terça-feira, 10 de julho de 2012

ESTUDO CIA - 09/07/2012

Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 09/07/2012

TEMA: SANTIFICAÇÃO
ASSUNTO: Daniel não se contaminou com as iguarias do rei.
TEXTO: Daniel capítulo 1

Data: 15/07/2012

 Introdução:

 Na aula passada nós estudamos como Elias restaurou o altar, antes de fazer o holocausto, e como Deus lhe respondeu com fogo do céu, porque ali estavam todos os elementos que fazem parte do projeto de salvação para o homem:
 O altar (o nosso coração),
  • A oferta (o Senhor Jesus),
  • A lenha (nossa condição humana, falha),
  • A água derramada, a Palavra de Deus, o Seu projeto;
  • Os quatro cântaros: Os quatro aspectos que Jesus assumiu ao vir ao mundo para cumprir todo o projeto para salvação do homem (Rei, Servo, Homem Perfeito e Deus);
  • O rego cheio de água: A Palavra do Senhor ao nosso redor, nos orientando no caminho a seguir.
 Agora estudaremos, no livro de Daniel, a respeito dos jovens hebreus que foram tirados da sua cidade e levados cativos (presos) para uma terra cheia de idolatria.
Como foi a vida daqueles jovens naquela cidade chamada Babilônia? Será que eles continuaram tendo o mesmo comportamento que tinham na sua terra ou passaram a viver praticando os costumes do povo de Babilônia?

DESENVOLVIMENTO:

O povo do Senhor estava vivendo momentos muito difíceis. Seu rei, o representante de Israel, era desobediente e deixou entrar a maldade em seu coração. Não ouviu os conselhos do Senhor e entrou pelos caminhos da idolatria, da desobediência, praticando as maldades do seu coração. Sendo assim, levou a maioria do povo a pecar. Por isto Deus permitiu que o povo fosse levado preso para a Babilônia.
O rei Nabucodonosor, da Babilônia pediu que um de seus chefes trouxesse para o palácio alguns jovens que vieram de Judá e que eram servos de Deus.
E como eram os jovens que o rei queria? Vamos saber as características dos jovens que o rei queria para morar no palácio: (Pelo tempo que Daniel viveu no cativeiro de Babilônia, é fácil entender que eles eram jovens tão novos saídos recentemente da adolescência).

OS JOVENS HEBREUS CATIVOS:
Daniel 1:3 – “E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, …”
 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS – ADOLESCENTES ESCOLHIDOS
Requisitos exigidos por Nabucodonosor: (v.3-4)
  • Filhos de Israel, da linhagem real e dos príncipes;
  • Jovens em quem não houvesse defeito algum;
  • De boa aparência;
  • E instruídos em toda a sabedoria;
  • E doutos em ciência;
  • E entendidos no conhecimento;
  • E que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei.
 Quem seriam hoje esses jovens (adolescentes) – alvos do adversário?
Resposta: O grupo de jovens, adolescentes e crianças da igreja, fiéis ao Senhor:
 Nobres – quer dizer: que faz parte da nobreza, que tem privilégios, tem elevação moral. Com Cristo temos o privilégio de participarmos da bênção da salvação e gozar dos benefícios que ela nos traz – segurança, vida eterna …;
  • Da linhagem real – filhos de Deus, co-herdeiros com Cristo – herdamos a vida eterna, o direito de comermos da árvore da vida, de andarmos nas ruas de ouro com Jesus;
  • De boa aparência – diferentes da aparência do mundo;
  • Sem defeitos – sem vícios, sem maus costumes;
  • Instruídos – conhecimento e vivência da Palavra, instruídos no comportarem-se, uma postura diferente do mundo;
  • Doutos, (cultos) – bem sucedidos nos estudos;
  • Habilidade para assistirem ao rei – preparados para o serviço do Senhor Jesus.
 MEDIDAS DO REI PARA MODIFICAR OS JOVENS (ADOLESCENTES) HEBREUS – TIRAR TODA A CULTURA DE ISRAEL, MUDAR A IDENTIDADE E O COMPORTAMENTO DELES.
  • Que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus
(nova cultura, novo modo de falar = modo do mundo)
  • (v. 5) E o rei lhes determinou a porção diária.
O assédio e os oferecimentos do adversário hoje são diários – TV, revistas, novelas e filmes que ensinam coisas pervertidas. Mas a salvação está em crer no Senhor Jesus como o nosso único Salvador e o único nome que nos leva à comunhão com Deus.
Por isto temos que fazer a nossa escolha agora, todos os dias, pois quando morrermos não teremos mais chance de escolha. Jesus já morreu na cruz para justificar os nossos pecados e cremos nisto e buscamos esta salvação todos os dias.

  • Das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia,
(hábitos da Babilônia = hábitos do mundo)
  • E que assim fossem mantidos por três anos,
(tempo determinado pelo rei para moldar os jovens aos costumes de Babilônia)
  • Para que no fim destes anos pudessem estar diante do rei
(finalidade da preparação = ser capacitados para atuarem profissionalmente, porém servindo e adorando aos ídolos)
  • Troca de nomes = troca de identidade
(vv.6 e 7) “E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel (Deus é meu juiz) pôs o de Beltessazar …”(Príncipe de Bel; protegido de Bel).
O rei pretendia que Daniel, desde a sua preparação até o dia em que começasse a trabalhar, esquecesse o Senhor e buscasse proteção nos ídolos. Mas nos 3 anos que ali estiveram, foram protegidos pelo Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Assim acontece com as crianças, intermediários e adolescentes da Igreja de Jesus. Eles não se contaminam com as iguarias do mundo e a sua identidade é a identidade do Senhor Jesus, porque temos o mesmo sangue, o sangue de Jesus correndo no interior do nosso coração, e pela fé que temos nas Suas promessas vamos caminhando para chegarmos ao grande dia: o arrebatamento, quando Jesus vai nos chamar e com as nossas candeias cheias de óleo vamos subir com o Senhor Jesus para as mansões celestiais.
A nossa é mensagem é: Maranata! O Senhor Jesus vem!

                * Lembramos que na classe das crianças as professoras devem mostrar a beleza das características das crianças do Senhor. E que Daniel não se contaminou com as comidas do rei.
               O que significa a comida do rei para nós? As danças, festas juninas e “julinas”, os ensinos maldosos do mundo que querem perverter os servos do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário