domingo, 15 de abril de 2012

RESPOSTA EBD - 15 DE ABRIL DE 2012

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 14-15abr12

            - ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS

OS APÓSTOLOS ENCONTRARAM OPOSIÇÕES PARA ESTABELECER A BASE DOUTRINARIA DA IGREJA.
É POSSÍVEL IDENTIFICAR E COMENTAR UMA (1) OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APÓSTOLO PAULO E A DOUTRINA USADA POR ELE PARA COMBATÊ-LA?

(Texto extraído da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)



SIGNIFICADO DE:



ü  OPOSIÇÃO = Resistência que se põe a uma ação; hostilidade.
Empecilho, obstáculo, estorvo, dificuldade, opinião contrária.

ü  DOUTRINA = Conjunto de princípios e práticas que servem de base a Igreja. A Doutrina seguida pela Obra é a Doutrina bíblica, única regra de fé e prática.



INTRODUCAO:

1.      O livro de Atos dos Apóstolos mostra como foi trazida a estrutura doutrinária do Velho Testamento para dentro da Igreja, no Novo Testamento. Nisto estava o segredo do convencimento usado nas mensagens pregadas pelos apóstolos e nos escritos de suas cartas.

2.      Nos dias dos apóstolos a igreja precisava estar com a base da estrutura doutrinária bem sólida, para ela poder prosseguir e ser capaz de transmitir uma herança profética para as gerações futuras. A luz da revelação teria que tornar claras todas as figuras doutrinárias do Velho Testamento, que foram “escritas para aviso nosso” a fim de nós hoje pudéssemos compreender com nitidez o verdadeiro sentido da doutrina revelada. (I aos Coríntios 10:11).

3.      O apóstolo Paulo, bem como Pedro, João, Tiago e Judas, vai oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens e cartas doutrinárias nas muitas ocasiões em que se defrontou com as oposições à verdade.

4.      Os doze cestos cheios de pedaços ajuntados do que sobejou na multiplicação dos pães, por ordem do Senhor Jesus, apontavam profeticamente o alimento doutrinário que os doze apóstolos iriam distribuir para a igreja, nos  “Atos dos Apóstolos”, suas mensagens e suas cartas. Esse alimento, o pão vivo da Palavra, se constituiu a base doutrinária da Igreja.



(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):

RESPOSTA:



1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



ENTENDIMENTO DE SALVACAO PELAS OBRAS

ü  Atos 15:1 – Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.”

ü  Atos 15:5 – “Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



DOUTRINA DA SALVACAO PELA GRAÇA POR MEIO DA FÉ NO SENHOR JESUS

ü  Atos 13:26 – Varões irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.

ü  Efésios 2:8 -“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”



3.      COMENTÁRIO

a)      Aqueles que se convertiam a Jesus, vindos do judaísmo, tinham dificuldade para entender que a salvação não era mais pelas obras da lei, mas sim pela Graça por meio da fé no Senhor Jesus. Alguns judeus que se convertiam estavam ensinando que se não houvesse a circuncisão e a guarda das leis de Moisés, não haveria Salvação. Houve então um Concílio em Jerusálem por volta do ano 48 A.C. em que os Apóstolos reunidos consolidaram segundo a vontade do Espírito Santo a Doutrina da Salvação pela Graça e não mais pelas Obras.

b)      Uma das grandes importâncias desse Concílio para a igreja foi porque consolidou que o governo da Obra é do Espirito Santo e não humano, conforme Atos 15:28: “...na verdade pareceu bem ao ESPIRITO SANTO...”.

c)      Paulo não quis decidir sozinho aquela questão, mas em Atos 15:2, conduziu-a aos demais apóstolos, valorizando assim outra doutrina que é a do CORPO. Paulo não se colocou como o líder da Igreja para tomar decisões, pois sabia que o Governo era do Espírito Santo e por isso reuniu o Corpo, para que o Espírito Santo pudesse se manifestar, a fim de estabelecer aquela doutrina. A razão humana gera contenda, porém a Revelação gera vida.





1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



A FILOSOFIA DOS GREGOS BASEADA NA VIDA PRESENTE



ü  Atos 17:18 – “E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição”.



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS PARA A VIDA ETERNA

ü  Atos 17:30-31 –“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.”



3.      COMENTÁRIO

Paulo encontrou em Atenas, religiosos e filósofos, e eles contendiam com ele nas sinagogas, praças e Paulo queria dizer a verdade a eles de que Jesus tinha vencido a morte e ressurgiu dentre os mortos. Os filósofos adoravam a si mesmo, aos deuses estranhos, deuses sem vida e Paulo lhes anunciou sobre a ressurreição de Jesus. Enquanto uns escarneciam, mas outros aceitavam a palavra de Deus para suas vidas como foi o caso de Dionísio e Dâmaris. A doutrina usada pelo apóstolo Paulo foi a Palavra, porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.







1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



A FALSA PROFECIA MISTURADA COM A FEITIÇARIA CAUSANDO O DESVIO DA FÉ NO SENHOR JESUS



ü  Atos 13:6-8 – “E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus,  o qual estava com o pro cônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.   Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.”



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



A AUTORIDADE DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DE PAULO

ü  Atos 13:9 –“Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:”.



3.      COMENTÁRIO

A falsa profecia vinda de Barjesus, também chamado de Elimas, o encantador, israelita que se misturou com o a feitiçaria, para desviar da fé o pro cônsul Sergio Paulo. Isso é uma demonstração daquilo que hoje a falsa doutrina faz, pervertendo muitos e levando-os a se desviarem da fé verdadeira. É a autoridade do Espirito Santo que assegura à igreja a sua firmeza na doutrina verdadeira.





OBSERVAÇÃO: estes são apenas alguns exemplos que podem ser usados pelos pastores nos estudos da EBJO e EBD. Inúmeros outros que podem ser encontrados no livro de Atos dos Apóstolos e também nas cartas dos apóstolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário