domingo, 19 de maio de 2013

RESPOSTA EBD - 18 DE MAIO DE 2013


 ESTUDOS BIBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 18-19/mai/13
            - ASSUNTO: JESUS, O BOM PASTOR
            - TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 10:1-5

ATIVIDADE:
IDENTIFICAR A DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR, CONFORME JOÃO 10:1-5.
COMENTAR A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO
            Quando o Senhor Jesus comparou os seus servos com ovelhas, o fez com muita propriedade, pois é uma comparação muito precisa. O Senhor deseja ver nos seus servos as mesmas características que as ovelhas possuem, por exemplo;
·         A ovelha é um animal simples e manso;
·         A ovelha não tem defesa própria e não é agressiva;
·         Ela é um animal dependente e não sobrevive sozinha;
·         A ovelha é um animal gregário (vive em grupos) e sociável;
·         É um animal que aprende a reconhecer a voz do seu pastor;
·         Ela segue o seu pastor aonde ele vai; e
·         É um animal limpo, que não gosta de lama.

            O Senhor Jesus se identifica com o Bom Pastor, sendo o Pai, o dono do aprisco das ovelhas. O Espírito Santo é o porteiro, é aquele que abre a porta (Jesus) do redil para as ovelhas entrarem. Pois é o Espirito Santo quem conhece e revela Jesus.
O redil, ou curral, que é o lugar de descanso das ovelhas, fala da igreja e da Obra. O redil tem somente uma porta, que é Jesus, e só entra por esta porta aquele a quem o Espírito Santo abrir (revelar). Aquele que entra por ela, salvar-se-á (João 14: 6). Todos os que entram pela porta, encontram descanso, segurança, liberdade e alimento para suas vidas, e através da comunhão com o Senhor, aprendem a reconhecer sua voz a fim de segui-lo para sempre, pois Ele é o Bom Pastor.

I - DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR, CONFORME JOÃO 10:1-5.

O BOM PASTOR
“...entra pela porta (do curral das ovelhas)...”. (vs.2)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Quem abriu a porta do verdadeiro aprisco das ovelhas foi o Senhor Jesus, quando entrou nos deu entrada à presença do Pai pelo seu próprio sangue (Heb. 9:12 – Luc. 23:45-46) através da sua morte na Cruz. Qualquer outro tenta entrar no aprisco por outra parte (Luc. 10:1), mas o Senhor Jesus é o único autorizado pelo Espirito Santo a dar às ovelhas o acesso ao aprisco. NÃO HÁ OUTRA ENTRADA PARA O APRISCO.
A diferença está no ensinamento: o assunto de Jesus é a porta, porque a porta é a salvação. Mas o ladrão, ao contrário, vem com outros assuntos. Muitos que vêm até em nome de Jesus, seitas, líderes, mas não entram pela porta, não têm compromisso com a porta, porque não têm compromisso com a salvação.

O LADRÃO E SALTEADOR
“...mas sobre por outra parte (do curral das ovelhas) ...”. (vs.1)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Outra parte: substituição do Senhor Jesus por outro meio de salvação. A porta é Jesus, a outra parte é o substituto de Jesus. Qualquer outra coisa ou pessoa que substitua o Senhor Jesus é ladrão e salteador. Quem não entrar por Jesus, automaticamente fez opção por outra entrada.
Não entra pela porta porque não tem a chave: a revelação.
Usa outras formas para entrada no aprisco. Muitos caminhos, muitos meios, muitas portas. Muitos projetos. Aquele que anuncia outro projeto é ladrão e salteador. Exemplo, em vez de entrar pela porta da salvação pela graça, entra pela porta da salvação pelas obras. Em vez de entrar pela porta do espiritual entra pelo material. Não entra pela porta da Biblia, mas da tradição religiosa.
A entrada por outra parte: outros meios de salvação. Entrar por outra parte é entrar pela mente, pelos argumentos, pela razão, pela idolatria, pela feitiçaria, pelo folclore. O ladrão e salteador entra pela porta da heresia, da falsa doutrina.

O BOM PASTOR
“A este o porteiro abre...” (vs.3)
2.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O porteiro é o ESPIRITO SANTO, pois só ELE conhece o Senhor Jesus e O revela à sua igreja. (I Cor. 12:3)

“...as ovelhas ouvem a sua voz...” (vs.3) - a ovelha não enxerga muito bem ao longe, mas tem boa audição.
3.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. As ovelhas do Senhor Jesus dão ouvidos àquilo que é revelado pelo Espirito Santo. Através dos dons espirituais a igreja ouve a voz do Senhor e caminha na revelação do Espirito Santo.

“...chama pelo nome às suas ovelhas...” (vs.3) - Na entrada e saída do aprisco o pastor conta o número das ovelhas do seu aprisco para ver se falta alguma e quando falta uma vai em busca dela.
4.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. As ovelhas do Senhor Jesus têm nome porque ELE escreveu o nome delas no livro da vida. Por isso é que Ele conhece as suas ovelhas. O Senhor Jesus colocará as suas ovelhas à sua direita e lhes dirá: “Vinde benditos de meu Pai...”. (Mat. 25:34). O SENHOR FALA COM A IGREJA.

“...e as traz para fora...” (vs.3) - Trazer para fora do aprisco é conduzir as ovelhas para o lugar onde estão as pastagens.
5.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O pasto é o alimento da ovelha e Jesus é o pão da vida. A pastagem com Jesus é sempre verdejante, ou seja, o alimento que ELE nos oferece é sempre farto e sustenta a nossa alma. Ele é o Pão da Vida, porque Ele é quem nos dá a vida eterna e, como o bom pastor ELE nos deu a sua vida.

O LADRÃO E SALTEADOR
“A este o porteiro NÃO abre...” (vs.3)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O Espirito Santo não revela outra porta: a porta do argumento, da razão, da cultura. Argumentos para convercer pela razão. O ladrão e salteador força (arromba) a porta, usando seus meios de convencimento. O aprisco é o Reino e não se entra nele por força.

2.      “...as ovelhas NÃO ouvem a sua voz...” (vs.3)
APLICAÇÃO PROFÉTICA. O ladrão e salteador é também chamado de “o estranho” (vs. 5). Aquele cuja voz é sutil e enganadora. A voz que a ovelha do Senhor Jesus foge dele. O ladrão e salteador não tem revelação, não tem dons espirituais.

“...NÃO chama pelo nome às suas ovelhas...” (vs.3)
3.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não as chama pelo nome porque não as conhece. Abandona-as à sua própria sorte e nem quer saber delas. Não tem compromisso com o cuidado delas.

“...e NÃO as traz para fora...” (vs.3)
4.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não as traz para fora para as pastagens, porque não tem alimento para elas. Não tem o Pão da Vida, mas o pão que perece.

O BOM PASTOR
“...vai adiante delas....” (vs.4)
6.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. A direção do Espirito Santo é que garante às ovelhas do Senhor Jesus o alimento que as sustenta na caminhada. Tudo é revelado pelo Espírito Santo com antecedência.

“...as ovelhas o seguem,....” (vs.4)
7.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Seguir a Jesus é andar no caminho, pois Jesus é o Caminho. Seguir a Jesus é consultar a SUA vontade em tudo. Não seguem pela aparência, mas pela voz. A igreja não vê o Senhor Jesus fisicamente, mas ouve a Sua voz através da revelação do Espirito Santo.

“...conhecem a sua voz,...” (vs.4)
8.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Têm o conhecimento de Jesus através da revelação. Quem conhece a revelação do Espírito Santo não dá ouvidos à voz de estranhos. (João 10:5).

O LADRÃO E SALTEADOR

“...NÃO vai adiante delas....” (vs.4)
5.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não tem direcionamento para as ovelhas, pois não tem a direção, não tem rumo certo. A revelação vem sempre primeiro, mas a razão vem sempre depois.

“...as ovelhas NÃO o seguem,....” (vs.4) -  - “...NÃO seguem o estranho,...” (vs.5) -
6.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não anda no caminho, porque não conhece O Caminho. Não usa consultar a vontade do Senhor, mas a própria vontade. As ovelhas não seguem o ladrão e salteador, porque Ele é estranho ao rebanho, embora com aparência de pastor.

- “...NÃO conhecem a sua voz,...” (vs.4)
 - “...NÃO conhecem a voz de estranhos,...” (vs.5) -
7.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. A voz do Bom Pastor é mansa e delicada, mas a voz do estranho é barulho ao ouvido da ovelha. Ovelha se assusta facilmente ao som de barulho e isso causa dispersão no rebanho. O estranho não tem revelação, mas somente razão e argumentos e as ovelhas do Senhor Jesus não conhecem a voz da razão, mas da revelação e por isso não se dispersam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário