segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MENSAGEM - MÊS DOS VIZINHOS

PASCOA- Participar o cordeiro com vizinho (Família pequena)
                                                  
 Êxodo 12: 1-13

I - INTRODUÇÃO - O povo de Israel viveu no Egito durante 430 anos aproximadamente. Os últimos anos deste período foi de dura escravidão, pois o Faraó que reinava oprimiu o povo de Israel. Por esta razão, o povo clamou ao Senhor por libertação, e Ele enviou Moisés para ordenar a Faraó que deixasse o povo partir para a Terra Prometida. Faraó não deu ouvidos às palavras de Moisés e Deus enviou dez pragas para forçar Faraó a obedecer sua Palavra. A décima e última praga, foi a praga da mortandade dos primogênitos (os filhos mais velhos) egípcios, e foi no momento em que esta praga estava por vir, que Deus instituiu a Páscoa com o propósito de livrar o povo de Israel da morte e libertá-lo do cativeiro egípcio.

SAÍDA DO POVO DE ISRAEL DO EGITO
Êxodo 12:1 ao 11
I - INTRODUÇÃO - O povo de Israel viveu no Egito durante 430 anos aproximadamente. Os últimos anos deste período foi de dura escravidão, pois o Faraó que reinava oprimiu o povo de Israel. Por esta razão, o povo clamou ao Senhor por libertação, e Ele enviou Moisés para ordenar a Faraó que deixasse o povo partir para a Terra Prometida. Faraó não deu ouvidos às palavras de Moisés e Deus enviou dez pragas para forçar Faraó a obedecer sua Palavra. A décima e última praga, foi a praga da mortandade dos primogênitos (os filhos mais velhos) egípcios, e foi no momento em que esta praga estava por vir, que Deus instituiu a Páscoa com o propósito de livrar o povo de Israel da morte e libertá-lo do cativeiro egípcio.


II-PASCOA
A palavra “Páscoa” significa “passagem” ou “saída”. O povo assim, “passaria” da escravidão para liberdade, isto é, “sairia” do Egito para entrar em “Canaã”, a Terra Prometida. Deste modo a Páscoa para nós significa a nossa libertação do poder do pecado, do mundo e da morte, para a vida eterna. È a passagem da “vida velha” para uma “nova vida”, através da morte do cordeiro que é o Senhor Jesus.
       Naquele dia, o primeiro do mês,  Deus mandou que Moisés orientasse o povo a no décimo dia tomar, cada família, um cordeiro sem mancha e sem defeito, e o guardasse em casa por quatro dias. No décimo quarto dia ao entardecer, todos deveriam sacrificar o cordeiro e passar seu sangue nos umbrais e na verga de suas portas. Sua carne deveria ser comida com pães asmos e ervas amargosas, a cabeça, os pés e as vísceras, assadas no fogo, pois à meia-noite o anjo da morte desceria sobre o Egito e mataria os primogênitos, mas nas casas onde houvesse o sangue na porta, ele não entraria. Naquela noite Deus estaria libertando todo o seu povo do cativeiro para conduzi-lo pelo deserto até a terra de Canaã.

 III -  Desta forma Deus mostrou como seria processada a nossa salvação. O cordeiro sem defeito e sem mancha, representa o Senhor Jesus, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O Cordeiro sem pecado, puro e imaculado, o Filho de Deus. Seu sangue derramado deve ser passado na porta do nosso coração, para nos purificar do pecado e nos livrar da morte. A partir daí, precisamos nos alimentar de Jesus, pois comer a carne do cordeiro significa viver segundo sua vontade, participando da sua natureza e de sua intimidade, que são suas vísceras, as coisas do interior do cordeiro. Andando nos seus caminhos, que são os pés do cordeiro e tendo a sua mentalidade, representada pela cabeça do cordeiro. Nada dele deveria ser rejeitado, mas comido todo com pães asmos, que é um pão sem fermento, significando o alimento integral, o pão da vida, sem aparências (pois o fermento faz inchar), e ervas amargosas, que apontam para as tribulações que fazem parte da vida de um servo do Senhor. Quando vivemos e entendemos tudo, somos libertos e passamos a viver na “liberdade dos filhos de Deus”.

III--VIZINHOS-
EX 12:4
Mas se a família for pequena para um cordeiro , então tome um só com seu vizinho perto a sua casa ...
Não podia haver desperdício ao alimentar do cordeiro. Teria que ser repartido com vizinho quando a família era pequena. 
Ex.:Temos como exemplo o maná , tempos depois,  que não poderia sobrar, cada um teria que pegar a porção necessária  para seu sustento.
A benção do Senhor é a medida necessária para cada um de nós .
Se tivermos a benção realmente o vizinho terá como participar  , pois teremos para outros-
Ex.: Mulher Cananéia queria porção de pão que sobrasse da mesa .
Na Obra não podemos guardar a benção somente para nós,  temos que lembrar dos nossos vizinhos como aqueles que também são convidados a participar no cordeiro e repartir conosco a benção.
O Senhor também quer dar livramento de morte aos nossos vizinhos.

IV-DETALHES COMPLEMENTARES DA  PASCOA

O Egito nos fala do mundo, a terra onde vivemos, mas aqui não é o nosso lugar (Jo 14:2,3), somos como Moisés, escolhidos para sermos usados por Deus para que muitos alcançem o conhecimento da graça de Deus em Cristo Jesus. O povo do Senhor tinha que preparar-se para aquele acontecimento, esperado há muito tempo. Nada nem ninguém podia detê-los.

Moisés falou várias vezes com faraó, pedindo a ele que os deixasse sair do Egito para à terra que o Senhor Deus já havia preparado para os judeus, mas faraó não permitia; o próprio Deus endurecia o seu coração, para operar sinais e maravilhas na terra do Egito, assim através do Seu poder, o Seu Nome era glorificado.

O Senhor então, mandou um total de 10 pragas sobre o Egito, sendo a última a “ morte de todos os primogênitos “ (Ex.11:1 à 10 - Ex.11:5 - Ex.12:20 à 30).

A praga dos primogênitos fala do “ juízo de Deus “ (Ex.12:12) contra aqueles que não ouvem ao Senhor  aqueles que querem ficar no mundo, sem crerem na cobertura do Sangue do Senhor Jesus. Essa é a diferença que o Senhor faz entre os que são DELE e os que não são.
O Senhor deu toda a orientação a Moisés, de que maneira o povo do Senhor poderia ter livramento daquela praga.

Como os judeus saíram do Egito? - Como sairemos do mundo e iremos ao encontro do Senhor Jesus?

Cada família devia matar ao entardecer um cordeiro sem manchas, sem defeito, e o sangue deveria ser passado nas umbreiras e na verga da porta nas casas em que ele fosse comido. PORQUE?  (Ex.12:13) Porque o sangue seria por sinal do Senhor (Jo 14:6), que não permitiria a praga da mortandade dos primogênitos. O sangue fala de vida, de libertação, de livramento (Jo.8:32). Quando estamos cobertos com o sangue do Senhor Jesus temos vitória e o inimigo não tem como nos atingir.

O  cordeiro fala do Senhor Jesus (Is.53:9)  Oferta perfeita, sem pecado, crucificado na cruz vertendo Seu sangue (Sua vida) por nós , por amor, sem nenhuma cobrança ( Jo 3:16).

E a orientação continua: ( Ex.12:8 à 9)E naquela noite, comerão a carne assada no fogo, com pães asmos, com ervas amargosas “.

Carne assada no fogo  -  nosso testemunho, nossas atitudes e comportamento são provados à todo momento, a carne precisa ser mortificada.

Pães asmos - Pureza , é o símbolo do Senhor Jesus, que é o Pão sem fermento e o pão é a Palavra revelada. A Obra do Senhor é como o descrito em (Is.53:2) - Uma obra de humildade e sem aparência mas repleta do poder do Espírito Santo (I Cor.5:7).

Ervas amargosas - amargura do cativeiro - nos fala do sofrimento do Senhor Jesus  (Is.53:5,7).
O cordeiro deveria ser comido por inteiro (Ex.12:9) cabeça, pés, fressura (víceras mais grossas, como o coração, o pulmão, etc..) - isto nos fala das exortações, das provas e tristezas que os judeus passariam durante a caminhada até a terra prometida - o mesmo ocorre com a igreja fiel. (I Pe.4:12 ao 14).

“.... E nada dele deixareis até amanhã, ....”  (Ex.12:10 - Ex.16:15 ao 20)
     
Obediência às orientações do Senhor. Os servos do Senhor devem participar junto à Igreja (Corpo de Cristo), em obediência, porque assim como Deus providenciou o maná (alimento) para Israel durante à caminhada no deserto, também supre todas as nossas necessidades (Mt.6:25 ao 34).

De que maneira deveriam comer o cordeiro?

(Ex.12:11)  Assim pois o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés e o vosso cajado na mão e o comereis apressadamente esta é a Páscoa do Senhor”. (Ef.6:14)


Lombos cingidos - À VERDADE - para suportar as lutas que acontecerão durante a caminhada.

Sapato nos pés - nos fala do evangelho. Pela Palavra de Deus somos “ preparados “ para prosseguir no caminho, até o arrebatamento.

Cajado na mão - é a  direção do Espírito Santo para as nossa vidas.

Porque deveriam fazer isso apressadamente?

Porque era a preparação para a saída do povo da terra do Egito. O Senhor tem pressa em que alcançemos, em que tomemos posse das bençãos que ELE tem nos preparado. Eles deveriam estar prontos, bem preparados a todo tempo, arrumados, somente esperando a ordem para sair do Egito. Nós, a igreja de Cristo também devemos estar preparados, esperando a vinda do Senhor (arrebatamento), a qualquer momento.

E falou mais o Senhor:

(Ex.12:14)E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo “.

Portanto, essa é a primeira e a mais antiga festa comemorada pelos judeus, a PÁSCOA, que significa “ PASSAGEM “, a saída dos judeus da terra do Egito.

A vontade do Senhor é que o  seu povo viva em festa todos os dias, por isso vamos todos os dias a casa de DEUS, e através do poder do Espírito Santo derramado, no clamor, no louvor, durante a Palavra revelada, vamos nos santificando, nos preparando, com alegria, para o dia do arrebatamento.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário