quinta-feira, 30 de junho de 2011

BOA LEITURA - INTERESSANTE

A ÉTICA DO SERVO
 Textos base: Fil. 1: 27; 2:3

“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo...”

“... Cada um considere os outros superiores a si mesmo”
  
Conceito:

- ÉTICA: É a ciência da moral  / - CIÊNCIA: É o comportamento ou informação  / MORAL:  É o conjunto de regras de condutas ou hábitos julgados válidos.
  
O primeiro texto fundamenta que o nosso comportamento não é de acordo com a sociedade, pois cada lugar, país tem seus costumes. Um comportamento aceito na Suíça, não é aceito na China, no Irã. Mas quando se trata de um servo, ele é igual em qualquer lugar do mundo, pois seu comportamento é ditado pela Palavra de Deus.

O segundo versículo resolve todos os conflitos no Grupo de Louvor, senhoras, obreiros: “Considere os outros superiores a si”.

Qual o comportamento que se espera de alguém que nasceu de novo, que professa o nome de Jesus, ou seja, um servo?
Qual o comportamento que um vizinho espera da igreja?

VIZINHOS

1)      A Igreja precisa respeitar o limite do vizinho em vários aspectos.

Ao final do culto crianças tocando campainha de vizinhos, destruindo flores, desligando relógio de luz.
Ex.: Em uma igreja um idoso colocava a cadeira na calçada e ficava sentado esperando o fim do culto, pois não agüentava mais as crianças desligarem o seu relógio de energia.

2)      Madrugada: momento de silêncio, é uma bênção para a igreja, não para o vizinho. Em cinco minutos chegam 10 irmãos de carro, batem a porta, ligam alarme, motos acelerando.
Salões com apartamentos em cima.
Ex.: Tínhamos uma igreja que havia um prédio ao lado e as pessoas jogavam lixo no jardim da igreja. Causa estranheza, pois nossas igrejas são admiradas. Era devido ao fato de a madrugada ser igual a um culto da noite, irmãos cantando alto. O pastor detectou, corrigiu, conversou com o síndico, nunca mais jogaram lixo no jardim.
Outro caso, uma vizinha inimiga da igreja, uma irmã consultou o Senhor, fez um preparo e conversou com ela. A situação era por que após a madrugada os irmãos iam limpar a igreja e o banheiro era ao lado do quarto dela. Fazia muito barulho a descarga e quando ligavam o chuveiro para encher o balde. Foi corrigido e com duas semanas a vizinha inimiga estava freqüentando a igreja.

3)      Satélite: estamos na fase de seminários na igreja. É preciso regular o som de maneira que fique dentro da igreja. Um feriado e o vizinho escutando aulas o dia todo, das 8:00 às 18:00h.

AMBIENTE INTERNO

1)      A postura do servo, a Rainha de Sabá, observou até o assentar dos servos. Filhos deitando no ombro da mãe, chiclete. Namorados sentados coladinho até para ler a bíblia, colocando o braço por cima do ombro da namorada, etc. não é bem visto pelo visitante, a impressão não é boa.

2)      A reverência, a vida está tão agitada, falta tempo, quando chegamos mais cedo na igreja devemos aproveitar para lermos a palavra, pedirmos uma bênção para nossas vidas. Temos o caso de um visitante que tinha o sapato daqueles que fazem barulho quando a pessoa anda. Quando ele entrou na igreja pensou: todos vão olhar para mim. Porém os irmãos continuaram lendo a bíblia, orando. Aquilo quebrantou o visitante e ele se converteu.

3)      Grupo de louvor: instrumentista errou, não é motivo de riso e sim de clamor para que o Senhor esconda o erro, e a comunhão não seja atingida. SL 33:3 fala: tocai bem.

4)      O choro da criança...

5)      Pastor orienta a ovelha, e ela sai falando, expõe em casa para familiares que não são da igreja. Os parentes não conhecem o pastor e já não simpatizam com ele. Depois você convida para o culto dos familiares..., você acha que está bem, que o dom não é do Senhor, mas lembre-se de Pedro, nunca te negarei, ele acreditava nisso, contudo negou o Senhor. Ele não estava tão bem quanto pensava.

6)      Negócios na igreja, irmão devendo irmão, só se for dever o amor. Sociedade entre irmãos. Deve o irmão e ao banco. Paga o banco para o nome não ir para o protesto e deixa o irmão que está precisando, Deus é juiz dessas coisas, isso não agrada ao Senhor.

7)      Professora que levava balas para as crianças e dizia: olha o que eu trouxe para vocês, só vai ganhar quem ficar quietinho no culto. Não deve ser essa a motivação, está errado. Levanta o banco da igreja e está cheio de chiclete grudado.

DIA-A-DIA

1)      Trabalho: a pessoa perde o emprego por que fala da empresa, cria polêmica, está sempre resmungando, ele não sabe, mas, perdeu o emprego por falta de ética. Não fale mal da sua empresa, e de onde você paga suas contas, sustenta sua família. Se acha que está desperdiçado, ore ao Senhor para que abra outra porta, em que será mais valorizado.

2)      Mentira: o telefone toca e manda dizer que não está, todos sabem que você é crente. Em casa, mal testemunho para o filho, qual herança que você está passando.

3)      Assuntos espirituais: Um pastor foi comunicado que havia uma senhora o esperando que se identificou como ovelha dele e que tinha um sonho para contar. Às vezes um irmão é supervisor, gerente etc. o servo quer ter privilégios, é função do irmão supervisionar, gerenciar.

4)      Levar problemas da família para o serviço, todos sabem tudo da vida da pessoa. O pastor não sabe, mas no serviço todos sabem. (Sunamita).

5)      O momento é de muita competição, o ímpio quer puxar a cadeira, dar prejuízo, passar por cima. Mas você é um servo, você deve confiar no Senhor, Daniel nunca precisou se submeter e sempre foi honrado.

6)      Conselho de pessoas que não são espirituais. A opinião sobre casamento etc. não tem uma palavra para nós (Saul e Davi, na mesma caverna, disseram é hoje, o Senhor entregou na sua mão Davi, vai lá, Davi deixou com o Senhor (1Sm 24:4; 26:8).

FALAR

1)      Algo tão sério que a Bíblia ensina que quem não peca no falar é perfeito, sabemos que o único perfeito é Jesus. Mas alguns irmãos precisam buscar domínio próprio. Queda de pessoas não é assunto para o servo, Davi não noticiou a morte de Saul. São dois pecados: primeiro você ouve e depois divulga

2)      Irmão falando de irmão, obreiro de obreiro. É tão difícil pedir desculpas: “eu só falo a verdade; eu sou objetivo, se eu estiver certo, não levo desaforo para casa”. Você precisa ser mais espiritual. Se depender de nós devemos ter paz com todos.

3)      Falar da igreja, na verdade está falando de você mesmo, pois você é a igreja. O corpo de Cristo.

4)      Discutir na frente dos filhos

8)      Sl 141:3; Pv 6: 16,19; Pv 4:24; Pv 10:21, 31; Pv 12:18 – saúde; Pv 18:21 morte/vida; Tiago 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário