domingo, 21 de outubro de 2012

RESPOSTA EBD


ATIVIDADE DA SEMANA PARA JOVENS E OBREIROS e EBD – 20-21/out/12
ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 6:10
TEMA: O ESPÍRITO SANTO

 

EM MATEUS 6:10, A EXPRESSÃO “VENHA O TEU REINO” ESTÁ RELACIONADA AO RESULTADO DO SACRIFÍCIO DO SENHOR JESUS.

IDENTIFICAR AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO, COMO O AGENTE DE UNIÃO ENTRE NÓS E O PAI, PARA QUE A VONTADE DELE SEJA FEITA NA TERRA, TANTO COMO É FEITA NO CÉU.

 
(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

INTRODUÇÃO -

 

O ENTENDIMENTO PRELIMINAR DO ASSUNTO:

  1. A vinda do reino está relacionada à descida do Espirito Santo. Com o derramamento do Espirito Santo no Pentecostes, o reino foi estabelecido na Terra. O Espirito Santo é o agente de união que executa a vontade do Pai no meio da igreja, para que essa vontade do Pai aqui na Terra seja feita conforme ela é feita no céu.

A ação da vontade do Pai na terra é executada pelo Espirito Santo que é o agente dessa ação. Por isso nós, quando clamamos pelo sangue de Jesus estamos invocando essa execução da vontade do Pai na Terra, através do Espirito Santo que é esse agente.

A vontade do Pai é executada através do clamor pelo sangue de Jesus e, assim, o projeto que estava lá na eternidade agora é executado aqui na terra pelo Espirito Santo.

A evidência da execução da vontade do Pai na vida da igreja se dá através das operações do Espirito Santo no meio da igreja. Testemunhamos isso através dos dons espirituais, das revelações no Culto Profético, no cumprimento das revelações do Senhor, na direção e no governo da igreja, na consolação, e em tantas outras operações do Espirito Santo.

 

  1. A vontade do Pai no reino de Deus na Terra não está ligada às coisas terrenas desta vida presente, pois as coisas terrenas para a igreja lhe são acrescentadas como resultado da busca em primeiro lugar do Reino de Deus e a sua justiça.

Venha o teu reino é a expressão que está ligada à disposição da igreja em atender às revelações do Espirito Santo executando assim a vontade do Pai aqui na Terra.

 

  1. A obra do Espirito Santo é fazer a vontade do Pai no governo que é do Espirito Santo e não do homem, portanto quando clamamos pelo sangue de Jesus estamos fazendo a vontade do Pai aqui na Terra assim como ela é feita no céu. 

Cada vez que clamamos pelo sangue de Jesus estamos reiterando este pedido “Venha o teu reino”. A igreja vive o reino de Deus na terra à medida que ela se dispõe a atender a vontade do Espirito Santo, andando na revelação. 

Agindo assim estamos aceitando e reafirmando a ação e o governo do Espirito Santo na nossa vida. O Reino é do Espirito Santo e quem governa e é sob esse governo que a vontade do Pai é feita na Terra, como é feita no céu.

 

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

I - A EXPRESSÃO “VENHA O TEU REINO” ESTÁ RELACIONADA AO RESULTADO DO SACRIFÍCIO DO SENHOR JESUS, CONFORME MATEUS 6:10.


Nós temos aprendido que a oração é feita ao Pai em nome de Jesus e, portanto, ela é uma invocação, um clamor.

Quando se faz o clamor pelo sangue de Jesus é o Espirito Santo quem leva ao Pai a expressão do nosso clamor. Existe a participação do Espirito Santo no clamor pelo sangue de Jesus pelo fato de que o Espirito Santo está na figura do sangue.

 

O clamor ao Pai é em nome do sacrifício do filho.

“O teu reino” – O Reino de Deus na terra é estabelecido como resultado desse sacrifício e, portanto, a vinda do Reino de Deus até a nós é o resultado do sacrifício do Senhor Jesus.

Esse reino está estabelecido e está firmado no Espirito Santo. Jesus iria para o Pai, mas o Espirito Santo iria continuar com a igreja fiel, pois Ele é o Espirito Santo da promessa.

A expressão “venha o teu reino” é a declaração da Igreja que aceita o projeto de Deus de sermos o seu povo, sabendo que fomos comprados pelo preço de sangue, o sangue inocente e puro do Filho Unigênito do Pai, que é a figura do Espirito Santo.

 

O QUE SIGNIFICA PARA A IGREJA “VENHA O TEU REINO”?

1.       Significa que a Igreja anseia pelo domínio de Jesus como seu Rei e Senhor.

2.       Significa também que o coração e os ouvidos da igreja estão atentos à voz do Espírito Santo para saber qual é a vontade do Pai que está no céu para obedecê-la e cumpri-la, da mesma forma como no céu os anjos a obedecem e cumprem.

 

II – IDENTIFICAR AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO, COMO O AGENTE DE UNIÃO ENTRE NÓS E O PAI, PARA QUE A VONTADE DELE SEJA FEITA NA TERRA, TANTO COMO É FEITA NO CÉU.

 

O Espírito Santo é o agente de toda operação da Trindade em diversas épocas.

Toda a ação de Deus Pai na Obra criadora e de Deus Filho na obra redentora se dá através do Espirito Santo e isso desde o princípio. Já no Gênesis vemos o Espirito de Deus se movendo sobre a face das águas.

São as ações do Espirito Santo que fazem com que a vontade Deus seja feita na terra assim como é feita no céu.

Ele tem a incumbência de realizar a ação nos atos da Trindade. Todo o projeto do Pai e do Filho teve a participação de forma ativa do Espírito Santo, isso se deu para que o homem nas mais diversas épocas pudesse ter um agente de união entre ele, homem e o Pai celestial.

 

“Todas as coisas foram feitas por ele e nada sem ele do que foi feito se fez” (Joao 1:3).

A ação de fazer todas as coisas foi executada pelo Espírito Santo, pois em Jesus “estava a vida e a vida era a luz do homens” (Joao 1:4). Essa luz é a revelação de Jesus aos homens e quem revela Jesus aos homens é o Espirito Santo.

Para que a vontade de Deus conforme é feita no céu seja executada na Terra, é de vital importância a presença do Espírito Sando, ou seja, deste agente de união entre nós e o pai.

 

AÇÃO DE BATIZAR:

O Senhor Jesus foi o primeiro exemplo para a igreja da ação do Espirito Santo para que a vontade do Pai, como é feita no céu, seja feita também na Terra. Isso ocorreu quando Ele foi batizado com o Espirito Santo ao pousar sobre Ele na corpórea de uma pomba. Ele em tudo obedeceu ao Pai e fez a vontade do Pai: “não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres”. – Marcos 14:36.

A vontade do Pai passou a ser feita na Terra como é feita no céu após o Pentecostes, quando a igreja foi batizada pelo Espirito Santo. “(...) mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. At 11:16b.

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. – Atos 1:8.

 

AÇÃO DE SANTIFICAR:

- Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito... 1 Pe 1:2


 

AÇÃO DE REGENERAR:

- ...as segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Tito 3:5

 

AÇÃO DE DAR DONS ESPIRITUAIS:

Dando dons:


 - ...E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Co 12-8-11.


·                   Atos 27:23 – “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: ...” – Ação do Espírito Santo dando dons a Paulo.

 

AÇÃO DE CONSOLAR:

- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,” - João 14:16


·                   Atos 18:9 - E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; – Ação do Espírito Santo consolando a vida de Paulo;

 

AÇÃO DE GUIAR E ENSINAR:

João 16:13 – “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, (...)”.

- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Jo 14:26


·                   Atos 16:9  - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. Ação do Espírito Santo guiando a vida de Paulo;

·                   -João 21:15- “outro te cingirá ” - Pedro agora guiado pelo Espirito Santo.

 

ACAO DE REVELAR A PALAVRA

 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica”. - II Coríntios 3:6.

Revelar a palavra ‘e a abertura do tesouro escondido para a igreja fiel, para ela caminhar no projeto do Pai e saber a Sua vontade pra executa-la. A Palavra revelada pelo Espírito nos faz participantes do banquete eterno, pois alimenta nossa alma.

 

ACAO DE IMPEDIR A REALIZACAO DA OBRA QUE NÃO ‘E DA VONTADE DO PAI.

Atos 16:6 – “E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia”.

 

AÇÃO DE INTERCEDER:

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. - Romanos 8:26.

O Espírito Santo é aquele que nos une ao Pai através da intercessão. Muitas vezes não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas através do Sangue de Jesus que é o seu Espírito podemos ter a certeza de que estamos na presença do Pai e nossas orações chegam ao nosso Deus através dos seus gemidos inexprimíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário