quarta-feira, 20 de julho de 2011

PRIMEIRA AULA CRIANÇAS -

ASSUNTO: AS 5 ATITUDES DE MOISÉS

TEXTO FUNDAMENTAL: Êxodo 10:28 e 29

AULA PARA AS CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
1ª Aula
Introdução
Nos estudos sobre santificação na vida do servo pudemos conhecer as maneiras que o inimigo usa para se opor a Deus: magos, duendes, “Halloween”, filmes violentos, festas com comidas típicas, danças, músicas, mau uso de internet e tantas outras coisas para atrair as pessoas para o adorarem.
Muitos sinais e maravilhas Deus operou através da fidelidade na vida de Moisés. Um deles: Ouvir a voz de Deus falando com ele.
Ele alcançou um grande projeto de Deus, que ficou marcado na história até hoje: Tirar o povo de Israel do cativeiro do Egito e levá-lo para uma terra que Deus havia ordenado.
Agora vamos saber como Moisés nunca mais voltou ao Egito.
Nós já conhecemos a história de Moisés (ref. capítulos 1, 2, 3 de Êxodo). Sabemos que, quando ele nasceu, havia uma sentença de morte sobre todos os meninos. Sua mãe o escondeu por três meses e quando não podia escondê-lo mais, fez um cestinho, betumou-o   por dentro e por fora e colocou Moisés entre os juncos dentro do rio. Mas vocês pensam que ela o abandonou? Não! Pediu para a irmã de Moisés, Mirian, ir seguindo o cestinho, vigiando em todo o tempo.
Que lição Deus quer nos ensinar?
Há lições importantes nesta aula:
Por três meses a mãe de Moisés o escondeu, mas quando não pôde escondê-lo mais, o colocou no rio em um cesto betumado por dentro e por fora.
Este tempo representa para nós, hoje, o tempo de vocês crianças, adolescentes e jovens. Hoje há uma mãe, a igreja, que ora, que jejua por vocês; há os ensinamentos na Escola Dominical todos os domingos; os cultos onde vocês escutam a Palavra, cantam louvores, aprendem a orar, a glorificar ao Senhor.
Deus tinha um plano para Moisés por isso guardou a sua vida.
Sabe quem achou o menino? A filha de Faraó.
Ela desceu para tomar banho no rio e viu aquele cestinho e pediu que a sua criada o pegasse para ela. E quando o abriu viu um menino que chorava. Reconheceu que era um bebê dos hebreus. Mirian, sem falar que aquele bebê era seu irmão, logo se ofereceu para encontrar uma ama que cuidasse do bebê até que ele desmamasse. A princesa concordou e Mirian chamou a sua mãe, Joquebede, para cuidar do seu próprio filho. Que alegria para aquela mãe!

Moisés então aprendeu as primeiras lições com a sua mãe, que lhe ensinou a ser um hebreu. Quando ele cresceu foi levado para a filha de Faraó, que o adotou e deu o nome para ele: Moisés – porque das águas foi tirado.

Estudou, aprendeu as letras e as ciências do Egito, mas quando ficou adulto saiu para ver os hebreus trabalhando em duras cargas e viu quando um egípcio feria um de seus irmãos hebreus. Ele defendeu o hebreu e isto não foi bom para ele. Faraó ficou sabendo e procurou matá-lo. Fugindo para a terra de Midiã, lá teve uma experiência com Deus.
Deus falou para ele voltar, porque queria tirar o seu povo do Egito. Não foi fácil para Moisés voltar ao Egito, mas ele obedeceu, creu, e muitos sinais de maravilhas, lembrados até hoje, Deus operou na vida de Moisés.
Já estudamos alguns sinais, que foram as 10 pragas.

Vocês se lembram da praga das trevas? Havia uma escuridão total. Só nas casas dos hebreus havia luz. Foi naquele momento que Faraó disse para Moisés:

E disse-lhe Faraó: Vai-te de mim, guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque no dia em que vires o meu rosto, morrerás.” E Moisés lhe responde: “Bem disseste; eu nunca mais verei o teu rosto.” Ex 10:28, 29.

Faraó queria dizer para Moisés: “Nunca mais chegue perto de mim, porque no dia em que chegar e olhar para mim você morrerá”.

E Moisés respondeu a Faraó: “Você falou certinho. Eu nunca mais verei o teu rosto, eu nunca mais volto ao Egito”.
  • Eu nunca mais volto para o mundo: voltar o pensamento para desejar as coisas do mundo – Moisés recusou o mundo.
  • Eu nunca mais quero as coisas do mundo: Falar mal das pessoas, brigar, desobedecer aos pais e professores; não querer estudar, não querer ir à escola, não querer ir à igreja.
Assim como o Senhor falou com Moisés Ele fala com a gente:
“Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel;” Ex 3:8.
Essa é a Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário