sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RESPOSTA EBD - 11 DE AGOSTO DE 2012

ATIVIDADES DA SEMANA PARA JOVENS E OBREIROS e EBD – 11ago12
           
 - ASSUNTO: DOUTRINA VIVIDA PELA IGREJA
 - TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 25:14-30 e LUCAS 16:1-2

TEMA: MORDOMIA - SALVAÇÃO
COM BASE NOS TEXTOS DE MATEUS 25:14 E LUCAS 16:2, COMENTAR O SENTIDO PROFÉTICO DO TEMA NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

1. “...ENTREGOU-LHES OS SEUS BENS...”
2. “...PRESTA CONTAS DA TUA MORDOMIA...”

 (Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Significado bíblico da palavra: MORDOMIA

A palavra MORDOMIA usada no Evangelho de Lucas, está relacionada à função exercida pelo MORDOMO, que é o servo de um determinado senhor, em cujas mãos o seu senhor confia a administração de seus bens. O mordomo é aquele que administra os bens da casa de seu Senhor.
Mor domo: do grego: domus = casa e mor = maior servidor da casa. Maior responsável em cuidar dos bens do seu senhor.
Observação:
Não confundir mordomia no contexto profético, com mordomia no contexto religioso, que é regalia ou privilégio obtido sem trabalho ou sem esforço, promoção pessoal, status, etc

INTRODUCAO:
1.      Os ensinos do Senhor Jesus constituíram a primeira base da formação doutrinária da igreja, sendo transmitidos na sua íntegra e na sua totalidade pelos apóstolos para a igreja, a fim de ela pudesse viver esses ensinos.
2.      No NT, Mateus 20 fala do mordomo na parábola dos trabalhadores da vinha. Lucas 12, fala do mordomo fiel e prudente na parábola do servo vigilante e até em Atos 8, está a referencia a um mordomo que era superintendente dos bens da rainha da Etiópia. A figura do mordomo é muito citada também no Velho Testamento.
3.      A salvação é o bem maior que o Senhor Jesus, o Senhor de todas as coisas, entregou a nós, os seus servos, para exercermos a nossa mordomia, ou seja, cuidarmos dessa salvação como um bem do qual um dia haveremos de dar contas ao Senhor. Paulo, aos Filipenses 2:12, convoca-nos a “...operar a nossa salvação com temor e tremor;”.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO) RESPOSTA:

I – COMENTARIO DO SENTIDO PROFETICO DO TEMA “MORDOMIA - SALVAÇÃO” NAS EXPRESSÕES:

1 – “ENTREGOU-LHES OS SEUS BENS” – MATEUS 25:14
“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens,”.

COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:
Para o nosso ensino, a figura do mordomo é mais séria do que a figura do dono, porque o dono faz o que bem quer dos seus bens, enquanto o mordomo, no caso do reino, goza de privilégios e responsabilidades sobre tudo que lhe é entregue, podendo ser classificado de: fiel ou infiel.
A base da avaliação quanto a ser fiel ou infiel se resume em dois critérios:
1º. O uso correto do talento ou dom, ou do bem que lhe foi confiado.
2º. O cuidado desse talento, dom ou bem, que é a responsabilidade de quem vai prestar contas do que recebeu e da forma como usou. Isso se chama mordomia.

Alguns aspectos sobre a entrega dos bens por parte do Senhor ao mordomo:
1.      Não lhe exigiu nada em troca. Também a nossa salvação foi-nos dada pelo Senhor Jesus sem nos exigir nada em troca. Efésios 8:9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus".
2.      Bens da obra criadora: Deus entregou ao homem como um bem para fazer dela o que ele quiser. É claro que será responsável pelo que fizer.
3.      Bens da Obra Redentora: Deus entrega ao homem um bem para ele administrar como Deus quer e não como o homem quer.
4.      COMO DESCOBRIR QUEM É MORDOMO FIEL OU INFIEL?
Isso fica patente na hora de exercer a mordomia. Isso se manifesta no cuidado com a salvação, no uso dos dons espirituais, no diaconato e no ministério. O fiel conhece bem os bens que seu Senhor lhe confiou.

2 – “PRESTA (dá conta) CONTAS DA TUA MORDOMIA” – LUCAS 16:2
“E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isso que ouço de ti? Presta contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.”

COMENTÁRIO DO SENTIDO PROFÉTICO:
Na prestação de contas:
  1. Que é isto que ouço de ti? – É quando o Espirito Santo que revela a respeito da fidelidade do servo no exercício da mordomia. A partir daí a vem a cobrança da parte do Senhor para darmos contas da nossa mordomia perante o Senhor.
  2. O Mordomo Fiel: o que recebeu cinco talentos e ganhou outros cinco e também o que recebeu dois e ganhou outros dois. Recompensa: “Bom está, servo bom e fiel”.
  3. O mordomo infiel: o que recebeu um talento e, cavando na terra, o escondeu. Recompensa: “mau e negligente servo”.
  4. Cinco talentos: ministérios. Dois: corpo. Um talento: A SALVAÇÃO.
  5. Aplicação: esconder na terra: salvação para esta vida presente, aquilo que é terreno, argumento da razão do homem. Juros: aspectos de valorização da Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário