quarta-feira, 17 de agosto de 2011

COMENTARIO DA REUNIAO DE SENHORAS - 17/08/2011

Comentário da reunião de senhoras – 17/08/2011

PERGUNTA PARA SENHORAS E CULTO NO LAR – 16/ago/2011
- ASSUNTO: A UNIDADE DO CORPO
- TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 17


1. DE ACORDO COM O TEXTO DE JOÃO 17:22, A EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS EM JESUS FOI COLOCAR À DISPOSIÇÃO DA IGREJA O ESPÍRITO SANTO COMO O AGENTE DE UNIÃO.
PERGUNTA-SE: É POSSÍVEL IDENTIFICAR O RESULTADO DESTA EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS?
=============================================
RESPOSTA: SIM, É POSSIVEL.
LEITURA DO TEXTO: – João 17:22
“E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que (eles) sejam um, como nós somos um”.
                                           
INTRODUCAO:
No verso 22, o Senhor está falando em sua oração ao Pai sobre o resultado da expressão da glória de Deus que Jesus deu aos seus discípulos (sua igreja), na forma da transferência de uma herança que ele recebeu do pai, que foi glória que o Pai lhe havia dado.

DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO:

A EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS EM JESUS:
COLOCAR À DISPOSIÇÃO DA IGREJA O ESPÍRITO SANTO COMO O AGENTE DE UNIÃO.
O Senhor Jesus fala sobre a forma como o Pai vai expressar a sua vontade quanto a igreja viver em unidade do Espírito Santo, na forma de “corpo de Cristo”. A igreja unida através do Espirito Santo, que é a glória que recebeu de Jesus. Isso através do Seu sangue que representa a vida eterna que Jesus tinha com o Pai “antes que o mundo existisse”, conforme Joao 17:5.
Essa glória, na forma do Espirito Santo derramado sobre a igreja, é que iria ser o agente de união para promover a unidade do corpo, na expressão do verso 22 “para que (eles) sejam um”.
A expressão inicial do verso 22: “E eu dei-lhes a glória que me deste…”, representa a vida que Jesus trouxe da eternidade e deu à sua igreja, através do seu sacrifício na cruz, feito em favor da sua igreja.
A glória do Pai dada a Jesus, que é o seu Espirito Santo que ele enviou para a igreja, é revelada no corpo. Essa glória é que torna a igreja “corpo de Cristo”.
Ainda no verso 22: “…a glória que me deste…”
Qual foi a glória que Jesus nos deu? A gloria é sermos participantes do projeto dele, o projeto eterno, que é o projeto de salvação. “…Cristo em nós, a esperança da glória”. (Colossenses 1:27).

EXPRESSAO DA VONTADE DE DEUS EM JESUS, ATRAVÉS DA GLORIA DE DEUS NA VIDA DA IGREJA:
A expressão da glória de Deus na vida da igreja se dá quando ela expressa isso com vida: é o Espirito Santo operando no meio da igreja, levando-a a caminhar na direção dada pelo Espirito Santo.

RESULTADO DESSA EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS EM JESUS:
“…para que (eles) sejam um…”. Este é o resultado da expressão da igreja como “corpo de Cristo”, ou seja, a unidade do corpo, que é a grande mensagem da igreja para o mundo. O desejo do Pai é ver os resultados da igreja unida a Ele pelo Espirito Santo. Esse resultado é a expressão da igreja com vida. Essa vida de Jesus no corpo é através do sangue, que é o Espirito Santo. Se não tem unidade no Espirito Santo, não tem vida.

MOMENTOS EM QUE A GLORIA DE DEUS SE MANIFESTA NA IGREJA:

-  BATISMO COM O ESPIRITO SANTO
Atos 10:44 -  “e dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espirito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra”.

-  LIBERTAÇÕES
Atos 12:5 e 7 – “Pedro era guardado na prisão: mas a igreja fazia continua oração por ele. e eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário