terça-feira, 24 de julho de 2012

ESTUDO CIA PARA 29/07/2012

Estudo para Crianças, Intermediários e Adolescentes 23/07/2012

8ª AULA
TEMA: SANTIFICAÇÃO
ASSUNTO: A Vida Eterna
TEXTO: Jo 14:6
DATA: 29/07/2012
A VIDA ETERNA
Na semana anterior falamos sobre Daniel como um servo fiel que santificou a sua vida, foi vítima da inveja, da intriga, da cobiças de homens que estavam perto dele. Nesta aula vamos fechar o assunto “Santificação” mostrando que esta busca não é em vão, mas este assunto maravilhoso nos mostra um grande presente que o Senhor Deus nos deu e através dele ganhamos uma herança: A Vida Eterna. E quem é este presente que é a Porta para a Vida? E como vamos alcançar a Vida eterna?

INTRODUÇÃO

Jesus disse a um dos seus discípulos:
“… Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6).
Jesus é a porta, nós já sabemos. Então entramos por esta porta para começarmos nossa caminhada com Jesus.
Jesus é o caminho. Todo caminho tem um destino. Se vamos a um lugar distante, pegamos uma condução para aquele lugar. Uma placa anuncia nosso destino, o nome do lugar:
- Ah! Olha a indicação do lugar! Vamos chegar lá?
Então entramos no caminho e continuamos até chegar ao destino. Aí, pronto, descemos da condução e chegamos ao lugar do nosso destino. Vamos conhecer, passear, desfrutar do propósito que nos levou até lá.

E QUEM É ESTE PRESENTE QUE, É A PORTA PARA A VIDA?

JESUS É O PRESENTE DE DEUS: Jesus disse: Eu sou o caminho para o Pai.
Ah! Eu conheço o caminho para o Pai!
Isto basta para nós, crianças, intermediários e adolescentes? Não! É preciso entrar no Caminho. Jesus é a Porta de entrada.
Ah! Que maravilha, estou no caminho! Venho à igreja, já aceitei Jesus, mas vou também para o mundo com os meus amigos, vou às festas do mundo, vou ver os filmes maus, meus amigos gostam. Ah, eles falam de programas na Internet, sujos, e eles vêem e eu vejo com eles também.
- À Escola Dominical eu não gosto de ir.
- E você está no caminho agindo assim? Não! Está desviado do caminho. Não anda, não vai chegar ao fim do caminho e todo caminho leva a um destino. Só anda em caminhos à toa uma pessoa sem juízo, um andarilho.
Um discípulo disse: Eu não sei o caminho para o Pai e Jesus respondeu: “… Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (Jo 14:6).
            Jesus é a porta deste caminho; Ele é o caminho; Ele é o término, o fim deste caminho, a morada eterna com o Pai e todos os que querem Viver eternamente. Isto é viver para sempre com Jesus lá no céu.

ETERNIDADE

            Jo 14:1-3 – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

O Senhor Jesus conversava com os seus amigos, os discípulos, ensinando-os. E Ele, Jesus, os conhecia muito bem. Ele viu que eles estavam tristes, turbados, ou perturbados, e entendeu o que se passava nos seus pensamentos.

Os discípulos pensavam: “É, o Senhor parece que vai nos abandonar, e para onde vamos nós?”
Jesus então disse: “Creiam em mim e no meu Pai, Deus, porque na casa de meu Pai há muitas moradas. São moradas que não são feitas de tijolo, pedras, que se acabam e eu vou prepará-las para vós.
São moradas eternas, nunca mais serão destruídas. O Senhor falava de maneira tão natural sobre a Eternidade! É para sempre. Nunca mais teremos tristeza, lares separados, brigas em casa. É um lugar de muita alegria.

Lá no céu vamos ser recebidos pelo Senhor.
Ele continuou seu ensino e nós também vamos continuar.
Jesus disse que precisava ir para lá porque Ele ia preparar, separar, o lugar para cada um de nós. Mas primeiro Ele ia dar o seu ensino para ninguém nos enganar. Ele ia perdoar nossos pecados, porque só pessoas limpas podem ir para essas moradas no céu e para isso ele ia morrer numa cruz, derramar o seu sangue e nos dar direito assim de irmos morar com ele. É um prova de grande amor por nós.
Jesus tornou-se, assim, o nosso caminho e vem nos buscar. Ap 21:7 – “Quem vencer, herdará todas as coisas e eu serei seu Deus e ele será meu filho”.

Ele disse: ...Virei outra vez …

Porque a primeira vinda foi quando ele tomou um corpo humano, nasceu pobre num lugar muito simples, lugar onde o gado dormia. Que coisa, não é?
Cresceu menino aprendendo com os pais a obedecer-lhes e, nas sinagogas, as igrejas daquele tempo, aprendia a Palavra do Pai; depois cresceu e começou a sua igreja, chamando os 12 apóstolos.
Jesus ensinava aos apóstolos, depois eles ensinaram a nós.
Então Jesus lhes dizia: Eu voltarei para vos buscar … Era a vinda do Senhor Jesus para nos buscar e Ele disse para nós O esperarmos.

JESUS VOLTARÁ

Quando Jesus vai voltar? Muitos se preocupam em saber o dia, mas o Pai nos ensinou a esperar Jesus vivendo todos os dias com Ele, tendo-o como nosso pastor, que toma conta de nós, que nos ama e que um dia vai voltar.
Os profetas do Velho Testamento anunciaram a primeira vinda de Jesus 800 anos, 600 anos, 500 anos, até que Jesus nasceu e houve os que não creram. Jesus prometeu que virá nos buscar e Ele está esperando por muitos que ainda vão crer.
Quem espera uma pessoa querida fica sempre em alegria, esperando o momento da sua chegada. Imagine um amigo, uma amiga, avisa que vem nos buscar para irmos a um passeio. Nós vamos embora de casa, nem ligamos para a hora que o amigo vem nos buscar. Ele vem, não nos acha, vai embora triste, pensando: “Ah! Fiz planos tão bons para nosso passeio e a pessoa nem ligou!”
O Senhor também fez planos maravilhosos para nos levar para morar com ele nas moradas que ele já preparou para nós.
O amigo do Senhor Jesus, João, nos contou na Bíblia que no céu há coisas lindas: Ap 21:22 – ruas de ouro, árvore que nunca pára de dar frutos bons para nós, o rio da vida, muros feitos de pedras preciosas, anjos que trabalham cheios de alegria. Assim estão descritos na Palavra.
É muita maravilha! “Lá no céu todos cantam Aleluia! Eu também vou pra lá cantar!”

E COMO É QUE VAMOS CHEGAR LÁ?

A TROMBETA DE DEUS VAI TOCAR E O ESPÍRITO DE DEUS QUE HABITA EM NÓS NOS LEVARÁ.

Vamos ter uma reunião com Jesus nos ares, nas nuvens, e o Senhor verá a todos alegremente. Os que já tiverem partido, porque o tempo deles acabou, os corpos vão para o cemitério, mas o espírito de vida não morre, vai habitar no céu eternamente, como nós falamos, e eles vêm com Jesus e um grande milagre acontecerá, receberão seus corpos ressuscitados, porém um novo corpo.
E NÓS QUE ESTAMOS VIVOS?

Receberemos também um corpo novo, transformado, igual ao deles e vamos para essa linda festa lá nas nuvens encontrar com o Senhor.
Então, por isso não ficamos tristes por alguém nosso que já partiu, sentimos saudades, mas cremos no Senhor, e vamos vê-los outra vez. Esperamos Jesus, para nos buscar, a cada dia com alegria, como quem espera um encontro com um grande amigo.

A igreja do Senhor é viva, cheia de luz, cheia de alegria, porque ela crê que Jesus veio a primeira vez para morrer por nós e vem outra vez para nos buscar, porque prometeu e cumprirá. Lembram da aula a Boa Escolha?

Esta é também a nossa boa escolha: Escolher Jesus, que virá nos buscar.
Estamos preparados, mas precisamos lembrar que Ele está esperando que outros ainda se convertam dos seus pecados para subir no arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário