segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RESPOSTA EBD 18 E 19/12/2012

ATIVIDADES DA SEMANA PARA JOVENS E OBREIROS e EBD – 18-19ago12
            - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: FILIPENSES 2:12

TEMA: MORDOMIA - SALVAÇÃO
COM BASE NO TEXTO DE FILIPENSES 2:12, A EXPRESSÃO “...OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO...” SIGNIFICA EXERCITAR A MORDOMIA USANDO RECURSOS DA GRAÇA, TAIS COMO: MEIOS DE GRAÇA, DONS ESPIRITUAIS E CORPO.

IDENTIFICAR E COMENTAR UM (1) DESSES RECURSOS EM ATOS DOS APÓSTOLOS.

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Significado bíblico da palavra: MORDOMIA
A palavra MORDOMIA está relacionada à função exercida pelo MORDOMO, que é o servo de um determinado senhor, em cujas mãos o seu senhor confia a administração de seus bens. O mordomo é aquele que administra os bens da casa de seu Senhor.
Mor domo: do grego: domus = casa e mor = maior servidor da casa. É o servo de maior responsabilidade no cuidado dos bens do seu senhor.

INTRODUCAO:
A igreja de Atos dos Apóstolos viveu com muita propriedade a experiência dos recursos da graça do Senhor que ela usou abundantemente para ser uma igreja vitoriosa e amadurecida na doutrina. No zelo pela sua salvação tanto os apóstolos quanto a igreja exerceram sua mordomia, cuidando dos valores do Reino que o Senhor Jesus lhes deixou quando lhes enviou a herança do Espirito Santo.
A salvação é o bem maior que o Senhor Jesus, o Senhor de todas as coisas, entregou a nós, os seus servos, para exercermos a nossa mordomia, ou seja, cuidarmos dessa salvação como um bem do qual um dia haveremos de dar contas ao Senhor. Paulo, aos Filipenses 2:12, convoca-nos a “...operar a nossa salvação com temor e tremor;”.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

I – RECURSOS DA GRAÇA EM ATOS DOS APÓSTOLOS:

1 – DONS ESPIRITUAIS – DOM DE CIENCIA - Atos 16:9

E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos!

COMENTÁRIO:
O dom espiritual foi o recurso usado por Paulo para exercer ali sua mordomia, dispondo-se a fazer a vontade do Espirito Santo quanto à ida a Macedônia, pois antes disso havia comportado como dono e não mordomo, na intenção de ira para a Ásia (vs.6) ou para a Bitínia (vs. 7).
PERGUNTA: Se não fosse o exercício da mordomia por parte de Paulo, como o evangelho teria chegado à Filipos? Como Lídia teria sido alcançada? E os prisioneiros no cárcere de Filipos? E o carcereiro com toda a sua família? Todavia esse, e muitos outros, foi o resultado do uso da mordomia por parte de Paulo e Silas.

2 – O CORPO – Atos 12:5 –
“Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus”.

COMENTÁRIO:
Essa foi uma das inúmeras experiências vividas pela Igreja quando Pedro estava encarcerado por anunciar o Evangelho. Assim, percebe-se que, mesmo quando Pedro estava guardado na prisão, a Igreja (corpo) estava em contínua oração, ou seja, unanimemente focada num só propósito e através dessa oração (meio de graça) o Senhor operou, libertando Pedro da prisão.
Era o entendimento do exercício da mordomia, operando a salvação (dádiva divina) com temor (reconhecimento do senhorio de Deus sobre suas vidas e total dependência do Pai) e tremor (Deus nos cobrará pelos bens a nós confiados). O grande resultado desse recurso da graça é que a igreja, no exercício de sua mordomia, teve como recompensa a integração de volta ao corpo, do irmão que o Senhor libertou da prisão, ouvindo a oração da igreja. Quão maravilhoso é um membro ter no corpo o apoio na oração, na assistência, nos dons espirituais, etc.
A mordomia da igreja estava no fato de que ela foi usada como instrumento nas mãos do senhor para o beneficio do livramento dado a um membro. Ái do membro da igreja se ela tivesse falhado nisso? Essa é, pois, a responsabilidade do mordomo.

3 – MEIO DE GRAÇA – ORAÇÃO E LOUVOR – Atos 16:25-26

COMENTÁRIO:
A experiência vivida por Paulo e Silas, no cárcere de Filipos nos mostra como é grande a importância dos recursos da Graça que o Senhor nos oferece. Numa condição daquela muitos poderiam ter murmurado ou reclamado com o Senhor. Paulo e Silas, porém, exerceram sua mordomia, ou seja, o ministério para qual foram chamados, sendo usados ali através da oração e do louvor. Como resultado disso o Senhor operou salvação não somente nas suas vidas, mas também na vida de todos os presos e também do carcereiro. Aquele que por pouco não ceifou sua vida teve sua oportunidade de um encontro com Jesus, alguém que ele ouvia falar, mas agora seus olhos da fé podiam ver e seu coração sentir Sua gloriosa presença, ao crer em Seu nome.
A benção do Senhor não se restringiu a Paulo e Silas, mas foi extensiva também ao carcereiro e a toda a sua família.
ONDE ESTAVA A MORDOMIA DE PAULO E SILAS?
A mordomia de Paulo e Silas estava no fato de que eles foram usados como instrumentos nas mãos do senhor para o livramento dos presos e a salvação do carcereiro e toda a sua família. O que seria deles se os mordomos falhassem? Essa é, pois, a responsabilidade do mordomo.

4 – MEIO DE GRAÇA – A PALAVRA REVELADA – Atos 8:34-35

“E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.”

COMENTÁRIO:
Identificamos aqui a palavra revelada como um recurso da graça usado por Felipe, o evangelista, pois o eunuco estava lendo a Palavra, porém sem a revelação do Espirito Santo.
Felipe exerceu ali a sua mordomia, pois usou de um bem que o Senhor lhe havia dado que era a sua experiência de salvação no Senhor Jesus, para, naquela oportunidade usar essa experiência e anunciar Jesus àquele homem. Agora ele pode prestar contas ao Senhor do uso de sua mordomia ganhando uma vida para o Senhor Jesus. Aquele estrangeiro creu e foi batizado: dois resultados obtidos por um mordomo fiel no exercício de sua mordomia. O Eunuco era mordomo-mor de Candace, rainha dos Etíopes, mas Felipe era o mordomo fiel do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário