sábado, 24 de setembro de 2011

PRIMEIRA AULA - OUTUBRO DE 2011 - INTERMEDIARIOS E ADOLESCENTES

Primeira Aula

(Versão 1 - Para Classe dosIntermediários e Adolescentes)
A Obra Criadora 1
Gênesis 1:1
INTRODUÇÃO


Gênesis 1:1 – "No princípio criou Deus os céus e a terra."


João 1:1-3 – "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele (Logos - Jesus), e sem ele nada do que foi feito se fez."

João 1:14 – "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai."

Hebreus 1:2 – "A quem (Jesus) constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo."

Gênesis 1:2b – "E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Gênesis 1:26 – "Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança."

Esses textos são básicos para mostrar que a grande obra da criação foi feita por Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Foi uma obra em que o Deus Triuno criou do nada todas as coisas. Do nada ninguém faz tudo, mas Deus fez. Essas coisas criadas, que nós vemos todos os dias, evoluíram a partir da Obra Criadora de Deus.
A evolução parte de algo existente criado por Deus. Está previsto o desenvolvimento da ciência:

"E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará". Dn 12:4.

Deus mandou escrever Sua Palavra, a Bíblia, e ela foi escrita para nos ensinar tudo que Deus quer que nós saibamos e o livro de Gênesis, que significa origem, princípio, nos informa e muitos outros livros do Velho Testamento e Novo Testamento confirmam Deus como o criador do mundo.
A Criação
"E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom." Gn 1:31.
Em cada ato da criação, Deus confirmou que foi bom, feito sem defeito, com zelo, para o homem viver bem, alegre, sem falta de coisa alguma; viver sem medo, em paz. Seis vezes foi registrado na Palavra: "E viu Deus que era bom". Na sétima vez foi dito "e viu Deus que era muito bom".
Deus sabe todas as coisas e sabia que o homem iria desobedecê-lo, mas deu ao homem liberdade de escolha; Deus não iria se impor como ditador: "Vocês têm que fazer só o que eu quero!" Não! Deus deu liberdade para ele escolher o que quisesse.
Como se orienta em casa as crianças, os adolescentes: "Não faça isto, porque vai trazer maus resultados, você vai sofrer pelo mal, escolha este caminho, este vai ser bom para você", assim Deus tratou o homem e ele desobedeceu, como vamos ver nas próximas lições.
Mas vamos terminar esta aula lembrando que Deus sabia que o homem ia estragar sua obra criadora, por isto Ele mandou Moisés escrever no Gênesis, colocar lá: "E viu Deus tudo quanto tinha feito e era muito bom".
Depois de tudo isso, Deus entregou a terra para o homem cuidar. "E tomou Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar." Gn 2:15.
Os efeitos da desobediência estão aí:

• Os mares, os rios poluídos, os peixes morrendo;
• As florestas postas abaixo sem nem ao menos replantá-las, trazendo morte aos animais selvagens, aves, etc;
• Os montes destruídos, provocando desabamentos;
• Mudanças de clima, como os jornais e revistas mostram, é o que se chama ecologia abalada (Os professores poderão levar artigos de revistas que mostram essas situações e fazer cartazes).

E o homem vê o resultado de tudo isto e, instigado pelo inimigo de Deus, pergunta: "Onde está Deus diante de tudo isto? Casas derrubadas, enchentes, mortes! Deus não está vendo?"
Está sim; vendo o homem dar as costas para Ele, o seu Criador. Rejeitam tanto o Salvador Jesus, como o Espírito Santo, para guiá-los neste mundo.

Deus está voltado para todos os que o querem, o amam. Já preparou um novo céu, uma nova terra (1 Ts 4:17); já preparou um encontro nos ares, onde os que o amam, sua igreja, que crê nele e o quer, e todos que quiserem, vão ouvir a voz de Jesus convidando para aceitá-lo.
Tudo isso será para a igreja fiel, que está se preparando para ir comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Nós vamos andar nas ruas de ouro, vamos beber da água da vida, viver para sempre com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário