segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RESPOSTA EDB - 10 DE NOVEMBRO DE 2012

ATIVIDADE PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 10-11/nov/12
            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ROMAMOS 8:14

TEMA: O ESPIRITO SANTO – AGENTE DE UNIÃO

AFIRMAÇÃO:
O TEXTO DE ROMANOS 8:14 ASSOCIA O DIREITO DE ACESSO AO PAI COMO FILHOS DE DEUS, A SERMOS GUIADOS PELO ESPIRITO SANTO.

ATIVIDADE:
IDENTIFICAR E COMENTAR ESTA ASSOCIAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DA GRAÇA PELA IGREJA NOS DIAS DOS APÓSTOLOS.
==============================================

Porque “todos os que” são guiados pelo Espírito de Deus, “esses” são filhos de Deus. Romanos 8:14

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO -

O ENTENDIMENTO PRELIMINAR DO ASSUNTO:

1.      No versículo acima Paulo faz uma afirmação sobre a condição pela qual a igreja tem o direito de acesso à presença do PAI, dizendo que isto se dá sob o governo do Espirito Santo na vida da igreja. Ser guiado pelo Espírito Santo é a condição para podermos chamar Deus de “Pai nosso”, que é sermos filhos de Deus.
Dizer-se ser filho de Deus, não é privilegio do crente pelo simples fato de ser membro de igreja, mas é privilégio do servo do Senhor disposto a fazer a Sua vontade, deixando-se ser guiado, dirigido pelo Espirito Santo.
Se não houver o governo do Espirito Santo na vida do crente o acesso dele ao Pai é semelhante ao de qualquer pessoa do mundo que diz simplesmente: “eu também sou filho de Deus”.

2.      O direito (ou poder) de sermos chamados de filho de Deus nos é dado a partir do momento em que recebemos o Senhor Jesus como nosso salvador (João 1:12), mas isso está relacionado ao ato da salvação. Agora, o processo de santificação envolve a disposição do servo em “ser guiado pelo Espirito de Deus”.
O Sacrifício do Senhor Jesus nos dá acesso a Deus, o sangue que foi derramado na cruz foi derramado sobre nós para que estejamos em plena comunhão com o Senhor e sendo guiados pelo Espírito Santo, nos dando assim alegria de estarmos nesta Obra maravilhosa, que tantas experiências nos tem dado diariamente. Para que possamos ter vida na Obra e alcançar a eternidade, assim fomos eleitos e chamados e ao aceitarmos este projeto estamos no processo de salvação, guiados pelo Espírito Santo em constante comunhão com Senhor, que além de Senhor é o nosso Pai.

3.      As expressões “todos os que” e “esses” estão relacionadas aos filhos a quem foi dado o direito de chamar Deus de “aba”, que significa: meu pai, conforme Rom. 8:15-16.  E esses filhos receberam este direito por adoção. A adoção foi feita pelo selo do sangue de Jesus.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!  O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”;

“Esses” são os filhos que receberam a adoção e quando clamam “aba” estão clamando pelo Sangue de Jesus, que é figura do Espirito Santo.
É o uso desse direito que fazemos ao clamar pelo sangue de Jesus, que nos faz submissos à vontade do Pai, que nos torna obedientes ao Pai, e que nos dá intimidade e comunhão com o Pai.
O Senhor Jesus compartilhou conosco esse direito de chamar o Seu Pai e “Pai nosso”, todavia nós nos apropriamos desse direito na condição de “sermos guiados pelo Espirito Santo” e isso fazemos quando clamamos pelo Sangue de Jesus.

4.      PERGUNTAS sobre a relação entre:
SER FILHO DE DEUS e SER GUIADO PELO ESPIRITO SANTO
É o Espirito de Deus que está guiando a minha vida?  Ou estou deixando-me guiar por outra pessoa?
Estou ouvindo somente a voz do Espirito Santo? Ou estou ouvindo outra voz, outro aconselhamento?
Estou consultando a vontade do Espirito Santo para a minha vida? Ou a minha própra vontade?
Ele está se revelando à minha vida? Ou estou vivendo sem revelações?
Estou atendendo às revelaçõs que o Espirito Santo está dando ao “corpo”? Ou estou atendendo a revelações isoladas do “corpo”?
Estou deixando o Espirito Santo governar a minha vida? Ou é o homem que está nesse governo?

SE...
ENTÃO...
- É o Espirito de Deus que está guiando a minha vida
- Estou ouvindo somente a voz do Espirito Santo
- Estou consultando a vontade do Espirito Santo para a minha vida
- Ele está se revelando à minha vida
- Estou atendendo às revelaçõs que o Espirito Santo está dando ao “corpo”
- Estou deixando o Espirito Santo governar a minha vida
Eu posso dizer que sou filho de Deus. Isso é santificação, pois santificação é ser guiado pelo Espirito Santo.


(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

I - IDENTIFICAR E COMENTAR ESTA ASSOCIAÇÃO NO USO DOS RECURSOS DA GRAÇA PELA IGREJA NOS DIAS DOS APÓSTOLOS.

RECURSOS DA GRAÇA usados pela igreja nos dias dos apóstolos com os quais os irmãos foram guiados pelo Espirito Santo:
- O “corpo” reunido: Atos 2:1 – “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”.
COMENTÁRIO: a forma de serem guiados pelo Espirito de Deus é obedecer à ordem do Senhor Jesus para que ficassem em Jerusalém até que alto fossem revestidos de poder. Todos juntos no mesmo lugar era onde estava o corpo em obediencia e é nesse ambiente que que vem a direçao do Espirito de Deus.

- Os ministérios usando os meios de graça: Atos 13:2-3 – “E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”. 
COMENTÁRIO: o ministério da igreja reunido no pleno uso dos meios de graça, oração, jejum para receber a orientação do Espirito Santo para realizarem a Obra. A Obra a que o Espirito Santo tinha chamado Barnabé e Saulo era a Obra digirida pelo Espirito Santo. Eles foram despedidos daquela reuniao na direçao do Espirito Santo.
            Sermos guiados pelo Espírito Santo é condição essencial para termos direito de acesso ao Pai como filhos de Deus e para conhecermos qual é a direção do Espírito Santo temos ao nosso dispor os recursos da graça.
A igreja fez uso dos recursos da graça e o Espírito Santo deu a direção.

- O uso dos dons espirituais: - Ats 16:10 – “E quando ele teve esta visão, procuravamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho”.
COMENTÁRIO: o verso afirma que Paulo tinha o dom de ciência e a conclusao que Deus os havia chamado para o evangelho ser anunciado na Macedonia era já o dom de discernimento de espiritos e sabedoria. Esse recurso foi usado para que o chamado do Espirito Santo ali fosse atendido prontamente pelos filhos de Deus que se submetiam a essa gloriosa vontade do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário