domingo, 10 de julho de 2011

ENSINO MARAVILHOSO - COLEGAS DE TRABALHO

                                                   " OBRA COMO FORMA DE VIDA "
Gen. 37 ao 45
Gen. 37: " E Israel amava a José mais do que todos os seus filhos, porque era filho de sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores ".

Verso 3 - Israel tipo do Senhor Deus amava a José porque era filho de sua velhice. A velhice nos fala daquele que está sempre junto ao Pai, e José vivia assim, sempre junto ao Pai (Jo 1:2 - Jo 1:5 ).
Fez para ele uma túnica - aquele que recebe a túnica, é aquele que é escolhido para receber a salvação, a graça, a misericórdia de Deus expressa no poder do sangue do seu Filho Jesus, revestimento do batismo com o Espírito Santo.

As cores desta túnica, nos revela a diversidade dos dons espirituais (I Cor. 12: 1 ao 11). Também nos fala da graça do Senhor Jesus, que ao morrer na cruz por nossas vidas, deixa registrado características de sua pessoa na diversidade das cores.

Vermelho - sangue de Jesus
verde - nova aliança
amarelo - poder de Deus
azul - amor do Senhor
branco - santidade

Verso 5 e 9: Através de 2 sonhos (que nos fala dos dons espirituais), Deus revela a José que ele estaria, após um certo tempo profético, governando sobre seus irmãos. Por causa disso recebeu inveja e ódio, foi lançado numa cova e depois vendido a uma caravana de ismaelitas. Houve sobre a vida de José muito ciúme por parte de seus irmãos. Da mesma forma a Obra de Deus que é expressa através de nossas vidas, sofre perseguições, lutas, dificuldades. (Jo. 1:11 - I Pe. 4:12 ao 16 - Mt. 10: 22 e 23 - Tg. 3:16).
No entanto, as revelações são os benefícios do Senhor na vida dos seus servos, para que eles possam caminhar dentro das determinações de Deus, e assim terem suas vidas preservadas através da daquilo que ele revela.

Verso 13: " ..EIS ME AQUI " - esta era a posição de José, esta deve ser a nossa posição.(mordomos)

Ver 20 ao 25: Livramento - preservação da vida de José.

Verso 31: Túnica manchada de sangue - O adversário quer por fim ao plano de salvação em nossa vidas, crendo ele, que com lutas, perseguições, vai conseguir destruir a obra que Deus realiza em nossos corações, manchando nosso testemunho, ou nos dando como mortos espiritualmente.Ne 4: 1 ao 3, 8.

GEN. 39: " José em casa de Potifar "
Verso 2, 3, 4 e 5 - tudo o que José fazia o Senhor prosperava. O Senhor abençoou a casa de Potifar por amor a José - Potifar não era servo, no entanto, foi abençoado. Nós também somos servos do Senhor e o nosso testemunho nos locais de trabalho tem que ser como o de José, para que o nome de Jesus seja glorificado através de nossas vidas e o mundo veja que realmente, somos um povo diferente. Havia fidelidade (Mt. 25:23 - Prov. 28:20 ) e testemunho ( Mt. 5: 13 , 14) na vida de José.
Potifar - eunuco de Faraó - homem do Egito - homem do mundo

Verso 6: Formoso de parecer - a beleza do Senhor Jesus na vida de José (Is. 53:5 - Fil.2:5 ao 10).

Verso 9: Mulher de Potifar - nos fala das provocações e tentações pelas quais passamos nesta vida. Muitas vezes nossa carne deseja coisas que, certamente são contrarias as coisas eternas. (Nos locais de trabalho constantemente enfrentamos estas provas)
José tinha em seu coração o temor do Senhor e zelava para guardar a Palavra de Deus para não pecar (Sl.119;11 ) guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

José foi injustiçado por não ceder a esposa de Potifar, ela mentiu e por consequência José foi lançado na prisão. Mesmo diante da luta que José enfrentou, ele confiou no Senhor (Sl. 40: 1 ao 3) e vai calado para a prisão (Is. 53:7).
José serviu ao Senhor em fidelidade: " Uma grande obra começa com uma grande oferta, dádiva, José deu seu coração ao Senhor e Deus pode usá-lo (Gen.39:3). A instrumentalidade na vida dos servos no trabalho
Gen. 40: " José na prisão " interpreta dois sonhos. As vezes o servo vive um momento difícil profissionalmente mas se for fiel Deus tem um propósito e vai te usar ali.

Verso4 - O capitão da guarda confia a José para servir aos eunucos na prisão - José servo de confiança.
Tanto o padeiro quanto o copeiro acham confiança em José (Col. 3:17).

Verso 6, 7 e 8 - José discerniu que eles estavam com os corações atribulados e transmitiu uma palavra de conforto, segurança e paz para aqueles corações aflitos, precisamos ser sensíveis nos locais de trabalho para Deus nos usar.

Verso 14 e 15 - Embora José servisse ao copeiro, teve humildade para suplicar a ele pela sua libertação.
Gen. 41: " Sonhos de Faraó "

Verso 1 e 8 - Dois anos depois (verso1), Faraó sonha e fica perturbado (verso 8), chama os adivinhos do Egito, mais ninguém interpreta o seu sonho. Então o copeiro-mor lembra-se de José e testemunha a experiência vivida (verso 9, 12 e 13) e de tudo o que este fizera (interpretação do sonho) quando da sua passagem pela prisão.

Verso 1 - Passados dois anos - confiança no Senhor, em suas promessas (Sl. 40:1).

Verso 14 - " José barbeou-se e mudou os seus vestidos e veio à Faraó ".
- Apresentou-se diante de Faraó (mundo) com vestes limpas, trocadas (testemunho, santidade, revestimento do poder de Deus).

Verso 16 - José sabia que todas as interpretações vinham de Deus, ele era apenas o vaso (Jer.18:6). A Obra é do Espírito Santo, o servo precisa reconhecer que é pobre e necessitado.

Verso 25 ao 37 - Vemos o culto profético. Pelo poder do Espírito Santo José tem discernimento do sonho.

Verso 38 e 39 - Faraó fica maravilhado, e reconhece através da vida de José a existência de um Deus todo poderoso, Aquele que sabe todas as coisas.

Verso 40 - José é o 2º homem no Egito - as primícias do Senhor para os seus servos não são no Egito, mas sim em Jerusalém, habitação de paz (salvação).

Verso 46 - 30 anos - Nos fala de maturidade - caminhar como servo amadurecido.

Verso 55 - O mundo tem fome de justiça e paz, mas como eles não encontram no mundo, recorrem aos servos de Deus (igreja) - que tem o pão da vida (JESUS) Jo. 6:36.

Gen. 42:8 - José reconhece a seus irmãos, lembra que foi vendido por eles, mas não guardou mágoas, perdoou apesar de tudo e os reconheceu como irmãos, mas eles não reconheceram José.

Verso 21 - Reconhecimento dos irmãos de José diante do Senhor, pelas suas culpas.

Verso 27 e 28 - Realizar a obra por amor( madrugada, jejum, culto ao meio dia e convite), não esperando receber algo em troca : O dinheiro foi devolvido e o trigo ( o alimento vivo - Jesus) dado de graça
- " A minha graça vos basta " e De graça recebeste, de graça dai "

Gen. 43:30 - As entranhas de José moveram-se - amor e alegria do Espírito Santo em ver os seus irmãos em uma mesa farta (benção de Deus).

Gn. 44:2 - Cálice de Prata - salvação

Gen. 45:5 - entendimento de que houve uma eleição sobre a sua vida. O servo fiel não tem prazer no sofrimento de seus irmãos - " Chorai com os que choram, e alegrai com os que se alegram " Rom 12: 15.

Gen. 45:7 - É desejo do Senhor usar as nossas vidas, de forma que haja livramento, salvação para muitos nos locais de trabalho.
" SÊ FIEL ATÉ A MORTE E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA ". Apoc.2: 10
José foi um servo fiel em tudo, por isso foi vitorioso.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário