igreja (16:7).
Portanto não se trata de alguém escolhido pelos homens para ser o representante de Cristo na Terra, pois esse representante é o Espirito Santo enviado da parte do Pai pelo Senhor Jesus como o Consolador.

BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO CONSOLADOR NA VIDA DA IGREJA, CONFORME OS TEXTOS:

FICAR CONOSCO PARA SEMPRE – JOÃO 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,”.
A expressão outro Consolador significa outro semelhante ao Senhor Jesus. Ao longo de toda a existência da igreja nunca faltou a presença consoladora do Espirito Santo todos os dias na vida igreja, pois é por causa do Seu consolo que os irmãos da igreja perseguida iam para as cruzes, fogueiras ou arenas cantando louvores ao nome do Senhor. É o Espirito Santo quem consola a igreja nos seus últimos dias quando as opressões deste mundo tentam impedir que ela seja preparada para o seu arrebatamento.
O Espirito Santo fica ao lado da igreja não somente no tempo de existência dela neste mundo, mas também na eternidade, porque Ele é quem vai entregar a igreja nas mãos do Senhor Jesus no seu arrebatamento e permanecerá eternamente com ela.

ENSINAR-NOS TODAS AS COISAS e FAZER-NOS LEMBRAR TUDO QUANTO NOS TEM DITO – JOÃO 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”.
O ESPIRITO SANTO é o mestre por excelência, pois o seu maior ensino a igreja recebe nas horas do conforto nas aflições, pois através das operações do Espirito Santo a nossa fé é fortalecida e as nossas experiências com o Senhor são multiplicadas.
É o Espirito Santo quem nos faz lembrar as promessas de bênçãos do Senhor Jesus sobre a igreja, e nos reitera essas promessas, sendo que a principal delas é que um dia Jesus voltará para buscar a sua igreja. É Ele quem nos faz guardar a palavra do Senhor Jesus no nosso coração e torna-nos capazes de coloca-la em prática.

TESTIFICAR DE JESUS – JOÃO 15:26 “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.

Todo o conhecimento que temos do Senhor Jesus é através da revelação do Espirito Santo. É Ele quem nos revela o caráter salvador do Senhor Jesus. Revela um Jesus que salva, cura e batiza com o Espirito Santo. Testificar do Senhor é a ação do Espirito Santo no sentido de manifestar Jesus no meio da igreja através dos sinais, dos dons espirituais e toda forma de operações, libertações e vitórias concedidas pelo Espirito Santo na igreja. O Espirito Santo é aquele que testifica do Senhor Jesus, pois Ele é o único que conhece plenamente o Senhor Jesus e revela o caráter do Senhor Jesus como o Senhor e salvador da igreja fiel.

O ENVIO DO CONSOLADOR – JOÃO 16:7 “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei

O Senhor Jesus foi o único que pôde “enviar o Consolador”, pois foi Jesus quem derramou o seu sangue na cruz. O sangue de Jesus representa a vida que ele trouxe para nós da eternidade e essa vida a igreja tomou posse dela ao ser batizada com o Espirito Santo no Pentecostes. Agora, enquanto o Espírito Santo permanece com a igreja aqui na Terra intercedendo por ela com gemidos inexprimíveis (Rm.8:26), o Senhor Jesus está assentado à direita do Pai intercedendo também por nós (Rm.8:34). Os gemidos inexprimíveis são para expressar a nossa dor e aflição por vivermos as tribulações da vida presente. O direito de estar à direita do Pai foi reservado exclusivamente ao Senhor que foi aquele que fez por nós o sacerdócio eterno, através de sua morte e ressurreição. O Senhor Jesus enviou unicamente o Espirito Santo para falar em nome dEle e somente a igreja fiel consegue entender isso, porque ela ouve a voz do Senhor Jesus através da revelação do Espirito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário