segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MENSAGEM - MES DOS VIZINHOS

ALEGRAI-VOS COMIGO  (-VIZINHOS CONVIDADOS)


Lucas 15:8-10   -           “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo porque já achei a dracma perdida.
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.”           

1 - INTRODUÇÃO

            O capitulo 15 de Lucas é o relato de uma série de três parábolas, todas falando de perdas.
            A primeira perda foi de uma ovelha, num rebanho de cem.
            A segunda de uma dracma, num conjunto de dez.
            A terceira de um filho quando o pai possuía dois.
            A nós interessa apreciarmos o segundo caso das três parábolas, que fala de perda, e de alegria quando foi achado o perdido.
Mulher que tem dez dracmas: Igreja fiel, que foi resgatada do mundo e adquirida pelo lavar regenerador do sangue de Jesus, que realiza a Obra do Senhor na comunhão, na revelação, redundando em salvação de vidas, bens, dons espirituais, o fruto do Espírito.


2 - A DRACMA PERDIDA

            Chama-nos a atenção o fato da perda e da valorização do que se perdeu. Evidente é que, se não valoriza a perda, também não se vai em busca do que se perdeu.
            A dracma pertencia a um conjunto que formava um valor e a perda de uma danificava o conjunto,  que poderia ser uma tiara na testa usada pelas mulheres. Para achá-la, teria que  buscar com candeia acesa, varrer a casa, buscar diligentemente.
Perder uma dracma: significa a Igreja perder seu adorno, sua beleza. Qual a graça, a beleza em um diadema faltando uma dracma?. A Igreja é constituída de seus membros individualmente. A beleza da Igreja está no clamor pelo sangue de Jesus, no temor ao Senhor, na santificação, no louvor, na adoração ao Senhor feita por cada servo do Senhor que faz parte do Corpo. Consiste, ainda, nos frutos de salvação, no derramar do Espírito, no culto revelado, no louvor revelado, na vida revelada.
Como achar a dracma? O que fazer:
(1) Acender a candeia: Significa buscar o fogo do ES, a revelação de Deus, significa procurar conhecer o projeto de Deus, a vontade do Senhor;

(2) Varrer a casa: significa retirar a sujeira, o lixo, ou seja, o pecado, para que a dracma seja restaurada e restituída ao diadema. A Palavra nos aconselha: Hb 12: 1 “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo [embaraço], e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 fitando os olhos em Jesus, [autor e ]consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”;
(3) Buscar com diligência ao Senhor, e não ao mundo, não se conformando a este mundo. Hb 1:6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (diligentemente);
(4) Buscar com perseverança, até encontrar. Jr 29: 13 “Buscar-me-eis, [e me achareis], quando me buscardes de todo o vosso coração”. Mt 7: 7 “7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á”. Orando ao Senhor, usando os meios de graça: o clamor pelo sangue de Jesus, o jejum, a madrugada, o louvor, a consulta à Palavra.
E achando-a: A mulher que acha a dracma (de prata) perdida tipifica a Igreja que está reavivada, cheia do poder do Espírito Santo, pronta para evangelizar;
reúne as amigas e vizinhas: i.e, pronta para evangelizar, para testemunhar do poder de Deus, para convidar os amigos e os vizinhos para os cultos. A bênção de salvação e as demais não as queremos somente para nós
dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. A Igreja fiel tem uma palavra a ser transmitida que é: o Senhor salva, cura e nos faz felizes. Ne 8:10 “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força”.
Há alegria verdadeira somente na presença do Senhor, adorando o Senhor. O convite que fazemos aos nossos amigos e vizinhos é: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu havia perdido. Isto é vizinho, alegra-te comigo, porque eu sou salvo, estou na presença do Senhor, em novidade de vida, na alegria do Senhor. O Senhor quer fazer-te alegre, com a alegria do Senhor, continuamente.


3 - A DILIGÊNCIA NA BUSCA

Cantares 3:1    De noite busquei  em minha cama aquele a quem ama minha alma, busquei-o e não o achei. “

            Uma busca sem objetivo. Não foi diligente. Na cama, no comodismo, não se encontra o perdido.
            Interessante é observar que ela perdeu dentro de casa, não na rua ou outro lugar. Dentro de casa fala da intimidade, quando os de fora não podem ver. Cada dia a vida espiritual vai esfriando até perda total.
            A mulher fala da igreja que recebeu do Senhor tudo: a bênção de salvação, batismo com Espírito Santo e com isto todas as bênçãos advindas ( dons, frutos, ministérios, palavra revelada etc).
            Com o correr dos anos, foi se afastando do poder, do fogo, do óleo, e ficou com a candeia apagada. Passou a viver só da água, da salvação.
            As bodas em Caná, iniciaram com o vinho depois acabou-se o vinho. Tudo dentro de casa, só havia água. Buscaram a Jesus e ele trouxe de volta o vinho e vinho muito bom, melhor que o primeiro, para alegrar a festa.

4 - A ALEGRIA DO ENCONTRO

            Um dia a mulher descobriu a falta da dracma preciosa, o batismo com o Espírito Santo. Acendeu a Candeia e agora sim, com a candeia acesa, com óleo produzindo luz, seu interior iluminado, a candeia mostrava a ela que a busca era com a candeia acesa, casa limpa, tudo agora pela luz da candeia. Agora chama as amigas, os íntimos , proclama a bênção do Espírito Santo, de tudo que Ele, o Espírito, pode fazer, alegrar as vidas tristes, dar os tesouros da Palavra e os vizinhos podem agora também participar do achado. Podem ver pelo efeito, há luz, a candeia está acesa, tudo esta em condições de ser visto.
            Quem aponta o interior de nossas casas? Quem discerne o caminhar? Quem toca no íntimo? Quem corrige os erros? Só o Espírito Santo. É a bênção da candeia acesa.



5 - CONCLUSÃO

            Com a candeia acesa, a igreja no Espírito está em condições de chamar os que estão ao seu redor, os vizinhos, porque a dracma está de volta, completando a perfeita obra de Deus e preparando a igreja para a grande festa, seu encontro com Jesus, o Noivo Amado. Anunciar com alegria as bênçãos do Senhor é papel da igreja com candeia acesa.

                        Mateus 5:16 - “Para que brilhe a vossa luz diante dos homens... e glorifiquem vosso Pai que está no céu.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário