domingo, 24 de junho de 2012

RESPOSTA EDB 24 DE JUNHO DE 2012


PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 23-24jun12

            - ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS CAP. 23 a 28

AFIRMAÇÃO:
OS CAPÍTULOS 23 A 28 DE ATOS DOS APÓSTOLOS RELATAM ALGUNS OBSTÁCULOS QUE TENTARAM IMPEDIR O PROJETO DO SENHOR PARA A CHEGADA DE PAULO A ROMA.
PERGUNTA:
É POSSÍVEL IDENTIFICAR TRÊS (3) OBSTÁCULOS E COMENTAR  A APLICAÇÃO PROFÉTICA DE  UM (1) DELES?

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUCAO:

1.             Para o estabelecimento da base doutrinária da Igreja, Paulo e os demais apóstolos tiveram que ter suas próprias experiências com o Senhor para poderem transmitir à igreja com segurança a doutrina da Palavra tirada do Velho Testamento e apresentada à igreja que iria viver da clareza dessa doutrina ajustada ao entendimento dela à luz do Novo Testamento.

2.             Os apóstolos, com suas próprias experiências com relação à doutrina, vão oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens, seus discursos e suas cartas doutrinárias fazendo a perfeita transposição do sentido doutrinário do VT para o entendimento da igreja.

3.             Para completar seu trabalho missionário nesta quarta viagem, desta vez a Roma, Paulo vai enfrentar fortes oposições de alguns poderes que se levantam para tentar impedir o projeto do Senhor para a sua vida quanto à pregação do evangelho. Esse projeto foi estabelecido para ele em Atos 9:15, 23:11 e 27:24. Essas oposições iniciam no capitulo 23 e se estendem até ao início do capítulo 28.

A chegada de Paulo a Roma daria cumprimento à profecia quanto ao alcance do evangelho até os confins da Terra, porque Roma era o centro do governo mundial naqueles dias e, ao chegar ali, o evangelho alcançaria os confins da Terra naqueles dias.

Por isso a ação de oposição do inimigo contra Paulo foi muito forte e para isto usa alguns poderes se opor a esse projeto. O poder religioso representado pelo sumo sacerdote e os anciãos; o poder político representado por Félix, Festo e Agripa, e o poder cultural na pessoa de Tértulo, hábil orador, com sua argúcia, seu poder de convencimento com palavras persuasivas e seu carisma diante das autoridades. Essas oposições tentaram, de todas as formas, fazer calar a voz daquele que nas três viagens missionárias anteriores havia se tornado o grande doutrinador da igreja (?). Tal oposição era para fazer calar a voz da doutrina, porque sem a doutrina a igreja iria perder a direção e tomar o rumo que mais tarde tomou, deixando entrar no meio dela toda a sorte de heresias.

Todavia Paulo usa o maior de todos os argumentos para enfrentar a oposição desses poderes que é o argumento profético, reafirmando em suas defesas a convicção inabalável de sua fé no Senhor Jesus.

  1. Hoje a igreja fiel do Senhor Jesus tem a responsabilidade de anunciar ao mundo a verdade do evangelho do qual ela é testemunha. Nenhuma oposição poderá fazer calar a voz do evangelho genuíno do Senhor Jesus, aquele que é anunciado com a confirmação do Espirito Santo visto que o argumento usado para anunciar esse evangelho é o argumento profético de uma palavra revelada pelo Espirito Santo para o mundo.
  2. Não serão os poderes que se opõem à verdade do evangelho que impedirão que a gloriosa promessa do Senhor Jesus se cumpra em nossos dias quanto ao alcance dos confins da Terra, pois o fim somente virá após o cumprimento dessa profecia. (Mateus 24:14). Da mesma forma como se cumpriu o projeto do Senhor para que Paulo chegasse a Roma e anunciasse o evangelho ali “sem impedimento algum”, (Atos 28:31) também nesta ultima hora haverá de se cumprir o projeto do anuncio do evangelho “a todo mundo para testemunho de todas as gentes” sem que qualquer oposição o impeça.

  1. EM CADA UMA DAS TENTATIVAS DE IMPEDI-LO DE CHEGAR A ROMA, PAULO TEVE UMA EXPERIÊNCIA NOVA E FOI FORTALECIDO PARA CUMPRIR O PROJETO DO SENHOR. ASSIM COMO NÓS, EM CADA TENTATIVA DE NOS IMPEDIR DE FALAR DA VOLTA DE JESUS, O SENHOR NOS DÁ UMA EXPERIÊNCIA NOVA DE VITÓRIA E NOS FORTALECE PARA TAMBÉM CUMPRIR O PROJETO DO SENHOR.  

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

 =============================================

RESPOSTA:

ALGUNS OBSTÁCULOS QUE TENTARAM IMPEDIR O PROJETO DO SENHOR PARA A CHEGADA DE PAULO A ROMA:


IDENTIFICAR TRÊS (3) OBSTÁCULOS
I - A CONSPIRAÇÃO DO SINÉDRIO (CONSELHO DOS ANCIÃOS) CONTRA PAULO – ATOS 22:30

“No dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões e mandou vir os principais dos sacerdotes e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles”.

ATOS 23:12 A 15 - O PLANO DO ADVERSÁRIO – a conspiração

Comentário:
O adversário não está satisfeito com o projeto de Deus para salvar o homem e tenta de todo o modo interferir neste projeto, armando ciladas. O adversário vem para roubar, matar e destruir, ou seja, matar a vida espiritual, roubar a benção e destruir o projeto de Deus, mas Deus vem com o seu amor, zelo e nos preserva de toda investida do adversário, preservando em nós a salvação.

COMENTÁRIO:

1.  Feriram Paulo na boca (Atos 23:2)

2.  Conspiração para matar Paulo, (Atos 23:12-14)

3.  Tentativa de envolver o Tribuno (Atos 23:15)


APLICAÇÃO FROFÉTICA:

1.      Ferir na boca é a tentativa de fazer calar a voz de quem fala pela revelação do Espirito Santo. Ao ouvirem a verdade que saiu da boca de Paulo, aquele Conselho mostrou que era dividido em si mesmo, pois os que não creem na esperança da ressurreição de Jesus (Atos 23:7-8), estão sempre em dissenção e divisão. Ferir Paulo na boca é pedir para calar a voz do evangelho. É impedir a liberdade de culto e a liberdade de pregação do evangelho. É ser crente sem doutrina, pois já temos muitas igrejas evangélicas que não têm mais Escola Bíblica Dominical para ensinar doutrina aos crentes.

2.      Matar Paulo era fazer o mesmo que fizeram com os profetas no passado, para calar-lhes a voz, visto que falavam da parte do Senhor. Os religiosos dos nossos dias fazem o mesmo com seus ensinos e mensagens voltados para o que é terreno, tirando assim a vida espiritual dos crentes.

3.      Eram mais de quarenta os conspiradores para mostrar o numero daqueles que se unem para conspirar contra a verdade. Eles não têm o que comer nem o que beber para si próprios, quando mais para os outros. Eles se entendem entre si, pois se unem em um mesmo intento. O envolvimento do Tribuno que era um pagão naquela trama retrata o envolvimento do mundo para fazer mais força contra a verdade.

 II - A ACUSAÇÃO DE TÉRTULO, O ORADOR  – ATOS 24:1-8

Verso 1 – “Cinco dias depois, o sumo sacerdote, Ananias, desceu com os anciãos e um certo Tértulo, orador, os quais compareceram perante o governador contra Paulo.

Verso 2 – “E, sendo chamado, Tértulo começou a acusá-lo, dizendo:”

Perseguições:

At 24:5-9 – Como estudamos anteriormente o objetivo dos judeus era que Paulo caísse no descrédito perante o povo e os governantes o acusando-o que fazia parte de uma seita, para que assim, o pudessem armar emboscadas, ou seja, matá-lo. At 26: 21-22 – At 25:3, de perseguidor passou a ser perseguido.


O naufrágio

Ventos contrários - atos 27:4

A picada da víbora: investida do adversário – Atos 28:3

O apelo para César para cumprir a vontade do Senhor – Atos 25:11

A astucia do adversário usando Félix – ATOS 24:26

Comentário:

Paulo que estava preso, por várias vezes foi tentado em pagar para poder ter sua liberdade para este mundo, fazendo assim ficaria livre das acusações em que os judeus o acusava. Hoje não é diferente quando vemos a religião querendo que o homem venha pagar para ter a sua liberdade e ficar livre das acusações, é mais fácil eu pagar pela benção do que lutar por ela. Paulo valorizou mais a benção da vida eterna do que a liberdade provisória para esta vida.

COMENTÁRIO:

1.  Os religiosos contando com o apoio de uma pessoa eloquente, com forte poder de argumento convincente contra Paulo

2.  Palavras de lisonjas de Tértulo a Félix, nos versos 3 e 4, mostrando sua capacidade de convencer as pessoas com seus argumentos

3.  Acusações infundadas (sem provas) contra Paulo – (Atos 25:7)



APLICAÇÃO FROFÉTICA:

1.      Cultura e folclore sempre foram os recursos usados pelos argumentos religiosos para confundir a verdade do evangelho. Discursos / sermões de agrado aos interesses das multidões em lugar de uma mensagem revelada que agrada a alma.

2.      Vivemos numa sociedade em que a cultura e os costumes tentam colocar sempre os seus ditames acima da forma de vida consagrada do crente. Para isto usam de argumentos convincentes para mudar essa forma de vida adaptando-a aos conceitos modernos.

3.      Acusar o crente, sem provas é o método adotado por aqueles que pregam a mensagem comprada pelos interesses que eles investem nela para tirar dela o proveito próprio. A maior prova da mensagem que se prega é a viver essa mensagem.

Aceitar acusação sem provas é compartilhar de uma injustiça que se comete contra um inocente e para isto as leis romanas foram mais justas com Paulo (Atos 25:16) do que a lei de seus acusadores Atos 24:26).
Perseguições:

Tentam nos acusar de fazermos parte de uma seita, para que possamos cair no descrédito quando vamos falar da salvação, ou mesmo, tentam apontar nossos erros para que possamos nos igualar ao mundo;

 III - O TRIBUNAL DE Félix, Festo e Agripa – ATOS 24:26 / 25:19 / 24:27 / 25:9

“..........................................”.
COMENTÁRIO:

1.      Félix queria dinheiro de Paulo, pois por certo havia recebido algum beneficio dos judeus, visto que queria agradar aos judeus no cap 24:26.

2.      Festo queria convencer o rei Agripa com argumentos contra Paulo dos quais não tinha conhecimento pessoal, argumentos esses recebidos das autoridades religiosas. 25:19

3.      A expressão: “para agradar aos judeus” – Atos 24:27 / 25:9.

4.      A intenção do rei Agripa de soltar Paulo, se não tivesse apelado para César.



APLICAÇÃO PROFÉTICA:

1.      O conceito que as pessoas têm hoje sobre o evangelho é que se trata de algo para atender aos interesses materiais em primeiro lugar, por isso o relacionam sempre com tais interesses. Paulo entrega a Felix e sua esposa uma mensagem que fala sobre aquilo que Deus tem para o homem, que não é material, mas espiritual. Assim Paulo mostrou para eles que o evangelho que ele pregava não visava troca de valores materiais com as pessoas, mas era a valorização de um bem espiritual.

2.      O evangelho de Jesus não é uma composição de argumentos que as pessoas possam pregar com fins apenas de meros transmissores daquilo que pregam sem crer, mas é o poder de Deus para a salvação daquele que crê e vive esse evangelho.

3.      Agradar aos judeus era uma troca de favores, pois os poderes que se opõem contra a verdade do evangelho se mancomunam na troca de seus interesses.

As leis dos países serão sempre cegas para enxergar somente do ponto de vista legal, em por causa disso, nos países que já adotaram o sistema “laico”, os pais já não podem mais ensinar o caminho do Senhor aos filhos, porque num estado laico, os filhos é que têm o direito de fazer suas escolhas e suas opções para a vida, julgando e condenando esses pais. Estado laico é aquele onde somente as leis ditam as formas de vida dos cidadãos e não suas convicções de fé.

Porém a lei de Cristo vai muito mais além do que isso, pois o sentido dela é espiritual, onde o culpado deixa de ter a culpa a partir de quando crê no “inocente”. (Romanos 5:1 e 8:1).

4.      Para Paulo mais importava ser preso em Roma, do que ser solto por Agripa em Cesaréia, pois ir para Roma estava dentro do plano de Deus para a sua vida e para o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário