sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COMENTARIO REUNIAO DE SENHORAS

Comentário para a reunião de senhoras
PERGUNTA PARA SENHORAS E CULTO NO LAR – 24/ago/11
- ASSUNTO: O SACERDÓCIO DO CRENTE
- TEXTO FUNDAMENTAL: ÊXODO CAP.28
1. AS VESTES SACERDOTAIS ERAM PARA GLÓRIA E ORNAMENTO, CONFORME LEMOS NO LIVRO DE ÊXODO 28:2,4.
PERGUNTA-SE:
SOB O ASPECTO PROFÉTICO, COMO PODERÍAMOS ASSOCIAR O CINTO CITADO NO TEXTO DE ÊXODO 28:8,39 COM APOCALIPSE 22:11?
=============================================
LEITURA DO TEXTO: – Exodo 28:2,4
Verso 2 – “E farás vestes santas a Arão, teu irmão, para glória e ornamento”.
Verso 4 – “Estas, pois, são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, e uma mitra, e um cinto; farão, pois, vestes santas a Arão, teu irmão, e a seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal”.
- Exodo 28:8,39
Verso 8 – “E o cinto de obra esmerada do éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, da mesma obra de ouro, e de pano azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.”.
Verso 39 – “Também farás a túnica de linho fino e também uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador”.
- Apocalipse 22:11 – “Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda”.
SIGNIFICADO DE:
ESMERADA: caprichada, aprimorada, apurada, bem feita.
ESMERO: cuidado, capricho, perfeição.
INTRODUCAO:
1. O livro de Êxodo, do capitulo 25 ao 31, fala da preocupação do Senhor em habitar com o Seu povo, através da ordem para a construção de um lugar de habitação que era ali o Tabernáculo. (Êxodo 25:8);
2. No capitulo 28 especificamente o Senhor está falando a respeito da escolha por parte do Senhor daqueles que iriam ser os responsáveis para exercer o oficio sacerdotal, ou seja, fazer a intermediação entre Deus e o povo, que eram os sacerdotes;
(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):
AS VESTES SACERDOTAIS ERAM PARA GLÓRIA E ORNAMENTO, CONFORME LEMOS NO LIVRO DE ÊXODO 28:2,4.
No verso 2, encontramos a expressão “glória e ornamento”, e a expressão “vestes santas” repetida em ambos os versos, para confirmar que a glória e o ornamento da presença santa do Senhor no meio do povo, estaria ligada à santidade dos sacerdotes no exercício do oficio sacerdotal;
O peitoral, o éfode, o manto, a túnica bordada, a mitra, e o cinto, eram os componentes das vestes santas dos sacerdotes que iriam manifestar toda a glória e a beleza, a maravilha, da presença do Senhor no meio do seu povo.
O CINTO CITADO NO TEXTO DE ÊXODO 28:8,39.
Agora nos versos 8 e 39, o cinto era um dos componentes das vestes santas do sacerdote, que na descrição da sua confecção, a Palavra menciona como algo que precisava ser feito com todo o cuidado e zelo como uma obra esmerada ou de obra de bordador. Isso mostra a característica do serviço prestado pelo sacerdote no oficio sacerdotal, que teria que ser também com todo o esmero e dedicação.
Assim como o éfode, o cinto está ligado ao serviço do sacerdote. É também conhecido pelo “cinto de obra de artífice” (Êxodo 29:5). Ser confeccionado com esmero como obra de bordador, fala da autenticidade e verdade do oficio sacerdotal.
Era um componente indispensável tanto das vestes do sacerdote, quanto do sumo-sacerdote. Para o sumo-sacerdote ministrar no santo dos santos, o cinto tinha que ser confeccionado em linho, como os demais componentes de suas vestes para aquela finalidade. (Levítico 16:4).
Assim o cinto ligava o éfode à pessoa, oferecendo-lhe todos os recursos para o exercício do serviço sacerdotal com as vestes firmemente ajustadas. O cinto ajustava assim o manto ao éfode e ao Sumo Sacerdote, e isso tornava o cinto um componente inseparável dele.
O cinto era um componente inseparável do corpo do sacerdote em serviço, pois lhe oferecia segurança e firmeza nas vestes. Não era uma peça isolada, pois formava uma peça com o éfode. Servia para unir as duas peças do éfode e para ajustá-la ao corpo. (Êxodo 28:28).
Esta é a caracteriza o serviço único e perfeito do Senhor Jesus. Ele mesmo disse: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. – Marcos 10:45. Isso o Senhor fez em todo o tempo do seu ministério terreno. Não há nenhum serviço sacerdotal como o do Senhor Jesus, pois o seu sacerdócio é eterno, pois “está à direita de Deus, e também intercede por nós”. Romanos 8:34
O Senhor Jesus, como o Sumo-sacerdote do Novo Testamento estará sempre presente no meio da Sua igreja, como nos garante a descrição de sua gloriosa presença em Apocalipse 1:13 – “e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro”.
A ASSOCIACAO, NO SENTIDO PROFÉTICO, COM APOCALIPSE 22:11:
Momento de definição para a igreja que está exercendo o seu sacerdócio:
- justiça, ou verdade, que está ligado à santidade, ou santificação do Espírito Santo.
- injustiça, ou desvio da verdade, que está ligado à mistura com a sujeira do mundo. Uma ausência total de salvação e de desvio somente para a mentira.
Fazer (praticar) justiça ainda: andar na verdade. Quem é justo, busca ainda mais a santificação da verdade, que é uma operação do Espirito Santo, sendo santificado ainda mais.
Fazer (praticar) injustiça ainda: desviar-se cada vez mais da verdade. Quem é injusto, busca a sujeira, que é o desvio da verdade, ou seja, a mentira, ficando sujo ainda mais. Quanto mais sujeira, mais desvio.
É hora de exercer com zelo e esmero o sacerdócio da igreja, com vestes brancas de salvação e ajustando o cinto da caminhada firme diante do Senhor porque o Senhor cedo vem. “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra”. Apocalipse 22:12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário