sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Assunto: Oração do Servo de Deus - ESTUDO CIA - 10/11/2012

Assunto: Oração do Servo de Deus
Texto: Mateus 6:9,10
Data:11/11/12

 Introdução

 Em Mateus 6:9 a 13, o Senhor Jesus está nos ensinando a forma de orar, não uma oração para ser decorada e repetida, mas o verdadeiro significado da forma correta de orar ao Senhor.
Hoje nós vamos entender o que Jesus está nos ensinando nos versículos 9 e 10.
Mateus 6:9,10 – “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”

 1-     “PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS

A oração que Jesus nos ensinou fala da forma como devemos entrar na presença do Pai. Mostra-nos que existe um Pai e que Ele ouve e atende a oração de seus filhos, mas existe uma maneira correta de se alcançar a sua presença. Jesus nos ensinou que essa maneira é chamando-O de “Pai nosso”, pois é uma invocação, ou seja, um clamor.
A expressão “Pai nosso que estás nos céus” é porque Deus, o Pai, está assentado no trono da graça à disposição para atender ao pedido que chega a Ele através da invocação, ou seja, do clamor de seus filhos, aqueles que lhe obedecem.
Deus nos criou para sermos seus filhos, mas nos tornamos apenas criaturas de Deus, porque o pecado nos afastou do Pai; perdemos a comunhão, o diálogo, com Deus quando Adão e Eva pecaram e a semente do pecado nasceu no coração de todos os humanos.
Mas Jesus derramou o seu sangue na cruz por nós, ressuscitou e porque venceu a morte, Ele nos traz de volta à comunhão com Deus e nos torna novamente filhos de Deus e herdeiros da vida eterna. Por isso Jesus nos ensina a chamar o Seu Pai de “Pai nosso”.
João 1:12 – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”;

A expressão “Aba Pai”, em Gálatas 4:6, mostra a relação íntima da igreja com o Senhor Deus, que se dá no clamor pelo sangue de Jesus, quando, com ousadia, entramos no Santo dos Santos (Hebreus 10:19 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus”, e passamos a ter um diálogo com Deus. Diálogo é ouvir e ser ouvido.

 2-     “SANTIFICADO SEJA O TEU NOME
Somente através do Espírito Santo somos santificados e reconhecemos a Santidade de Deus e o seu governo sobre todas as coisas.
 
3-     “VENHA O TEU REINO
Tornamo-nos filhos, participantes do reino, da herança da vida eterna porque Jesus morreu por nós e nós o aceitamos como nosso Salvador.
O reino de Deus vem até nós através da fé na Palavra e da comunhão com o Espírito Santo. Participamos das bênçãos do reino: Perdão dos pecados, alegria da salvação, curas, segurança, esperança do arrebatamento da igreja, dons espirituais, enfim, desfrutamos de todo o cuidado de Deus para conosco.
Toda vez que oramos nós lembramos ao Pai o que está escrito no evangelho de João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. E quando encerramos a oração lembramos agora, ao Pai que esse pedido é para ser atendido “em nome de Jesus”, porque foi Ele quem morreu por nós e é assim que Jesus nos ensinou a pedir, conforme o texto a seguir:
 
João 14:13 – “E tudo quanto pedirdes (ao Pai) em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário