quarta-feira, 25 de maio de 2011

MATERIAL QUE PODE AJUDAR - A MULHER SAMARITANA

TEXTO EXTRAIDO DA EBD DE 03/01/2010 - PES

A mulher samaritana

Você é capaz de identificar a figura de Jesus como rei, profeta, sacerdote e homem,
neste encontro com a mulher samaritana?

· Jesus como Rei (João 4:25 e 26)

“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem: quando elevier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.”

Toda a esperança dos judeus estava na vinda do Messias, que viria para restaurar o trono de Israel. As profecias acerca deste rei vieram muitos anos antes do seunascimento: “Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel, a mim me falou: Haverá um justo quedomine sobre os homens, que domine no temor de Deus”. II Sam 23:3 “E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miq 5:1 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz.” Isaías 9:6. E a figura do Rei, veio permeando o ministério de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte na cruz do calvário: Jesus no templo, no meio dos doutores: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Luc 2:49 Com Pilatus: O meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.“ João 18:36. A coroa de espinhos e o manto escarlata: Figura do escárnio dos sacerdotes e da religião da época, para tentar descaracterizar aquele que é o Senhor dos Senhores.

Todo o evangelho de Mateus fala da figura de Jesus como Rei. Com a Samaritana: Ela simplesmente tinha conhecimento de que o Messias viria, aquele que iria reinar sobre o povo de Israel, mas não conhecia o rei. Jesus se revela à sua vida como o Eu sou, aquele que é desde a eternidade, cujas saídas são desde os tempos antigos, aquele que era (estava com o Pai), que é (veio para salvar o homem para realizar o seu ministério e que há de vir (vai voltar para buscar a sua igreja).

· Jesus como profeta (João 4:19)

“Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.”

Tudo o que Jesus fez foi profético. Por quê? Porque ele veio da eternidade, seu reino
era eterno, sua salvação é eterna, a igreja é eterna. Todo sentido da salvação é eterno. Jesus passou pelo poço de Jacó e aquilo era profético (“E era-lhe necessário passar por Samaria” - v.4). A história é necessária para que se tenha conhecimento do profético. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.
Ele era conhecido como profeta de Nazaré: “Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos.

...E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saiam de sua boca e diziam: não é este o filho de José.

... E ele disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua
pátria.” Luc 4: 21 a 24

Jesus era conhecido pelos homens, pelos seus atos, mas muito mais pela sua palavra
que era profética. O resultado da Palavra de Jesus na vida do homem é a transformação da vida como aconteceu com a mulher samaritana (Senhor, vejo que és
profeta). Ele conhece tudo a nosso respeito e tem um reino eterno .

Toda a essência bíblica, anunciada pelas palavras de Jesus, aponta para um projeto de salvação profético de vida eterna, que ele veio dar ao homem. (Eu vim para quetenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10).

· Jesus como homem (João 4:6)

“E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto à fonte. Era isto quase a hora sexta”. Estes versos e os seguintes apontam para a humanidade de Jesus. Jesus se assenta junto à fonte, cansado.

Pede à mulher: Dá-me de beber (v.7)

Os discípulos tinham saído para comprar comida. (v.8) E a figura de Jesus como homem. Mas ele transfere a necessidade do corpo para a alma (valores materiais para os valores espirituais).

Descanso:
O homem precisa de descanso, sua vida, o cansaço do dia a dia. Mas a alma precisa do descanso espiritual: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 9:28.

Água:
Jesus anuncia no seu ministério onde se encontrava a fonte eterna do dessedentar da alma que o mundo nunca conheceu.

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. João 7:37

Era o grande dia da festa dos tabernáculos, o ultimo dia. Ele se levanta no templo para fazer este anuncio. Era algo que não era permitido, mas ele se levanta respaldado pela seus atributos eternos de rei, juiz, redentor, salvador, para anunciar com a autoridade divina onde o homem poderia dessedentar a sede da alma.
A festa dos tabernáculos iniciava com a busca da água na fonte de Betesda (onde o paralitico havia sido curado por ele mesmo). Os sacerdotes tomavam a água para lavar o altar. Jesus passou ali pela ultima vez quando curou aquele homem. As águas que curavam eram como águas vivas, que eram agitadas no tanque pelo anjo. Depois que Jesus ali passou nunca mais nenhum milagre ocorreu ali. Porque o tempo para Israel havia se encerrado e a fonte das águas vivas se revela no seu próprio ministério: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Não seria preciso mais água para lavar o altar, porque o altar seria lavado com o seu próprio sangue. Tudo haveria de acabar, mas ele haveria de permanecer para dessedentar a alma do homem (... eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mat 28:20)
Era a água que salta para a vida eterna. A água que ele ofereceu para a samaritana: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede, porque a água que lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vidaeterna. (v.14).

Fome é algo fisiológico. É uma necessidade do homem, mas ela é tolerável. Mas a sede não. A sede dói. Por isso quando o homem tem sede, começa a sentir dores. E o próprio organismo se encarrega de tentar encontrar uma forma de suprir aquela necessidade. E o homem tem alucinações. Ele começaa enxergar rios onde não existem, fontes de águas onde não existe.
Quando Jesus fala da água, ele fala de algo que dessedenta. Não é algo ilusório, artificial. Muitos estão ä beira de um poço, pensando que estão bebendo, mas estão morrendo. Morrem, pensando estar bebendo da água da vida, mas estão bebendo da água da ilusão. O salmista diz: “A minh’alma tem sede de Deus, do Deus vivo...” Salmo 42:2.

Comida:
“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome e quem crer em mim, nunca terá sede.”João 6:35 Na multiplicação dos pães, havia a necessidade de saciar a fome de uma multidão. Um rapaz tinha 5 pães e dois peixes. Os 5 pães falam do ministério de Jesus que é completo, os 2 pães, a comunhão. Sobraram 12 cestos, que falam da doutrina que nunca ia faltar, seria suprida ainda como sobejo para a salvação de muitos.
A multiplicação, o milagre hoje da mesma forma acontece na vida da igreja quando colocamos diante do Senhor aquilo que nós temos, o pouco que alcançamos. Mas na presença do Senhor, o milagre da multiplicação ocorre com o sobejo doutrinário e a alegria de participar de uma mesa em que nós mesmos somos usados para servir (... e deu-os aos discípulos e os discípulos à multidão).

· Jesus como sacerdote (João 4:23)

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (v.23) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.”(João14:6).

“Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo
homem.” I Tim 2:5 Jesus é o sumo sacerdote. “Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.”Heb 7:24 A adoração ao Pai é em espírito e em verdade. Ali, Ele se revela como medianeiro, porque Ele é a verdade. E somente tendo este mediador podemos chegar ao Pai. Ele é o sacerdote eterno.

“Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias, nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.” Heb 7: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário