terça-feira, 23 de agosto de 2011

SUGESTAO DE ASSUNTO PARA A ESCOLA BIBLICA DOMINICAL PARA AS CLASSES DE: CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES. – 29/agosto-4setembro/11

SUGESTAO DE ASSUNTO PARA A ESCOLA BIBLICA DOMINICAL PARA AS CLASSES DE: CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES. – 29/agosto-4setembro/11

– (4ª aula)

TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO

Título: A VIDA DE ORACAO DE DANIEL
PERGUNTA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS

COMO FOI CHAMADO DANIEL EM BABILÔNIA, QUANDO FEZ SABER AO REI A INTERPRETACAO DO SONHO DO REI?
RESPOSTA: – FOI CHAMADO DE “UM DENTRE OS FILHOS DOS CATIVOS DE JUDÁ”. –

DANIEL 2:25

PERGUNTA PARA ADOLESCENTES
QUAL O GRANDE RESULTADO DO TESTEMUNHO DE DANIEL EM BABILÔNIA?
RESPOSTA: – O REI PASSOU A CONHECER O PODER DE DEUS
- DANIEL 2:47
ASSUNTO PARA A ESCOLA BIBLICA DOMINICAL PARA AS CLASSES DE: CRIANÇAS, INTERMEDIÁRIOS E ADOLESCENTES.

– (4ª aula)
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
Título: A VIDA DE ORACAO DE DANIEL
Ler: Daniel 2:48 - “Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de Babilônia”.
OBJETIVO DA AULA
Daniel – exemplo do servo que alcançou a vitória através da decisão tomada diante do Senhor de testemunhar do Senhor numa terra estranha.
Assim, através do testemunho de uma vida de oração, Daniel desfrutou de todos os resultados de sua vida de oração, não somente em favor de sua própria vida, mas também de todos os seus companheiros.
INTRODUÇÃO
A glorificação pela resposta de Deus à oração feita por Daniel e seus companheiros revela a confiança total que depositavam num Deus que lhes faria prosperar, em tudo, numa terra onde servir ao Senhor parecia tão difícil.
A PROSPERIDADE NA VIDA DO SERVO DE ORAÇÃO
O servo de oração, quando toma posse da revelação do Senhor, está preparado e seguro para enfrentar qualquer dificuldade que se levante contra ele, seja nos estudos ou no trabalho. Daniel, na sua oração, pode transmitir vida, poupando da morte até os demais sábios de Babilônia.
v.24     “Por isso Daniel foi ter com Arioque,…; entrou, e disse-lhe assim: NÃO MATE OS SÁBIOS DE BABILÔNIA; introduze-me na presença do rei,…
Os demais sábios, não foram prejudicados, pois o Senhor abençoa o servo fiel e responde a oração em favor daqueles com convivem com ele.
v.25     “então Arioque depressa introduziu a Daniel a presença do rei,… Achei um dentre os filhos dos cativos de Judá, o qual fará saber ao rei a interpretação”.
O “cativo” era um tratamento pejorativo (vulgar), pois Daniel não era dos nobres de Babilônia e, sim, dos nobres de Judá; é como hoje o tratamento dado ao servo do Senhor, chamado de: “o crente”, pois ele não pertence à nobreza deste mundo, mas à nobreza do reino de Deus. Esse tratamento vai percorrer toda a vida de Daniel em Babilônia, por causa da sua identidade com o povo do Senhor. (ver também esta expressão em Daniel 5:13 e 6:13).
v.26     “Respondeu o rei, e disse a Daniel…: Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?”
O TESTEMUNHO DE DANIEL:
FALOU DO SENHOR PARA O REI – AUTORIDADE MÁXIMA NA BABILÔNIA
v.27     “Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei;”
v.28     “Mas HÁ UM DEUS NO CÉU, O QUAL REVELA OS MISTÉRIOS; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de acontecer nos últimos dias;…”
Daniel dá testemunho de uma Obra que só Deus realiza e não o homem.
v.29     “…Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.”
v.30     “E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração”.
TRÊS RESULTADOS DO TESTEMUNHO DE DANIEL EM BABILÔNIA
1. A REAÇÃO DE NABUCODONOZOR
v.46     “Então o rei Nabocodonozor caiu sobre a sua face,…”
v.47     “Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios,…”
Aquela revelação entregue por Daniel da parte do Senhor, o rei Nabucodonozor tocou profundamente o seu coração e, por isso, ficou muito quebrantado e passou a reconhecer o poder do Deus de Israel. Esse era o grande propósito de Deus com a ida do povo de Israel para Babilônia, ou seja, tornar conhecido ali o nome do Senhor. Esse propósito do Senhor foi atendido através de um pequeno grupo de fiéis, Daniel e seus companheiros.
2. RECOMPENSAS PARA A VIDA MATERIAL E PROFISSIONAL DO SERVO
v.48     “Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de Babilônia”.
3. RECOMPENSAS TAMBÉM PARA OS SEUS COMPANHEIROS
v.49        “E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abdenego; mas Daniel permaneceu na porta do rei”. Daniel ocupou uma função importante com acesso ao rei durante todo o reinado de Nabucodonozor

Nenhum comentário:

Postar um comentário