sábado, 24 de setembro de 2011

Quarta Aula - O Jardim do Éden

Quarta Aula

O Jardim do Éden

Gênesis 2:8-17
INTRODUÇÃO
Deus colocou o homem que havia formado no Éden, um lugar lindo feito por Ele. Quatro rios banhavam aquele lugar. Era grande. Ao norte os rios Tigre e Eufrates, local muito conhecido, a Mesopotâmia; ao Sul Pisom e Giom, na África, que ainda hoje existem, com o nome de Nilo Azul e Nilo Branco. São afluentes do rio Nilo. O Giom banha a Etiópia.
O Éden era um lugar bem grande e ali Deus colocou Adão e Eva, sua adjutora, companheira. Eram felizes, tiveram filhos e filhas. No começo casavam-se entre irmãos, pois não havia seres humanos, eram os primeiros habitantes do planeta que Deus criou para morada do homem (At 17:26).
Deus os fez com capacidade de escolherem, eram criaturas morais. Deus colocou no Jardim muitas árvores e entre elas, bem no meio do jardim, a Árvore da Vida. Ordenou-lhes que se alimentassem de todas as árvores, desfrutassem delas e respeitassem uma árvore: a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus ordenou que não comessem do seu fruto, pois lhes traria algo terrível: a morte. "Certamente morrerás", disse Deus ao homem.
Muitos perguntam: Deus sabia que eles iriam comer? Deus é onisciente, sabe todas as coisas. E por que Deus colocou essa árvore? Porque essa árvore revelaria a escolha, a opção deles. Eles não serviriam a Deus por obrigação (Gn 3).
A Queda
Satanás, a serpente astuta, aproximou-se de Eva com aparência ingênua e disse: "... é assim que Deus disse: não comerás de toda a árvore do jardim?" (Gn 3:1). Eva respondeu: "Não, do fruto de toda árvore comeremos, só a árvore que está ali, no meio, Deus nos disse: Não comereis, nem nela tocareis para que não morrais." (Gn 3:3).

A serpente, Satanás, disse: "Certamente não morrereis".
O ensino prático para nós é o mesmo. Deus nos aponta o caminho da vida e o adversário apresenta, com mentiras, o caminho da morte. "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenhais vida e vida em abundância." (Jo 10:10). Quantos estão morrendo verdadeiramente em faltas e pecados (Ef 2:1) a cada dia, porque preferem crer no amigo dirigido pelo adversário, que só ensina o caminho da morte e morte eterna.
Eva desobedeceu a Deus, ouviu a serpente. Adão desobedeceu a Deus, ouviu a mulher. Resultado: susto, medo. Começaram a ver que eram frágeis, estavam nus, à mercê do tempo, envergonhados.
Sempre buscavam a presença de Deus ao cair da tarde, agora se escondiam de Deus e cobriram-se de folhas de figueira.
"E chamou Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?" (Gn 3:9). Deus foi tratar primeiro com Adão, era o cabeça, e ele, envergonhado, disse: "Ouvi a tua voz e me escondi, porque estava nu".
Quadro triste! Estava descoberto! "A mulher que me deste por companheira (
Eva culpou a serpente. É assim mesmo, ninguém quer assumir seus erros.
Deus repreendeu a serpente: Maldita serás.
Deus traz a solução para o problema do pecado
A promessa de salvação foi feita por Deus a Adão, e por extensão, à semente de Adão, a raça humana.
A inimizade entre a serpente e a semente da mulher, o Senhor Jesus, estava estabelecida pelo pecado. O inimigo feriria o calcanhar do Senhor Jesus, mas o Senhor Jesus, ao morrer na cruz, esmagaria a cabeça da serpente. Glória a Deus!
Deus tomou um animal, derramou o seu sangue e de sua pele fez túnicas e cobriu Adão e Eva.
As folhas não serviam, não durariam. Significam providência humana. As peles serviam e vieram do animal sacrificado.
acusou a Deus que lhe dera uma companheira), ela me deu o fruto e eu comi".: "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3:15).

Assim o profeta Isaías profetizou: "Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53:5).
Que bênção quando entendemos como o pecado passou até nós e como Deus nos perdoa em Cristo Jesus.
Brincar de Igreja é uma abominação.
Ser servos, servas, crianças e intermediários, adolescentes, jovens, todos, é um privilégio.
Adão perdeu o direito de viver eternamente, perdeu o direito de comer da árvore da vida, mas nosso segundo Adão, Jesus homem, nos convida a aproximarmo-nos dele e participarmos da Árvore da Vida e vivermos eternamente com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário