domingo, 15 de julho de 2012

RESPOSTA EDB 15 DE JULHO DE 2012


PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 14-15jul12

            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS 9:10-18

TEMA: INTEGRAÇÃO AO CORPO
I - COM BASE NO TEXTO DE ATOS 9:10-18, COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DO TEMA NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
1. UM VASO ESCOLHIDO
2. O CAMINHO POR ONDE VINHAS
3. CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
4. FOI BATIZADO

II - PREPARAR SUGESTÕES DE MENSAGENS SOBRE OS ITENS ACIMA:

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)



INTRODUCAO:

1.      Como resultado do estabelecimento de uma base doutrinária sólida por parte dos apóstolos, a igreja passou a viver essa doutrina, uma vez que ela própria teve sua experiência com a doutrina. Primeiro a igreja teve a experiência com as operações do Espirito Santo, depois ela foi doutrinada pelos apóstolos para poder viver a doutrina conscientemente.

2.      Paulo e os demais apóstolos, com suas próprias experiências com relação à vivência da doutrina, vão oferecer uma importante contribuição, através de suas cartas na consolidação do ensino doutrinário capaz de levar a igreja a vivê-las em suas experiências pessoais com o Senhor.  Entre as várias doutrinas existentes no ensino das cartas de Paulo, está a doutrina sobre a igreja, como corpo de Cristo.

3.      A experiência que Paulo teve quando foi recebido pelo corpo de Cristo, vai prepara-lo para pregar e ensinar à igreja sobre esse assunto com muita autoridade, pois ele não foi recebido por Ananias para fazer parte de um simples rol de membros de uma igreja, mas foi recebido pelo Senhor no Reino de Deus, através das revelações do Senhor sobre sua vida, entregues por Ananias.  

  

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:



=============================================

RESPOSTA:

I - COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO DO TEMA INTEGRAÇÃO AO CORPO NA EXPRESSÃO:



1 – UM VASO ESCOLHIDO – ATOS 9:15

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.”.



COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:



1.  Um vaso escolhido e não “o vaso escolhido”, é a expressão que mostra que Paulo era um membro do corpo, no meio de tantos outros que Deus já havia escolhido e haveria de ainda escolher. Esta expressão foi usada por Deus acerca de um homem que naquele momento já estava em casa de Judas, à rua chamada Direita, na cidade de Damasco lugar para onde Saulo foi levado por orientação do Senhor Jesus no verso 6. Não era um vaso escolhido por Ananias (verso 13-14), mas um vaso escolhido de Deus, pois “para mim” é a expressão da Eleição feita por Deus, conforme I Pedro 1:2. Paulo foi chamado de “vaso” porque o servo é um instrumento nas mãos do Senhor para fazer dele o que o Senhor, como oleiro, deseja fazer. Na expressão: “para levar o meu nome...” está o caráter de instrumentalidade na salvação de Paulo.



2 – O CAMINHO POR ONDE VINHAS – ATOS 9:17

“E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”.



COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:



1.      O caminho de Damasco marcou para Paulo dois momentos: o primeiro era de onde ele vinha até ao encontro com o Senhor Jesus e o segundo era para onde ele ia após esse encontro. No primeiro ele vinha sob as ordens das cartas do conselho dos anciãos (Atos 22:5 e 26:10), no segundo ele passou a andar segundo a palavra do Senhor Jesus. Ele vinha andando no caminho da morte, mas agora ia andando no caminho da vida. Essa mudança na caminhada se chama: conversão. A igreja fiel de Jesus é composta daqueles que foram transformados pelo encontro com o Senhor Jesus, ou seja, os nascidos de novo. Novo nascimento não é simplesmente um rótulo de crente, mas uma mudança de vida.

O caminho por onde vinhas: o caminho da religião, do mundo, do pecado, etc. Qualquer que tenha sido o caminho por onde tenhamos vindo, a partir de agora o que importa é o caminho para onde estamos indo, pois Jesus é O Caminho.

O caminho por onde vinhas:

- caminho da religiosidade - fariseu convicto;

- caminho da tradição e da lei, pois em seu nome matava os cristãos;

- caminho da autoridade humana - tinha carta dos principais sacerdotes;

- caminho do poder dos homens - tinha cidadania romana que era o poder dominante.

Na vinda, o homem caminha sem Deus, mas na ida, após o Encontro com Deus, caminha na direção do Deus vivo.



3 – CHEIO DO ESPIRITO SANTO – ATOS 9:17

“E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo”.



COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:



1.      Cheio do Espirito Santo é estar cheio da graça. “impondo-lhe as mãos” = ação do Corpo – Manifestação da Graça. Através do Ministério de Jesus revelado no Corpo, Paulo alcançou a graça de ser cheio pelo Espírito Santo, recebendo de Deus a autoridade para anunciar o Evangelho, sendo selado como propriedade peculiar de Deus para ver não mais a razão, mas sim a Revelação. “Irmão Saulo”: é a expressão usada por quem está no mesmo corpo, na mesma família e tem o mesmo sangue, debaixo da mesma revelação do Espirito Santo.

O homem que iria testemunhar do Senhor diante dos gentios, dos reis da terra e ser o grande doutrinador da igreja, precisava mesmo ser cheio do Espírito Santo.



4 – FOI BATIZADO – ATOS 9:18

“E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado”.



COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:



BATISMO: Mergulho. Portanto, o batismo se realiza pela imersão completa do corpo físico nas águas, tendo um glorioso significado: Morte para o mundo e Ressurreição para uma nova vida com Jesus no Corpo

Ser batizado era a integração visível de Paulo à igreja, mas no reino de Deus ele já estava integrado quando foi chamado de um vaso escolhido.

As escamas caíram dos seus olhos antes de ser batizado, porque para tomar a decisão de fazer parte da igreja visível de Jesus é preciso ter uma visão nítida do projeto para a vida do servo.



II – SUGESTOES DE MENSAGENS PARA OS ITENS ACIMA:

1.      ATOS 9:11 – “Ananias!  E ele respondeu, eis-me aqui, Senhor!”

Ananias: representa a igreja fiel que tem os ouvidos atentos a voz do Senhor.

Os dons espirituais (sinais):  “...vai à Rua Direita,...”.

Creu na revelação: (verso 17) – “E Ananias foi, ...”

“...impondo-lhe as mãos...” - orou por SAULO.

A igreja do Senhor está pronta para ouvir a voz do Senhor, disposta para ser enviada e a crer que Deus tem poder para salvar e transformar o homem.

Sua posição é de ir ao encontro do novo convertido, orar por ele e assisti-lo para que as escamas caiam dos olhos e ele seja batizado com o ES.

Paulo foi uma benção, mas Deus usou Ananias para a assistência inicial para que entrasse no Caminho. Essa assistência foi toda feita na revelação do Senhor.



2.      Atos 9:13-15 - A instrumentalidade para Salvação de novas vidas.

- “E respondeu Ananias”: Ananias não compreendia os mistérios do Senhor e antes de atender a orientação do Senhor buscou argumentos para não ir ter com Paulo – por algumas vezes podemos buscar argumentos para não convidar, não evangelizar, não falar do Senhor, mas os mistérios do Senhor vão além dos nossos argumentos pois Deus quer salvar vidas através da nossa instrumentalidade;

- “de muitos ouvi”: Ananias ouviu muitos falarem a respeito de Saulo e essas vozes se opunham ao que o Senhor falara – as “muitas vozes” podem surgir para nos convencer da impossibilidade de o Senhor salvar certas vidas, mas devemos dar ouvidos a uma só voz, a voz do Espírito Santo. Independente da condição da pessoa, o Senhor tem poder para transforma-la. “...onde o pecado abundou, superabundou a graça” Rm 5:20);

- “Vai, porque este é para mim o vaso escolhido”: Paulo foi escolhido pelo Senhor e há muitos escolhidos, muitas vidas em nosso convívio (trabalho, faculdade...) que o Senhor quer alcançar através da nossa instrumentalidade;



3. Atos 9:11-12 – A revelação do que está oculto

- “discípulo chamado Ananias” – Ananias era um servo do Senhor;

- “disse-lhe o Senhor em visão” – O Senhor mostrando o mistério que estava oculto para alcançar a vida de Paulo – os dons revelados para o culto;

- “Eis-me aqui, Senhor” – o servo que está atento à voz do Senhor para conhecer a revelação e a direção do culto;

- “rua chamada Direita”....”eis que ele está orando” – O mistério revelado, a necessidade do visitante que estava oculta mas que o Senhor revela no detalhe para alcança-lo.

- O Senhor tem dado todas as condições para que novas vidas sejam integradas ao corpo, ele revela os dons, se revela aos corações, batiza com o Espírito Santo, convence do pecado. Só precisamos estar atentos à voz do Senhor para sermos usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário