domingo, 29 de maio de 2011

RESPOSTA PERGUNTA DIA 28 29 DE MAIO

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 28-29/mai/11
ASSUNTO: PROCESSO DINÂMICO DA SALVAÇÃO

AFIRMAÇÃO:
NO CORPO HUMANO A VIDA ESTÁ RELACIONADA A UM PROCESSO DE PURIFICAÇÃO CONTÍNUA.
PERGUNTA-SE:
1. QUE NOME É DADO AO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO NO CORPO DE CRISTO, OU SEJA, NA IGREJA FIEL?
2. EM QUAL ETAPA NO PROJETO DE SALVAÇÃO SE DÁ A PURIFICAÇÃO?
3. QUAL O VALOR DA COMUNHÃO NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEXTO: 1 João 1:7b
“(...) e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica (santifica, limpa) de todo pecado”.

RESPOSTA 1:
NOME É DADO AO PROCESSO DE PURIFICAÇÃO NO CORPO DE CRISTO, OU SEJA, NA IGREJA FIEL:

O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO SE CHAMA SANTIFICAÇÃO.

I Coríntios 1:30 - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

I Pedro 1:2 – “eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas”.

II Tessalonicenses 2:13 – “Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade”.

II CORINTIOS 7: 1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Através do recurso do CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS, alcançamos a purificação de todo (cada) pecado, o que nos assegura a entrada na presença do Senhor.
Hebreus 10:19-20 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”
II Timótio 2:21 - De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

RESPOSTA 2:
ETAPA NO PROJETO DE SALVAÇÃO EM QUE SE DÁ A PURIFICAÇÃO:

A purificação se dá a partir do momento em que o homem passa a ter consciência do pecado e isso acontece no processo da salvação porque é no processo que o homem passa a responder por si diante do Senhor.
A purificação se dá no PROCESSO porque ela precisa ser dia após dia.

I Pe 1:22 “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade...(processo)

João 13:8 – “Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo”.

I João 1;7 – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.

Hebreus 12;14 – “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”,

I Pedro 1:2 – “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.

ROMANOS 6: 22  Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

RESPOSTA 3:
O VALOR (A IMPORTÂNCIA) DA COMUNHÃO NO PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO:

O grande valor da comunhão no processo de santificação em desfrutarmos do poder do sangue de Jesus que nos purifica de todo (cada) pecado.

1 JOÃO 1: 7  Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Quando a igreja alcança o entendimento da importância da comunhão , ou seja, o que representa o corpo, ela passa a usufruir também de tantos outros benefícios do “Corpo de Cristo”, que são: as libertação, as vitórias nas provações, os dons espirituais, a direção do Espírito Santo, as respostas do Senhor quando usamos os meios de graça, os fruto do Espírito, a Palavra Revelada, etc.
Tudo isso alcançamos quando participamos do Corpo, ou seja, quanto valorizamos a importância de viver em comunhão.

I Coríntios 12:25-27 – “Para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.”

Comunhão é ‘‘comum união’’, ou seja, ‘‘ter em comum’’. O valor da comunhão é termos em comum o sangue de Jesus, que é o Seu Espírito Santo, que nos torna um só corpo.

Outro grande valor ou grande importância da comunhão é estarmos no “corpo”, pois a vida existe no interior do corpo e FORA DO CORPO HÁ MORTE. O membro do corpo não pode viver isolado.
Lucas24;35 – “E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles foi conhecido no partir do pão”.

Atos 20:9 – “E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto”.

Apocalipse 3:16 – “Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca”.

I Coríntios 10:16 -Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

I Corintios 1:9 - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.

Atos 2:42 e 44 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
============

Nenhum comentário:

Postar um comentário