quarta-feira, 11 de maio de 2011

ESTUDO.: A SANTIFICAÇÃO NA VIDA DE DAVI - COPIAR E COLAR

“... Eis que faço novas todas as coisas ...” (Ap 21:5)

2ª Aula

Davi Criança - Davi Adulto



1 Sm 16:1 - “... enche o teu vaso de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.”

Deus revelou seu projeto ao profeta Samuel, e era um segredo que ia aparecer como uma surpresa para Samuel e todos da casa de Jessé.
Imaginem vocês que Jessé e seus filhos foram convidados por Samuel para participarem do sacrifício ao Senhor e quando eles chegaram, Samuel pensou que o mais velho, Eliabe, seria escolhido Rei de Israel. Então Deus revelou a Samuel: Não preste atenção na sua aparência, porque o tenho rejeitado. Samuel aprendeu mais uma lição: Deus olha para o coração. Jessé chamou Abinadabe, Samá e os sete passaram. Samuel ficou preocupado e disse a Jessé: “O Senhor não escolheu nenhum destes! Vieram todos?” “Bem, falta o menor; ele está tomando conta das ovelhas”. Samuel disse: “Mande buscá-lo já, porque não nos assentaremos à mesa enquanto ele não chegar!”
“Então mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo é. Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi: então Samuel se levantou, e se tornou a Ramá.” (1 Sm 16:12-13).
Veio um menino. Veio do trabalho, suado, sem aparência de rei!
Era ruivo (cabelo vermelho).
Formoso de semblante (alegre).
De boa presença.
Deus, na hora, falou a Samuel: “Levanta-te e unge-o, porque é este mesmo o meu escolhido”. Samuel tomou o vaso de azeite e, no meio dos seus irmãos, o ungiu. “... e desde aquele dia o Espírito do Senhor se apoderou de davi.
Será que Davi ficou orgulhoso, rude com as pessoas, cobrando delas respeito, “Sabe quem eu sou?” Não. Ao contrário, continuou o seu trabalho como pastor de ovelhas e sempre tocando sua harpa, louvando ao Senhor.
Enquanto ele tomava conta das ovelhas, as lutas vinham: “... Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho; E eu saí após ele, e o feri, e livrei-a da sua boca: e, levantando-se ele contra mim, lancei-lhe mão da barba, e o feri, e o matei. Assim feriu o teu servo o leão como o urso.” (1 Sm 17:34-36).
Davi era gentil, educado, mas era corajoso e se dispôs a lutar pelo que era sua obrigação, cuidar das ovelhas. Ele podia ter fugido; voltar chorando para casa. Todos com certeza iam dizer: “Ah! Que pena do Davi, tão pequeno, vamos tirá-lo do campo de trabalho, que susto ele passou!”
Davi venceu o leão, tipo do inimigo de nossas almas, venceu o urso, tipo do amigo falso, que quer nos conduzir para longe de Deus, nos apresentando o mundo. Para vencer o leão e o urso tem que ser forte; moleirão e moleironas vão na conversa do urso. “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.” (Sl 119:63); “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.” (Pv 24:10).
Um dia o rei Saul, aquele que reinava enquanto Davi crescia e se tornava adulto, desobedeceu tanto, tanto ao Senhor, que o Espírito Santo se afastou dele e ele ficou sem paz, sem alegria, sem tudo que Deus dá àqueles que o servem. Aí, Saul andava assombrado, assustado, medroso. Os servos dele disseram: Só o louvor pode libertar esse rei. Disseram ao Rei: “Se o senhor rei quiser, nós traremos um homem que sabe tocar bem e o rei vai se sentir melhor.” Saul disse: Podem ir buscar alguém assim e um dos servos disse ao rei Saul: “Eis que tenho visto a um filho de Jessé, (...) que (1)sabe tocar, (2)é valente e (3)animoso, e (4)homem de guerra, e (5)sisudo em palavras, e de (6)gentil presença; o (7)Senhor é com ele.” (1 Sm 16:18) (As professoras poderão voltar a este assunto e estudar este verso, que é de grande valor para crianças, adolescentes e jovens).

1 - Sabe tocar
Tocava, não era preguiçoso e tocava de tal modo que os oprimidos eram libertados. Não tocava para se mostrar, mas para mostrar o poder do Senhor. Há os que tocam e gostam de bateria para imitar os ímpios que louvam ao adversário. Este toque traz opressão. O toque que liberta é aquele em que o servo fica escondido e só o Senhor, que pode operar, aparece. Quando se tornou rei, mostrou que sabia o valor do louvor.
“E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com saltérios: e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério.” (1 Cr 25:1).
O instrumentista deve estar cheio do Espírito Santo, para que o Senhor receba o seu louvor.
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos. (Am 5:23).

2 - É valente
Valente no poder de Deus. Ele conhece quem tem poder para lhe dar vitória e em nome do Senhor ele luta contra o mal, o mundo que oferece mil mentiras para derrubá-lo. O valente derrota o que combate contra Deus.
“Davi porém disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” (1 Sm 17:45).

3 – Animoso
É aquele que tem ânimo. É o contrário do covarde, que vê o trabalho e se encolhe; vê o instrumento de música, tem preguiça; vê a Bíblia, não lê; é sem ânimo para ser um servo valente.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33).


4 - Homem de guerra
Davi nunca havia entrado numa batalha e já o Espírito Santo sabia que ele era homem de guerra, ainda que fosse adolescente. Quando teve oportunidade de se manifestar para guerrear contra Golias, Saul disse: “Não vás, este homem é valente, experiente. Tu és moço, e ele homem de guerra.” Davi disse: “Eu vou em nome do Senhor.” (1 Sm 17:33, 37). Foi e venceu o gigante, que representa a carne. Hoje o mundo é todo voltado para a carne e o servo do Senhor não vai em busca da carne que está nos livros, revistas e internet, por toda parte. Ele derrota, porque confia no Senhor.
“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz.” (Rm 8:6).
“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gl 6:8).

5 - Sisudo em palavras
Não se engrandecia dizendo: “Eu sou o melhor instrumentista, sou o melhor nisto e naquilo.” Não falava a seu favor. Quem falava por ele eram os que viam o seu testemunho como servo do Senhor.
“Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.” (Sl 119:13).

6 - Gentil presença
Lá vem Davi, que menino mal-encarado, debochado, ridiculariza as pessoas, respondão. Será isto que faz uma serva ou um servo ser de gentil presença? Não. A beleza de Jesus estava nele pelo Espírito Santo.
“Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” (Mt 5:5).

7 - O Senhor é com ele
Bem, este último item resume todos os outros. Se o Espírito de Deus está conosco, somos servos, isto basta.
“Mas decerto eu sou cheio da força do Espírito do Senhor, e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.” (Mq 3:8).

DAVI ADULTO
Depois de apresentar as sete qualidades de Davi, ungido de Deus, o vamos vitorioso nas lutas, Rei de Israel.
Livrou cidades das mãos dos inimigos.
At 13:22b – Davi é citado como homem segundo o coração de Deus. Isto não diz que não pecou, mas diz que se arrependia quando errava, chorava, humilhava-se diante de Deus. Deus o perdoava.
É isso que Deus quer de nós, corações humildes, para sermos abençoados e Deus possa contar com cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário