segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RESPOSTA EBD DO DIA 18/11/2012

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 17-18/nov/12
- ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA          - TEXTO FUNDAMENTAL: ROMAMOS 8:17

TEMA: O ESPIRITO SANTO – AGENTE DE UNIÃO

AFIRMAÇÃO:
NO TEXTO DE ROMANOS 8:17 PAULO FAZ UMA RELAÇÃO ENTRE SER FILHO DE DEUS E TER DIREITO À HERANÇA.
 ATIVIDADE:
COMO FILHOS DE DEUS, QUAL A HERANÇA QUE PRESERVAMOS: HISTÓRICA OU PROFÉTICA? COMENTE.
==============================================
E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17

INTRODUÇÃO

No texto de Romanos 8:14, Paulo afirma que a condição de ter acesso à presença do PAI, está ligada ao governo do Espírito Santo na vida da igreja. A igreja guiada pelo Espírito Santo pode chamar Deus de “Pai nosso”, que é privilégio dos que são filhos de Deus.
Dando complemento a essa afirmação do verso 14, agora, no texto de Romanos 8:17, Paulo afirma que, na condição de filhos de Deus, nos tornamos “herdeiros também” do reino de Deus.
Essa herança, perdida no Eden com a entrada do pecado, foi-nos restituida pelo Verdadeiro Herdeiro, que é o Senhor Jesus. Temos direito a essa herança porque o Senhor Jesus compartilhou dela conosco. Ele fez isso quando pagou por nós o valor da herança com o preço de Seu sangue na cruz, que foi o selo que nos tornou participantes dela. Esse direito que temos, Jesus selou com o seu sangue que é a figura do seu Espirito Santo.
A condição de herança do reino do Pai é como co-herdeiros de Cristo, ou seja, herdeiros juntamente com Cristo. A separação de Cristo nao confere a ninguém esse direito. Sem o Senhor Jesus não existe esse direito. O que nos torna herdeiros juntamente com Cristo é o Espirito Santo, pois é Ele quem nos revela que Jesus está vivo. Por isso a herança que preservamos é profética, visto que o que importa para nós na história é aquilo que o Espirito Santo realiza e isso é o profético.
A herança que a igreja fiel compartilha com o Senhor Jesus é sempre profética, porque  o histórico é aquilo que se refere ao passado, mas o profético está sempre presente na vida da igreja.
O Espirito Santo como agente de união entre nós e o Pai, nos une ao Senhor Jesus nesse compartilhamento como co-herdeiros de Cristo. Por isso a herança que Ele nos apresenta é sempre uma herança profética através da revelação de Jesus vivo no meio da igreja todos os dias.
No final do verso 17 Paulo fala da condiçao de podermos compartilhar dessa herança está em padecermos com Jesus, para que também com ele sejamos glorificados. Isto significa morte e ressurreição que é a experiência de novo nascimento.
I - COMO FILHOS DE DEUS, QUAL A HERANÇA QUE PRESERVAMOS: HISTÓRICA OU PROFÉTICA? COMENTE.

- O DERRAMEMENTO DO ESPIRITO SANTO NO PENTECOSTES
Atos 2:1 – “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”.

A HERANÇA HISTÓRICA - COMENTÁRIO
Ali estava o “copo” reunido obediência à ordem do Senhor Jesus para não se ausentarem de Jerusalém. Por isso a igreja foi ali batizada com o Espírito Santo.

A HERANÇA PROFÉTICA - COMENTÁRIO
O Batismo com o Espirito Santo é um recurso da graça que está sempre à disposição da igreja para usa-lo como uma benção para ser testemunha do Senhor Jesus neste mundo e estar preparada para o arrebatamento.

- EXPERIENCIA DE PAULO E SINAS NO USO DOS DONS ESPIRITUAIS
Atos 16:10 – “E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho”.

A HERANÇA HISTÓRICA - COMENTÁRIO
Paulo tinha o dom de ciência e teve uma visão e depois teve também os dons de discernimento de espíritos e palavra de sabedoria quando concluiu que o Senhor os chamava para irem para a Macedônia.

A HERANÇA PROFÉTICA - COMENTÁRIO
A igreja no uso dos dons espirituais possui esse recurso da graça para a realização da obra do Senhor.

- A EXPERIÊNCIA DA IGREJA NAS PERSEGUIÇÕES
Apoc 2:10-11 – “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”.

A HERANÇA HISTÓRICA - COMENTÁRIO
A carta à igreja de Esmirna refere-se a um tempo em que historicamente a igreja fiel viveu a doutrina de morte e ressurreição, pois sabia que se Jesus morreu e ressuscitou morrer com Cristo era a certeza de ressuscitar com Ele. Às vezes nas cruzes, nas fogueiras ou nas arenas, a igreja ali recebeu o dano da primeira morte, a morte física, mas o Senhor lhe assegurou que ela não receberia o dano da segunda morte. E porque foi fiel até à morte o Senhor ainda lhe garantiu a corôa da vida.
Motivo das perseguições: pregar que Jesus estava vivo.

A HERANÇA PROFÉTICA - COMENTÁRIO
A herança profética que recebemos dessa igreja nos ensina a viver a mesma doutrina de morte e ressurreição, pois temos que crucificar o nosso “eu”, deixar que o fogo do Espírito Santo queime as impurezas que o mundo lança sobre nossas mentes e sumeter a carne à ação do Espirito Santo para ela ser vencida. A igreja que se prepara para o arrebatamento não passará também pelo dano da primeira morte, porque será transformada em corpo glorioso para o encontro com o Senhor (I Cor. 15:52).
Motivo das perseguições contra nós hoje: pregar que Jesus está vivo e que voltará.

- A IGREJA NOS DIAS DA REFORMA RELIGIOSA DO SÉCULO XVII
Habacuque 3:2 – “(...) aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia”.
Mateus 13:44 – “Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo”.

A HERANÇA HISTÓRICA - COMENTÁRIO
Fato na história da igreja fiel nos dias de Lutero: Reforma Religiosa do Século XVI. Data: 31 de outubro de 1517. Local: Catedral de Witemberg, na Alemanha. Um marco histórico: o hino Castelo Forte.
As 4 doutrinas básicas para a igreja: 1. A Justificação pela Fé 2. O Sacerdócio Universal dos crentes 3. Jesus o Único Salvador 4. A Bíblia, única Regra de Fé e Prática.

A HERANÇA PROFÉTICA - COMENTÁRIO
A herança profética que recebemos desse fato que marcou a história da igreja é que um avivamento no meio dos anos notificou o cumprimento da profecia de Habacuque e do Senhor Jesus na parábola do Tesouro escondido que um homem achou e escondeu. Fortaleza forte: a bênção do Espirito Santo descobrindo diante de nós a Palavra Revelada.

- UMA HERANÇA HISTÓRICA E PROFÉTICA DO VELHO TESTAMENTO:
O ENIGMA DE SANSÃO – Juízes 16:12-18
12 – “Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma a adivinhar, e, se nos sete dias das bodas mo declarardes e descobrirdes, (...).
13  (...).
14 Então, lhes disse: Do comedor saiu comida, e doçura saiu do forte. E em três dias não puderam declarar o enigma.
15  E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, (...)
16  E a mulher de Sansão chorou diante dele e disse: Tão-somente me aborreces e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma a adivinhar e ainda mo não declaraste a mim. (...)
17  E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que, ao sétimo dia, lho declarou, porquanto o importunava; então, ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
18  Disseram-lhe, pois, os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: “Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma”.

A HERANÇA HISTÓRICA
A HERANÇA PROFÉTICA
Um enigma a advinhar
O mistério da revelação
Sete dias das bodas
O tempo profético da igreja
Do comedor saiu comida e doçura saiu do forte

Três dias
Mistério da morte e ressurreição de Jesus
Ao sétimo dia
Os últimos dias
A mulher de Sansão chorou diante dele
A igreja aos pés do Senhor Jesus
Ela chorou os sete dias das bodas
A igreja aos pés do Senhor em todo o tempo de existência dela.
Ao 7º dia antes do por do sol
A revelação de Jesus à igreja antes do seu arrebatamento
Que coisa há mais doce do que o mel?
A doçura da morte de Jesus para nós
Que coisa há mais forte do que o leão?
A força da ressurreição de Jesus
Se não lavrásseis com a minha novilha
Figura da igreja fiel a quem o Senhor revela Seus segredos.


O que é histórico muda, mas o que não muda é o profético onde o mistério é o mesmo.
Onde está o mistério? O mistério está na revelação.
Juízes 14:6 – “Então, o Espírito do SENHOR se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário