PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E
EBD – 9-10jun12
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ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
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TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 24 e 25
EM ATOS CAPITULO 24, PAULO FOI ACUSADO QUE O CAMINHO
EM QUE SERVIA AO DEUS DE SEUS PAIS ERA UMA SEITA.
É POSSÍVEL IDENTIFICAR ARGUMENTOS PROFÉTICOS USADOS
POR PAULO COMO DEFESA DAS ACUSAÇÕES?
COMENTE A APLICAÇÃO PROFÉTICA EM NOSSOS DIAS
(Os textos usados neste estudo foram extraídos
da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão
1995)
INTRODUCAO:
1. Para o
estabelecimento da base doutrinária da Igreja, Paulo e os demais apóstolos
tiveram que ter suas próprias experiências com o Senhor para poderem transmitir
à igreja com segurança a doutrina da Palavra tirada do Velho Testamento e
apresentada à igreja que iria viver da clareza dessa doutrina ajustada ao
entendimento dela à luz do Novo Testamento.
2. Os apóstolos,
com suas próprias experiências com relação à doutrina, vão oferecer uma
importante contribuição, através de suas mensagens, seus discursos e suas
cartas doutrinárias fazendo a perfeita transposição do sentido doutrinário do
VT para o entendimento da igreja.
3. Agora em Atos
dos Apóstolos capítulos 24 e 25, Paulo, perante o tribunal do governador Félix
e de seu substituto Festo, assume uma posição definida, convicto de sua origem
e destino, coeso e decidido a assumir as razões de sua fé e suas consequências.
Por isso se expressa em Atos. 24:14 - “Mas confesso-te isto: que, conforme
aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo
tudo quanto está escrito na lei e nos profetas” (na Palavra de Deus).
Em Atos. 24:14 e 28:22 o termo foi
aplicado desdenhosamente ao cristianismo e Atos 24:5 fala de Paulo como o
“defensor da seita dos Nazarenos” que ele antes ele perseguia (Atos 9:2).
E o livro de Atos dos Apóstolos termina
o capitulo 28, dando conta de que o Caminho continuou sendo pregado aos gentios
em Roma, e os judeus dali nem mesmo tinham recebido oficialmente as acusações
contra Paulo, todavia sabiam que em toda a parte se falava a respeito da fé
cristã como “seita”. (verso 22).
A fé cristã era chamada de seita
basicamente porque pregava uma mensagem que era diferente de tudo o que se
conhecia nos meios religiosos do mundo todo, inclusive o judaísmo. A mensagem
era: Jesus morreu, mas ressuscitou.
Isso tornava os seguidores da fé no Senhor
Jesus, também chamada de “o Caminho”, uma fé diferente das demais, tida por
todos como um grupo que não se misturava com os demais.
(DESENVOLVIMENTO
DO ASSUNTO) RESPOSTA:
SIGNIFICADO DA
PALAVRA SEITA:
No original
grego a palavra “seita” se pronuncia – ERESIS, cujo sentido original é: uma escolha
ou opção.
No grego
clássico, a palavra seita ou heresia podia ser usada tanto no bom sentido como
no mau sentido, passando, posteriormente, a ser usada no sentido de escolas
e tendências. Usada também como nome dado a uma assembleia dos professores de uma determinada doutrina ou de um
determinado modo de vida.
No dicionário da
escola da língua Portuguesa, a palavra seita quer dizer: facção;
partido; doutrina que se afasta da opinião geral; comunidade fechada de
cunho radical.
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1.
ARGUMENTOS
PROFÉTICOS USADOS POR PAULO COMO DEFESA DAS ACUSAÇÕES:
a)
ACUSAÇÕES A PAULO (perante Félix) – Primeiras
acusações: – “Este homem...”
Atos 24:5-6.
1. é uma peste
2. intentou profanar o templo (Atos 21:28-29)
3. é promotor de sedições (revoltas, rebeliões)
entre os judeus por todo o mundo.
4. é defensor da seita dos nazarenos
b)
ARGUMENTO PROFÉTICO USADO POR PAULO – primeira
defesa de Paulo.
Atos 24:12-13.
1. não subi a Jerusalém há mais de doze dias
2. não me acharam no templo falando com alguém
3. não amotinei o povo nas sinagogas, nem na
cidade.
4. não têm prova das acusações
COMENTÁRIO DA APLICAÇÃO PROFÉTICA
EM NOSSOS DIAS:
1. Uma peste é uma palavra que conceituava Paulo
como um propagador de doenças e pestilências, mas Paulo, pelo contrário, afirma
que sua subida a Jerusalém para adoração não ultrapassou um espaço de doze
dias. Com esse argumento Paulo falava profeticamente, pois doze é o número
referido no VT aos patriarcas que deram origem às doze tribos de Israel. É
também o numero dos doze apóstolos do Senhor Jesus. Doze é, portanto, o número
da doutrina, prefigurado no ato profético do Senhor Jesus, quando, na
multiplicação dos pães e peixes, foram ajuntados do que sobrou, doze cestos
cheios de pedaços para que nada perdesse.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que particulariza doutrinas, mas sua conduta de fé é baseada em
TODA a doutrina apostólica, pois ela “crê
em tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas”. (Atos 24:14b). Não há
motivo para se criar doutrinas para a igreja fiel além daquelas ensinadas pelos
Apóstolos. (Gal. 1:8). A Biblia é a ÚNICA regra de fé e prática do crente. Exemplo:
A igreja fiel não segrega pessoas, nem raças, nem cor, nem nacionalidade. Não
segrega pessoas privando-as do contato com familiares, ou constituírem família,
por estarem se dedicando a causas religiosas. Criação de grupos separados por
rótulos tais como: igreja do batismo tal, igreja do lava pés, igreja dos pães
ázimos. A ceia, por exemplo, é de todos os crentes fiéis, porque ela é do
Senhor. Todos os que estão em comunhão com o Senhor, sem qualquer impedimento
(I Cor.11:27-28), têm acesso à Sua mesa. (Mt. 26:27).
2. A entrada de
Paulo no templo era para adoração a Deus e para falar da Palavra de Deus conforme
a ordem que o próprio Senhor havia dado aos apóstolos (Atos 5:20) e não para convencer
alguém com “palavras persuasivas de sabedoria humana”, (I Cor. 2:4) pois quem
era convencido com a pregação de Paulo era convencido pelo Espirito Santo.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que prega um argumento filosófico e religioso que torna a fé
restrita a um convencimento das pessoas para propósitos somente desta vida
presente, mas sua mensagem é confirmada pelas operações do Espirito Santo que
transforma o homem e o conduz à vida eterna, abrindo-lhe o entendimento das
coisas espirituais. Exemplo: a igreja fiel não possui ritual nem liturgias
secretas, mas seus cultos são abertos ao público. O acesso à Palavra é para
todos os crentes e não para um grupo específico que se preparou de forma
acadêmica para isso. (Mateus 11:25).
3. Paulo não
amotinava o povo nas sinagogas, nem na cidade, porque quando lhes falava era
para trazer-lhes palavras de consolação. (Atos 13:15).
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que prega uma mensagem contundente e polêmica, mas sua mensagem
atende aos anseios de todas as pessoas, pois é uma mensagem para a alma, haja
vista a reação do governador Félix (Atos 24:25). Não é uma mensagem que
amotina, ou dispersa, ou causa rebelião e contenda entre os que a ouvem, mas
uma mensagem que aglutina e agrega as pessoas, pois é acompanhada da operação
do Espirito Santo. Exemplo: na igreja fiel o acesso à Palavra é para todos os
crentes e não para um grupo específico que se preparou de forma acadêmica para
isso. (Mateus 11:25).
4. Sua defesa pela
seita dos nazarenos era porque Paulo antes perseguia os daquela seita (Atos
9:2), munido de cartas dos lideres religiosos que o autorizavam a fazer isso,
alegando ser a fé cristã uma facção do judaísmo. Mais tarde sua conversão foi
marcada exatamente pelo encontro com “...Jesus, o Nazareno...”, (Atos 22:8) no
caminho de Damasco e esse encontro o transformou de perseguidor em defensor de
um Caminho e não uma seita, pois entendeu que não se tratava de uma facção, mas
um verdadeiro entendimento do que representava a Lei e os Profetas para a
igreja.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que mereça ser perseguida pelos que a conceituam como uma
facção, chamando-a de seita, pois a igreja fiel não é o resultado de uma cisão
de grupos religiosos, mas é composta daqueles que estão no Caminho da salvação
em Jesus Cristo. (Atos 24:14). Exemplo: a igreja fiel vê Jesus no VT, porque
Ele é o templo, o sacerdote, o cordeiro e o dia de descanso para a alma do
crente.
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a)
ACUSAÇÕES A PAULO (perante Festo) – Segundas
acusações:
Atos 25:2, 3 e 7.
1. armando ciladas contra Paulo (vs. 3)
2. matarem
Paulo no caminho (vs. 3)
3. graves acusações contra Paulo, mas sem provas
(vs. 7)
b)
ARGUMENTO PROFÉTICO USADO POR PAULO – segunda
defesa de Paulo.
Atos 25:8
1. não pequei contra a lei dos judeus
2. não pequei contra o templo
3. não pequei contra César.
COMENTÁRIO DA APLICAÇÃO PROFÉTICA
EM NOSSOS DIAS:
1. As ciladas eram
armadas pelos judeus contra Paulo, pois o acusavam de interpretar mal a Lei e
os Profetas, que era o VT. Pelo contrário Paulo entendeu que o jugo do VT que
nem eles ali, nem seus antepassados puderam suportar, não era para ser imposto
sobre os que estavam no Caminho. (Atos 15:10).
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que impõe sobre as pessoas o fardo de práticas religiosas de
cunho radical, tais como: abstinência de certos alimentos, prática de
penitências, imposição de usos e costumes, (trajes, uso de véu, cortes de
cabelo), de forma de batismo ou de dia de guarda. Nem mesmo de forma de vida
que impede o homem de viver e cumprir seus compromissos para com a família, a
sociedade e a pátria.
2. A intenção de matar
Paulo no caminho era quando da sua ida para Jesusalém, conforme pedido do
sumo-sacerdote e dos principais dos judeus a Festo (Atos 25:3). Mas ele alega
que sua ida a Jerusalém era para adoração, levando para os irmãos em Jerusalém
as ofertas arrecadadas (Atos 24:17 / Rm.15:25) e não para ser morto no caminho.
(Atos 24:11).
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita que mata os que caminham para Jerusalém, pois Jerusalém
representa para ela o caminho da eternidade e por isso sua mensagem é voltada
para as coisas da eternidade. Morrer no caminho é para aqueles que vivem sob as
ameaças de morte espiritual impostas pelos que lhes anunciam um evangelho
somente para os interesses da vida presente. (I Cor. 15:19).
Por exemplo: identifica-se uma igreja fiel quando ela abre seus templos para todos indistintamente, pois os cultos são públicos. Os templos são abertos para quaisquer pessoas e não tem reuniões secretas. Aqueles que se congregam a ela não o fazem por causa de uma carta de transferência de membro de uma instituição para outra, ou forma de batismo, mas pelo testemunho de transformação de vida cuja carta de apresentação é a experiência do novo nascimento.
Por exemplo: identifica-se uma igreja fiel quando ela abre seus templos para todos indistintamente, pois os cultos são públicos. Os templos são abertos para quaisquer pessoas e não tem reuniões secretas. Aqueles que se congregam a ela não o fazem por causa de uma carta de transferência de membro de uma instituição para outra, ou forma de batismo, mas pelo testemunho de transformação de vida cuja carta de apresentação é a experiência do novo nascimento.
3. As graves
acusações foram as mesmas que puseram Jesus contra Cesar na presença de
Pilatos, (João 19:12). Paulo se defende delas dizendo que “não pequei contra César”.
A igreja fiel de Jesus EM NOSSOS DIAS
não é uma seita, que proíbe seus membros do cumprimento com as obrigações
cívicas ou de atender a certas exigências das leis do País. Exemplo: reunir os
irmãos em dias de obrigações cívicas para priva-los de cumpri-las, tais como
votar nos dias de eleição, bem como proibições do cumprimento com o serviço
militar. “Dai, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Mateus
22:21).
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“A SEITA” e “O CAMINHO” – ATOS 24:14
A SEITA PREGA:
|
O CAMINHO PREGA:
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- Um Jesus morto,
de misticismo (Atos 25:19) – “...algumas questões acerca de sua superstição e
de um tal Jesus, defunto, que Paulo afirmava viver”.
|
- Um Jesus vivo. “...Paulo afirmava viver”. (Atos
25:19)
|
- “que Paulo não
viva mais”: perseguição contra a verdade. (Atos 25:24)
|
- Quem anuncia a
verdade não pode se calar. “...fala
Paulo e não te cales”. (Atos 18:9)
|
- argumentos
contra a verdade do evangelho em toda parte. (Atos 28:22b) – “...em toda parte se fala contra ela”.
|
- a mensagem que
todos querem ouvir (Atos 28:22a) – “...bem
quiséramos ouvir de ti o que sentes (pensas)”;
|
A PARTIR DAQUI
INFORMAÇÕES APENAS PARA CONHECIMENTO DO PASTOR:
1. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SEITA EM
TERMOS DA NOSSA EXPERIENCIA DE OBRA
a)
Não podemos aceitar a designação de seita
nos termos do dicionário, embora que em nossas posições à luz da Palavra de
Deus e de seus ensinos revistos, possamos até ser rotulados de “Seita”
como foram os cristãos da Igreja Primitiva de Pentecostes a uma seita. A
verdade é que aqueles que querem colocar-nos no rol de “seita” o fazem no sentido
do dicionário, o que não procede pelos seguintes motivos:
b)
Não somos
comunidade fechada nem de cunho radical por que:
c)
Os nossos cultos são públicos;
d)
Nossos templos se abrem todos os dias para qualquer pessoa.
e)
Não temos
reuniões secretas nem aceitamos grupos segregados a
qualquer pretexto, nem ainda por voto pessoal, como no caso de religiões até
seculares que não se consideram seitas e que segregam grupos em
conventos.
f)
Não temos nem rituais nem liturgias
secretas ou importadas, nem racismos.
2. DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE SEITA EM
TERMOS DA NOSSA EXPERIENCIA DE OBRDOUTRINA EXPLICITADA NA BIBLIA
a) A nossa doutrina não vai além do que está
explicitado na Bíblia que é a base e única regra de fé e
prática do Cristianismo.
b) Não impomos doutrinas de usos e costumes,
tais como: trajes especiais, corte de
cabelos, uso de véu ou abstenção de tipos de alimentos.
c) Não damos ênfase a forma de batismo ou dia
de guarda e nem pregamos nenhuma forma de vida que possa impedir o homem de viver e cumprir
seus compromissos para com a família, a sociedade e a pátria.
3.
FORMA DE ENSINO DEMOCRÁTICA
a) A forma de ensino é democrática,
onde todos os membros podem participar dos seminários.
b) Membros de outras comunidades evangélicas
são recebidos sem novo batismo e até mesmo sem apresentar carta de
transferência.
c) Não tratamos de política, pois não somos filiados a
qualquer partido ou movimento político, nem aceitamos dinheiro público (do
Governo) nem do exterior, com os quais não admitimos compromissos formais.
4.
MINISTÉRIO LEIGO
a) O ministério é leigo onde os pastores trabalham nas
mais diversas atividades e profissões, vivendo por conta própria em quase sua
totalidade.
b) Em suma, toda sua estrutura,
funcionamento e existência decorre da atualização e reestudo do ensino bíblico
realinhando as suas bases doutrinárias em termos mais espirituais à luz Palavra
de Deus.
c) A ceia é do Senhor e todos os que estão no corpo
(Igreja), isto é, estão em comunhão com
o Senhor, têm acesso à Sua mesa.
No
que concerne ao campo administrativo, toda estrutura é prática e atualizada no
propósito de realizar da melhor maneira possível a contribuição espontânea
que é proveniente de seus membros.
CONCLUSÃO:
entendemos que toda surpresa dos que não nos conhecem está na reformulação que
o Espírito Santo ditou para esta Obra nas doutrinas de Igreja, Salvação e Ministério.
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