terça-feira, 21 de junho de 2011

QUARTA AULA PARA ADOLESCENTES - COPIAR E COLAR

4ª. Aula 26/06/2011
AULA PARA ADOLESCENTES:

Trevas (Ex 10:21-28)

Êxodo 10:22 e 23 - “E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias, mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.”

É preciso o povo de Deus entender que esta praga, que se deu no passado, antecedendo a saída de Israel do Egito, era a última oportunidade do povo se preparar para a saída, porque as trevas cobriam o Egito, mas no arraial, na terra de Gósen, havia luz.
A igreja fiel tem luz, tem a direção do Espírito Santo e ela aproveita este momento para chamar todos para a luz e se prepararem para o encontro com o Senhor Jesus.
O Egito imerso em trevas, tal qual o mundo imerso em trevas. Os governantes não têm poder para impedir a imundície moral que está vista nas pragas antecedentes. As resoluções deles são paliativas, impotentes.
O povo que teme a Deus tem luz e se prepara para sair deste mundo de trevas. Este é o momento atual. O que falta para a igreja? O toque da trombeta que a convocará para o encontro com Jesus (2 Ts 2:1). Moisés defronta-se com o Faraó e ele ainda propõe a Moisés que o povo deixe os animais. Moisés replica: “Nem uma unha ficará, iremos todos.” (Ex 10:26). (Texto tirado do Livro Colhendo o Trigo I).

·                   Jo 3:19 - “... a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”
·                   Ef 6:12 – “... não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, ...”
·                   Sl 18:28 – “Porque tu acenderás a minha candeia ...”
·                   I Ts 5:5 – “Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.”
·                   I Jo 1: 5 – “... que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.”

A PRAGA DA MORTE DOS PRIMOGÊNITOS
Êx 12:29-30 – “E aconteceu À MEIA NOITE que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito”. V 30 “e havia grande clamor no Egito porque não havia casa em que não houvesse um morto”.

Os primogênitos falam dos filhos que são criados para servirem ao Senhor, para ser uma bênção. A palavra de Deus os ensina:

·                  Ef 6:1-2 – “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. (2-3) Honra ao teu pai e a tua mãe, ... Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.”
·                  Fp 2:15 – “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filho de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.”

Muitos pais têm perdido seus filhos para as drogas, para as festas profanas, enfim, para este mundo onde os magos, os feiticeiros, os enganadores, só aumentam o sofrimento do povo.
Deus tem preparado um povo para viver eternamente. O momento da saída se aproxima.
Para onde iremos? Ver a última praga? A morte dos primogênitos? Ver o povo morto pelo engano dos magos, dos profetas do adversário?
A igreja que está escondida no esconderijo do Altíssimo, abrigada em sua sombra, proteção, será encontrada pelo Senhor Jesus nos ares e subirá para sempre, livrando-se do adversário.
“Deixa meu povo ir.”
E quem irá? “Todo o povo, nem uma unha ficará.”

HINOS:
Aquele que habita no esconderijo do altíssimo ou Nossas vidas são mudadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário