terça-feira, 30 de agosto de 2011

MENSAGEM - O REI É NOSSO PARENTE

II Samuel 19:42 “Porque o Rei é nosso parente”

COMENTÁRIO - É necessário que seja feita uma pequena exposição da história, partindo do ponto da traição de Absalão.
Como Sabemos, Absalão se levanta para tomar o trono de seu pai (Davi), e a maioria do povo, mais especificamente dos de Israel, o apoiavam em seu intento. Davi, diante do fato, se retira sem se rebelar, ele “amava” o povo.

A CAMINHADA DE JESUS PARA A MORTE DIANTE  DA TRAIÇÃO DE ISRAEL:
Ele então sai de Jerusalém passando o rio Jordão e poucos o seguem: alguns dos seus valentes. A saída de Davi de Jerusalém diante do apoio que o povo dera a Absalão tipifica a caminhada de Jesus em direção ao Gólgota, diante da renúncia do povo de Israel que achava que o Senhor viera como líder político que os libertaria das mãos dos romanos, preferindo a soltura de um salteador (Barrabás), que não tinha direito a liberdade, assim como Absalão não tinha direito a usurpar o trono de Davi, mas Israel não entendeu e com grande voz, a mesma que usaram para dizer: “Hosana ao que vem em nome do Senhor”, exclamaram: “Crucifica, crucifica, ...solta a Barrabás”; também o mesmo Israel que havia festejado a Davi como Rei, se ajuntara a Absalão para tirar o reino das mãos do Verdadeiro Rei.

A POSTURA DE, MESMO SENDO DEUS, CALADO DIANTE DA ADVERSIDADE, POR AMOR:
Quando Davi sai sem se rebelar, ele mostra o que o Senhor Jesus faria quando estivesse indo em direção à morte no Calvário, estando Ele calado, cumprindo as profecias que apontavam que “como ovelha muda perante os seus tosquiadores”, assim iria Ele a cena do Calvário; e como Davi respeitou a vontade da maioria do povo, porque os amava, e também a Absalão, se retirou. Assim, também Jesus, diante do grito da multidão, os amou, e amou até o fim (“...Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”); se retirando de Jerusalém para morrer sendo seguido por alguns de seus discípulos (valentes) que o acompanharam durante Seu Ministério.
Quando Absalão é morto, Davi volta para Jerusalém passando novamente o Jordão e, com ele, um povo que dizia que não se separaria d’Ele, pois era seu parente (Judá).

A RESSURREIÇÃO; NASCE A IGREJA FIEL:
A segunda passagem pelo Jordão, fala da volta após a morte (ressurreição) de Jesus, que vem seguido de Judá (Igreja) que ressuscita com Ele para uma Obra Eterna que, já que Israel havia ido após Absalão, então se cumpre a Palavra mais uma vez que diz: “veio para os que eram seus e os seus o rejeitaram, mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (parentes do Rei)”; o Sangue do Salvador corre dentro de todo o seu corpo (Igreja).

QUEM SERVE A DEUS É FAMÍLIA DE JESUS (PARENTE D’ELE):
Existe ainda o detalhe de que quando Davi volta para Jerusalém e com ele Judá, aponta para quem o Senhor Jesus consideraria após sua ressurreição como sendo sua família: “...Mestre, a tua mão e teus irmãos estão ai...,...minha mão e meus irmãos são todos aqueles que servem a Deus...”. Jesus demonstra aqui o verdadeiro significado e sentido de “família espiritual” (Igreja), mostrando que aqueles que caminhassem com Ele, depois de sua ressurreição, não importando ser judeu ou gentio, são chamados por “Seu Nome”, são parentes do Rei Jesus.

A CONVERSA DE JESUS COM DEUS PAI NA ETERNIDADE; O ENVIO DO ESPÍRITO SANTO:
Davi encontra-se com Barzilai, já velho, que anteriormente havia cuidado do Rei num determinado momento de sua vida. Davi o convida a ir a Jerusalém com ele, mas Barzilai não aceita por causa de sua avançada idade, mas oferece seu criado (servo), que faria tudo quanto o Rei quisesse; Davi leva a Quimã e vai a Jerusalém.
O encontro de Davi com o ancião é exatamente o encontro de Jesus com Deus Pai depois da ressurreição, quando o Pai não volta com Jesus, mas envia o Servo (Espírito Santo) à fazer tudo quanto Jesus determinara, quando pede ao Pai antes de Sua morte pelos Seus que ficariam, a fim de não estarem desamparados, por isso o Espírito Santo habita em nós, para nos livrar, intercedendo, realizando a Obra Salvadora de Jesus abençoando os Seus, os parente do Rei Jesus.
Quando num determinado ponto alguns de Israel perguntam por que os de Judá faziam aquilo (estavam com o Rei Davi), Judá responde: “Porque o Rei é nosso parente”.

A CONSTATAÇÃO DA VITÓRIA; A RESPOSTA DA IGREJA:
Desde que surgiu a Igreja após o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, ela jamais se separou do Rei Jesus, porque é parente d’Ele, por isso é que em tantas situações difíceis que os servos se encontram, eles não temem, pois são parente do Rei; a Igreja sabe que o Rei é poderoso para realizar qualquer coisa, ela não recua diante das batalhas (“...as éguas dos carros de faraó te comparo...”), ela não sai da presença do Rei Jesus, outros podem ir após Absalão, podem negar o Senhor, mas a Igreja Fiel não, vai com o Rei para a Jerusalém Celestial para reinar com Ele tendo sempre como resposta a qualquer problema: “...porque o Rei é nosso parente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário