domingo, 10 de julho de 2011

RESPOSTAS PERGUNTAS 10/07/2011

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: O ESPÍRITO SANTO
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO CAP.16

1. NO TEXTO ACIMA CITADO, ONDE ESTÁ O CONTEÚDO PROFÉTICO RELACIONADO AO ESPÍRITO SANTO?
SIGNIFICADO DE:
- PROFÉTICO: aquilo que se refere ao futuro.

RESPOSTA 1:
(INTRODUCAO):

Na conversa de Jesus com seus discípulos a respeito do Espírito Santo no capítulo 16, ele estava, na verdade, falando profeticamente para a igreja, dando seqüência ao que vinha falando já desde o capitulo 14.
O evangelho de João foi escrito para a igreja. João apresenta Jesus no seu evangelho como o Filho de Deus, o único salvador, o Senhor de todas as coisas (João 1:3). João apresenta Jesus como o verbo que estava no princípio com Deus, para que a igreja conheça a relação do crente com DEUS em JESUS.
A conversa ali de Jesus com seus discípulos era, na verdade a conversa dele com a igreja. Estava profetizando para a igreja, para que, aqueles, no caso a igreja, que têm o Espírito Santo entendessem aquilo que ele falava para os seus discípulos que ainda não tinham recebido o Espírito Santo.
JESUS está falando acerca do pentecostes, mas fazendo a previsão daquele momento em que ele vai enviar o Espírito Santo, momento esse que seria o pentecostes. Mais tarde em Atos 2, Pedro irá se referir ao cumprimento da profecia de Joel.
Jesus foi visto pelas pessoas porque ele tomou a forma de Deus homem, e é Ele quem fez a interligação entre esse Deus invisível e o Espírito Santo invisível.

RESPOSTA 2:
(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):

1. CONTEÚDO PROFÉTICO RELACIONADO AO ESPÍRITO SANTO:
João 16:4 – “E, quando chegar AQUELA HORA...”:

Verso 4 – “Mas tenho-vos dito isso, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito; e eu não vos disse isso desde o princípio, porque estava convosco”.

Jesus está falando de uma coisa que vai acontecer. Para que o Espírito Santo pudesse vir, ou seja, para que houvesse o Pentecostes, era necessário que primeiro Jesus viesse ao mundo e depois voltasse para a eternidade, enviando-nos o Espírito Santo.

“Aquela hora” não se referia simplesmente àquele momento ali no dia de pentecostes. Aquela hora é uma expressão profética que está ligada a todos os fatos relativos à sua morte, sua ressurreição e também e ao derramamento do Espírito Santo, fatos ligados àquilo que iria acontecer ao longo de toda a existência da igreja.



1.1 CONTEÚDO PROFÉTICO RELACIONADO AO ESPÍRITO SANTO:
- COM RELACAO AO MUNDO:

a) João 16:8 – “E, QUANDO ELE VIER...”.
Verso 8  E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
Isso é uma seqüência da ação do Espírito Santo na nossa vida.
Verso 9  do pecado, porque não crêem em mim;
O convencimento do pecado. A conversão é o resultado do convencimento do pecado. Paulo: “Não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim”. O objetivo do Espírito Santo no convencimento do pecado é produzir o novo nascimento na vida do homem. Salvação á a condição de convencimento pelo Espírito Santo de que sou pecador.
Verso 10  da (vereda) justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
Após convencido do pecado pelo Espírito Santo eu entro na justiça (que é a vereda da justiça, o caminho) que é a santificação do Espírito; E isso se dá no processo da salvação. “Não me vereis mais” Jesus não seria mais visto fisicamente, mas somente através da revelação do Espírito Santo.
Verso 11  e do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado.
No final dessa vereda estará o juízo e eu estarei livre do juízo, porque lá o Espírito Santo, o advogado estará para me defender diante do acusador, pois Jesus lá estará como juiz.

1.2 CONTEÚDO PROFÉTICO RELACIONADO AO ESPÍRITO SANTO:
- COM RELACAO À IGREJA

a) João 16:13 -  Mas, QUANDO VIER aquele Espírito da verdade,
Verso 13  Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
“Guiar em toda a verdade”: se o Espírito Santo de Jesus não estiver profetizando no meio da igreja, ela não sabe para onde vai.
“Anunciará o que há de vir”: A PROFECIA.
O que é a profecia? É o futuro, que é a esperança da igreja. Apocalipse 19:10c – “...porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.


b) João 16:23 – “E, NAQUELE DIA, nada me perguntareis.”.
Verso 23  - “E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar”.
Verso 24 – “Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra”.
Aquele dia: o dia em que o Espírito Santo vai revelar Jesus para a sua igreja, retirando dela todas as suas dúvidas, ou seja, “nada me perguntareis”.
Aquele dia: dia em que a igreja vai exercer o seu sacerdócio, ou seja, as suas orações, ou intercessões, sendo dirigidas ao Pai em nome de Jesus para receber as respostas do Pai (“Ele vo-lo há de dar”). A nossa alegria se cumpre no exercício desse sacerdócio.



PERGUNTA PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: O ESPÍRITO SANTO
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO CAP.16

NO TEXTO ACIMA CITADO, QUE SE REFERE PROFETICAMENTE AO ESPÍRITO SANTO, É POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ATRIBUIÇÕES (FUNÇÕES) MENCIONADAS PELO SENHOR JESUS?
SIGNIFICADO DE:
- PROFÉTICO: aquilo que se refere ao futuro.
- ATRIBUIÇÕES: FUNÇÕES

RESPOSTA:
(CITAR A MESMA INTRODUCAO USADA PARA OS EBJO)

ATRIBUICOES (FUNCOES) MENCIONADAS PELO SENHOR JESUS

1ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) - O CONSOLADOR: (do grego: paracleto) = chamado para estar ao lado. Assistir a igreja nas horas de aflição. Enxugar o pranto da tristeza do pecado substituindo pela alegria da salvação, que é a alegria do Espírito Santo. Ele veio para interagir com a nossa alma e não com o nosso corpo ou nossa carne. A alma remida, aquela que foi lavada por ele.

Verso 7 – “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.”
Para que o Espírito Santo pudesse vir, ou seja, para que houvesse o Pentecostes, era necessário que primeiro Jesus viesse ao mundo e depois voltasse para a eternidade, enviando-nos o Espírito Santo., porque se ele não voltasse o consolador não viria.
São os fatos que deviam acompanhar o entendimento dos apóstolos. Tinham que ter conhecimento de que o Espírito Santo iria substituir Jesus. Ele agora estava explicando isso a eles, que não era o corpo de Jesus que iria aparecer, mas quem iria aparecer era uma manifestação de Jesus que não seria com forma corpórea de uma figura humana. Não era materializada.

2ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) - Glorificar a Jesus
Verso 14 – “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.
É o Espírito Santo quem vai fazer tudo para que o nome de Jesus pudesse ser glorificado. Toda a operação do Espírito Santo, toda a libertação, toda a ação seria com o propósito de glorificar o nome de Jesus. Não vamos pedir nada ao Pai em nome do Espírito Santo, mas em nome de Jesus, todavia quem nos leva a pedir em nome de Jesus é o Espírito Santo. A relação entre o crente e o Pai está em Jesus, através do Espírito Santo. O pedido ao Pai é em nome de Jesus, porque é Jesus quem comanda a relação do Espírito Santo com o Pai.
“Ele me glorificará”. Tudo o que o Espírito Santo vai fazer é para glorificar a Jesus. Houve uma cura: Glória a Jesus! Uma libertação: gloria a Jesus, porque o Espírito Santo é de Jesus. Quanto mais nós como crentes, proclamamos os atos de justiça de Jesus no meio da igreja, mais Jesus é glorificado, mais a nossa vida se enche de alegria, mais nós somos consolados, mais nós somos participantes. Isso é o que nos integra ao corpo. O pedido de Jesus no capitulo 17:21 e 23, é nesse sentido: “para que eles sejam um como nós somos...perfeitos em unidade”.
“Vo-lo há de anunciar”: falar pelo Espírito Santo e não pela razão.


3ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) – GUIAR NA VERDADE
Verso 13 – “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.

Guiar: o Caminho. Guiará na verdade, ou seja, em Jesus, pois Jesus é a verdade.
“Guiar em toda a verdade”: se o Espírito Santo de Jesus não estiver profetizando no meio da igreja, ela não sabe para onde vai.

O Espírito de verdade. Qual verdade? A verdade absoluta, pois a verdade que o homem conhece é relativa, porque é só para esta vida. A verdade do Espírito é absoluta porque é eterna.

Qual a verdade existente em Jesus?
  1. Não falará de si mesmo, ou seja, falará somente de Jesus, pois é o Espírito Santo quem conhece e revela Jesus à sua igreja.
  2. Dirá tudo o que tiver ouvido de Jesus.
  3. Anunciará o que há de vir, ou seja, a profecia.


4ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) – CONVENCER DO PECADO
Verso 9 – “do pecado, porque não crêem em mim”;
O convencimento do pecado. A conversão é o resultado do convencimento do pecado. Paulo: “Não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim”. O objetivo do Espírito Santo no convencimento do pecado é produzir o novo nascimento na vida do homem. Salvação á a condição de convencimento pelo Espírito Santo de que sou pecador.

5ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) – ANUNCIAR A PROFECIA
Verso 13 – “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.
“Anunciará o que há de vir”: A PROFECIA.
O que é a profecia? É o futuro, que é a esperança da igreja. Apocalipse 19:10c – “...porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

6ª. ATRIBUICAO (FUNCAO) – O ESPÍRITO SANTO É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA
Verso 15 – “Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso, vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.
“Há de receber do que é meu”. Jesus está falando que aquilo que o Espírito Santo vai nos dar é somente aquilo que provêm dEle, de Jesus. Ele nos deu o Espírito Santo para fazermos aquilo que é dele, ou seja, de Jesus. O projeto que o Espírito Santo vai executar é o mesmo de Jesus. O Espírito Santo iria receber dEle, de Jesus e nos anunciar.

“Vo-lo há de anunciar” – Isso é falar pelo Espírito Santo. Uma coisa e falar pelo Espírito Santo, outra coisa é falar pela razão. Quem fala pelo Espírito Santo só anuncia o que provém de Jesus.
Aquilo que o Espírito Santo nos anuncia pertence a Jesus, porque Jesus é o herdeiro. Tudo o que o Pai tem, Jesus nos transfere o direito de ter, através do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário