domingo, 22 de julho de 2012

RESPOSTA EBD 21 07 2012

OBSERVAÇÕES PARA OS PASTORES:

1.      Estamos apresentando comentários enviados por vários grupos de estudos sobre o tema GRAÇA, nas duas expressões: ABUNDANTE GRAÇA e CRESCEI NA GRAÇA, podendo ainda ser acrescentados outros comentários sobre o assunto.

2.      O objetivo de ser o mesmo assunto para a EBJO e EBD, é para que os jovens e obreiros possam ajudar na participação da dinâmica da Escola Bíblica no domingo. Pedimos o cuidado dos pastores para incentivares os jovens e obreiros nessa participação e não deixarem de estar na EBD no domingo alegando já terem “assistido ao filme” no sábado, pois lá fora no mundo até novela vale a pena ver de novo.

3.      Informamos que os pastores que estiverem de posse desta publicação, desde que tenham o completo domínio do assunto, não têm necessidade de ligar o satélite no retorno das explanações, às 11 horas.

4.      As sugestões de mensagens serão passadas às 11:45, mas serão também publicadas no site da EBD.

5.      Estaremos dando continuidade neste próximo sábado, 21 de julho, à nova dinâmica para a reunião de Jovens e Obreiros, conforme orientação do Senhor para a qual será útil a participação dos pastores na reunião.

6.      A mensagem transmitida via satélite no domingo à noite continuará sendo retransmitida às quartas feiras. Tal mensagem é para suprir a ausência do pastor local, quando for o caso.
PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 21-22jul12

            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 4:33 E II PEDRO 3:18

TEMA: GRAÇA
I - COM BASE NOS TEXTOS DE ATOS 4:33 E II PEDRO 3:18, COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DO TEMA NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

1. “ABUNDANTE GRAÇA”
2. “CRESCEI NA GRAÇA”

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
INTRODUCAO:

1.      Como resultado do estabelecimento de uma base doutrinária sólida por parte dos apóstolos, a igreja passou a viver essa doutrina, uma vez que ela própria teve sua experiência com a doutrina. Primeiro a igreja teve a experiência com as operações do Espirito Santo, depois ela foi doutrinada pelos apóstolos para poder viver a doutrina conscientemente.

2.      Os apóstolos, com suas próprias experiências com relação à vivência da doutrina, vão oferecer uma importante contribuição, através de suas cartas na consolidação do ensino doutrinário capaz de levar a igreja a vivê-las em sua experiência pessoal com o Senhor.  Entre as várias doutrinas existentes no ensino de suas cartas, está a doutrina sobre a GRAÇA do Senhor Jesus sobre eles e sobre toda a igreja.

3.      O testemunho dado pelos apóstolos sobre a ressurreição do Senhor Jesus trouxe sobre eles o derramamento da abundante graça do Senhor, capacitando-os para estarem cheios do poder do Espirito Santo. Esta experiência puderam transmitir para a igreja, como na segunda carta de Pedro 3:18, quando o apóstolo orienta a igreja quanto ao crescimento na graça.  

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

Significado bíblico da palavra: GRAÇA

A palavra GRACA usada no NT vem do grego: KARIS = FAVOR IMERECIDO DE DEUS

Essa condição de não merecedor é claramente citada por Paulo em Romanos 3:23.

O significado de KARIS é também: aquilo que provém do Espirito Santo.

O que é graça? Graça é a operação do Espirito Santo. Por isso dizemos que estamos no período da dispensação da graça. Existiu o período da Lei na Velha Dispensação.

Todas as vezes que Paulo, por exemplo, fala de uma operação do Espirito Santo usa a palavra KARIS, ou seja, aquilo que provém do Espirito Santo.

Quem mais fala sobre graça no NT é Paulo: como é o caso da carta de Paulo aos Coríntios 12:8, falando sobre os dons espirituais. Ali ele usa a palavra KARISMA: para designar o que e dom espiritual. É uma expressão no sentido daquilo que provém do Espirito Santo.

No VT: a palavra graça tem o sentido de MISERICORDIA. Era quando Deus exercia misericórdia.

Conceito da palavra graça na tradução da Vulgata Latina: GRATIA = um favor em razão de alguma coisa que se recebia, quando se alcançava um favor. Um favor que podia ser alcançado até pelos próprios méritos, como por exemplo: realizar alguma obra para alcançar uma graça.

O sentido de GRAÇA no NT:

- muitas vezes a palavra graça vem com um significado de um favor recebido sem merecimento,

- outras vezes refere-se a uma operação do Espirito Santo.

I – COMENTARIO DO SENTIDO PROFETICO DO TEMA “GRAÇA” NA EXPRESSÃO:
1 – ABUNDANTE GRAÇA – ATOS 4:33

“E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.
COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:

A palavra graça aqui tem o sentido daquilo que provém do Espirito Santo. Portanto, abundante graça significa abundante operação do Espirito Santo e isso mostra que todos eles eram cheios do Espirito Santo. A abundante graça existente nos apóstolos e na igreja era em decorrência do testemunho de que o Senhor Jesus estava vivo. Esse testemunho era dado pelos apóstolos através das operações do Espirito Santo, que é a graça.

Em “todos eles” havia abundante graça, pois a graça não somente era abundante, mas estava sobre todos eles, visto que juntos formavam o corpo de Cristo.

Então esta expressão: abundante graça significa que estavam cheios do favor imerecido de Deus, que é o Espírito Santo.

A abundante graça do Senhor Jesus sobre os apóstolos e sobre a igreja era manifestada nas muitas operações do Espirito Santo, através de sinais e maravilhas, como a cura do coxo na porta formosa, resultando na salvação de quase cinco mil pessoas, na resposta às orações da igreja, como no livramento de Pedro da prisão, ou mesmo naquele culto do partir do pão, onde o jovem Eutico caiu do terceiro andar e Paulo o ressuscitou trazendo-o de volta ao culto.

Hoje esta mesma abundante graça continua na vida da igreja fiel porque, no meio dela, o Senhor continua realizando a mesma Obra. Esta abundante graça está nas reuniões, nos cultos, nas vigílias, através das manifestações dos dons espirituais resultantes das operações do Espirito Santo.

A abundante graça sobre a igreja é a prova do abundante amor de Deus pelos seus servos, porque onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus. (Romanos 5:20).

Entendemos então que abundante graça é o domínio total do Espírito Santo sobre a igreja que, como corpo de Cristo tem a fluência do Espírito Santo em si prefigurado no sangue de Jesus. Consequentemente o homem não tem evidência, sendo apenas um instrumento da operação do Espírito Santo. Assim também a ausência da graça é quando há o domínio da razão humana em lugar da direção do Espírito Santo, comprometendo o poder para testemunhar da salvação de Jesus Cristo.

2 – CRESCEI  NA GRAÇA – II PEDRO 3:18

“Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!”

COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:

A igreja vive no período da dispensação da graça, que é a dispensação do Espirito Santo derramado sem medida.

Porque a igreja cresce na graça? Porque ela recebe o Espirito Santo derramado sem medida. Como crescer na graça? O crescimento na graça se dá através da operação do Espirito Santo na vida da igreja. O crente de hoje não é mais igual àquele do dia de sua conversão, pois agora ele cresceu e cresceu na graça por causa das operações do Espirito Santo na vida dele. Quanto mais experiência com as operações do Espirito Santo, mais crescimento.

O capitulo 3 de II Pedro fala do preparo da igreja para a volta do Senhor Jesus e o versículo 18 é uma admoestação do apóstolo Pedro iniciada no versículo 17, quanto aos cuidados com a firmeza na caminhada.

Portanto a graça aqui está somada ao conhecimento do Senhor Jesus, que é aquilo que faz a igreja crescer na vida espiritual, pois a graça esta relacionada com aquilo que vem do Espirito Santo que é quem edifica e santifica a igreja.

Temos hoje no meio da igreja as multiformes manifestações do Espirito Santo, através das operações dos sinais, das curas, maravilhas, da salvação de vidas. O Senhor falando no nosso meio através dos dons espirituais. Estas manifestações da graça é que produzem o conhecimento espiritual da igreja e também faz crescer revelação do Senhor Jesus no meio da igreja.

Crescer na graça aponta para cima, pois quando apelamos para os recursos que vêm da graça do Senhor, estamos recebendo o favor não merecido que vem do alto. Paulo confirma isso quando escreve Efésios 2:8 dizendo que “isso não vem de vós, é dom de Deus”.

Enquanto crescer no conhecimento aponta para a profundidade, pois quando usamos os recursos da graça, nos aprofundamos cada vez mais no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Conhecemos o Senhor Jesus tanto quanto temos de sua graça sobre nós.

Portanto crescer na graça é buscar dia a dia o favor não merecido que Deus põe à disposição de seus servos.

A graça na Igreja Primitiva era dizer: Jesus está vivo, pois ela testemunhava disso, visto possuir as evidências de que Jesus estava mesmo vivo e presente na igreja.

A graça na igreja dos últimos dias é dizer: Jesus está vivo e em breve voltará, pois a igreja hoje é testemunha dessa proximidade da sua volta no cumprimento das profecias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário