terça-feira, 26 de julho de 2011

ESTUDO DAS CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS PARA O DIA 31 DE JULHO DE 2011

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – 31.07.2011
ASSUNTO: AS CINCO ATITUDES DE MOISÉS
TEXTO FUNDAMENTAL: Hebreus 11: 24-27
TEXTOS DO DESENVOLVIMENTO DA AULA: Êx 2:16-23/ Êx 3

2ª AULA PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
Hb 11:25 – “ESCOLHENDO antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado”;

Hb 11:26 – “Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”.

Hb 11:27 – “Pela fé DEIXOU o Egito…”
INTRODUÇÃO
Na semana passada nós iniciamos o estudo sobre “As cinco atitudes de Moisés”, com o objetivo de levar as classes a se resguardarem da mentalidade do mundo, tendo em vista a recompensa da vida eterna com o Senhor Jesus.
Nesta semana continuaremos o assunto com o mesmo objetivo e falaremos da segunda e da terceira atitudes de Moisés, que são “escolher” e “deixar”.
Sabemos que Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos a nossa escolha entre o certo e o errado, porém não nos deixou à mercê do pecado, antes todos os dias nos tem ensinado o caminho certo através da sua Palavra.
DESENVOLVIMENTO
Textos: Êxodo 2:16-22

2ª ATITUDE – ESCOLHER
Moisés tinha ido embora do Egito. Caminhou pelo deserto sozinho. E caminhar pelo deserto não é fácil, pois o calor é intenso, a falta de água, o vento frio da noite. Moisés já enfrentava as suas primeiras lutas quando deixou a confortável vida no Egito. Mas ele não desistiu, continuou a sua caminhada até que chega à terra de Mídiã e assenta-se junto a um poço.
Em Midiã morava um Sacerdote chamado Reuel (Jetro), que tinha sete filhas. Indo elas tirar água exatamente no poço onde Moisés estava, vieram os pastores e expulsaram-nas dali (Êx 2:17). Moisés se levantou, defendeu-as e deu água ao rebanho.
Há muitas oposições no mundo para impedir-nos de tirar “a água do poço”, ou seja, de recebermos as bênçãos e direção do Espírito Santo.
As moças, voltando para casa, conta para o seu pai o que tinha acontecido.
“E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores, e também nos tirou água em abundância, e abeberou o rebanho.” Êx 2:19.
Um homem egípcio? Por que as filhas de Reuel chamam Moisés de Egípcio? Ele era hebreu!
Sabe por quê? Moisés estava vestido com roupas egípcias, suas características eram de um homem egípcio e por isso foi confundido.
Os egípcios adoravam um homem, faraó, que era considerado deus deles. No Egito tinha também muitos outros deuses e eles tinham a sua maneira de viver cheia de pecados.
No mundo também é assim. O inimigo vive enganando as pessoas dizendo que elas mesmas podem mudar a natureza que Deus fez: Mudam os casamentos, mudam as famílias, homens querem ser mulheres e mulheres querem ser homens (“Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, …?” – Mateus 19:4), fazem somente o que lhes dá prazer. Isso é bom para a nossa vida? Não, porque nós temos compromissos a cumprir: com Deus, com as pessoas, com a vida. Nós temos limites nas nossas ações.
Reuel mandou chamar Moisés e convidou-o para morar com eles.
Ali Moisés, de príncipe do Egito, passou a ser pastor de ovelhas. Casou-se com uma das filhas de Reuel, Zípora, e teve um filho chamado Gerson “porque disse: peregrino fui em terra estranha”. Êx 2:22.
Agora Moisés não tinha mais aparência de um egípcio. Ele se vestia e se comportava como um hebreu. Ele estava morando com uma família parecida com a que ele foi criado: sua mãe, pai e irmãos, antes de desmamar e que conheciam o Senhor Deus. Não seria mais confundido com um egípcio.
Hb 11:25- “ESCOLHENDO antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;”
Moisés fez a sua escolha.
A escolha que fazemos mostra aquilo que realmente somos e aquilo que queremos. Ela não pode ser imposta, tem que ser voluntária e espontânea.
Moisés escolheu deixar as suas riquezas passageiras no Egito e ver o povo levando chicotadas porque seria por pouco tempo.
Os maus tratos com o povo de Deus são passageiros, pois o Senhor nos garante logo a vitória, quando morremos com Cristo e podemos ter garantido o gozo eterno da alma, mas os sofrimentos do gozo do pecado são eternos e só asseguram a morte, pois morrer sem Cristo é tormento eterno para a alma.
Paulo disse:
“… Se morrermos com ele, também com ele viveremos;” .
“Se sofrermos com Ele, com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” 2 Tm 2:12.

3ª ATITUDE – DEIXAR

v. 27- “Pela fé DEIXOU o Egito …”
DEIXAR – Essa atitude de Moisés, deixar o Egito, foi uma recusa ao mundo, ao pecado, às riquezas e glórias passageiras, porque se Moisés permanecesse no Egito, ele seria morto (Êx 2:15).
Há uma sentença de morte no mundo contra o servo do Senhor, que, se ele não deixar as coisas do mundo, certamente morrerá.
Também foi isso que o Senhor Jesus recusou e deixou, quando o mundo e sua glória lhe foram oferecidos. Em lugar de alegrias passageiras, ele viu tristezas eternas, dores, discórdias, guerras em lugar de paz, trevas em lugar de luz e assim por diante.
Deixar o Egito é descomprometer-se totalmente com tudo o que existe lá, é desligar-se de todo o envolvimento com o Egito.
Paulo falou:
“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. Gl 6:14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário