quarta-feira, 13 de julho de 2011

SUGESTAO DE MENSAGENS -

1. II SAMUEL 19: 41- 43 – O REI É NOSSO PARENTE.
V.41 –”E eis que todos os homens de Israel vieram ao rei e disseram ao rei: por que te furtaram nossos irmãos, os homens de Judá, e conduziram o rei e a sua casa por sobre o Jordão e todos os homens de Davi com eles? ’’
V.42 – “Então, responderam todos os homens de Israel: Porquanto o rei é nosso parente; e porque vos irais por isso? Porventura, comemos à custa do rei ou nos apresentou algum presente?”
V.43 – ”E responderam os homens de Israel aos homens de Judá e disseram: Dez partes temos no rei e até em Davi mais temos nós do que vós; porque, pois, fizestes pouca conta de nós, para que a nossa palavra não fosse a primeira, para tornar a trazer o nosso rei? Porém a palavra dos homens de Judá foi mais forte do que a palavra dos homens de Israel.”
          Momento em que o Rei Davi atravessou o Jordão. E com ele um grupo de Judá. Nos dias em que ele fugia de Absalão, quando se rebelou contra ele.
          Eles atravessaram com ele o Jordão, e na volta, eles alegaram as demais tribos que eles eram parentes do rei, dizendo: O rei é nosso parente.
          Os de Israel, disseram naturalmente que eles também eram parentes do rei.
          A expressão “parente”, não era simplesmente por ser da mesma tribo de Davi. Era pelo fato de eles ter atravessado com o rei o Jordão, ter o assistido tanto na ida como na volta.
          Verso 43, o rei deu mais crédito aos de Judá do que os de Israel, pelo fato deles terem atravessado com ele o Jordão e terem estado com ele até àquela hora de aflição do rei.
          Como se vai aplicar isto:
o   Vamos aplicar, dizendo o seguinte: Como Davi passou o rio Jordão, e um grupo de Judá esteve com ele, também Jesus passou pelo vale da sombra da morte, quando ele passou pelo calvário. E nós também passamos juntamente com ele através da nossa vida entregue nas mãos dele.
o   Temos o Senhor Jesus, estamos com ele, por isso então ele é nosso parente, nosso parente mais próximo, porque o Pai é o mesmo.
o   Então o fato de termos passado com ele, pelo vale da sombra da morte, através da condição hoje de nova criatura, nós então adquirimos este parentesco com Jesus. Tornamos-nos herdeiros juntamente com ele. Isto esta ligado ao capítulo 16.15.

2. SALMO 119: 30 – O CAMINHO DA VERDADE.
V.30 – “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.”
          Este Salmo mostra uma característica, que diz assim no versículo: Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.
          O que é o caminho da verdade: Era, cada passo que Davi dava na sua caminhada, ele tinha uma experiência com o Senhor de consultar o Senhor e o Senhor responder a ele.
           Era a comprovação da verdade. Caminhar com o Senhor era a prova de que o caminho era o caminho da verdade. Ele estava sendo guiado no caminho da verdade.
          Diante disto ele faz uma proposta a si mesmo: Ele propõe a si mesmo andar nos teus juízos.
          Que são os juízos? São os livramentos do Senhor a cada passo da caminhada. Então o caminho da verdade, é aquele caminho que é guiado que é dirigido pelo Espirito Santo. E a cada passo com um juízo, ou seja, com um livramento, com uma vitória uma operação do Espirito Santo.



3. JOAO 16: 33 – A PAZ EM JESUS.
V.33 – “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
          O Senhor Jesus encerra este discurso, este diálogo com o Senhor, dentro da razão de ser de que o homem iria precisar da paz, porque ele seria afligido da adversidade da vida no seu dia a dia, local de trabalho no lar, ou seja, a vida do homem seria difícil e ele necessitaria desta paz para vencer.
          O Senhor estaria ao lado. O homem venceria não em ouvir o discurso, mas ele venceria em Jesus. Ele trás uma mensagem: Em mim tenhais paz. O homem tem paz em Jesus.
          Jesus venceu o mundo, nós também vencemos com ele.
          Em Jesus, permanecendo nele, é que a paz que o Espírito Santo nos dá nos é garantida.
          Lembramos aos irmãos que toda vez que lerem este versículo 33, por favor, não façam acréscimo: Eu venci o mundo e “vós também vencereis”. Não existe este acréscimo. Lembrar aos pregadores não usar esta expressão. O que está escrito é: “Eu venci o mundo”, encerrou aqui.    

4. GÊNESIS 24:31 – ENTRA BENDITO DO SENHOR.
V.31 – “E disse: Entra bendito do SENHOR, por que estarás de fora? Pois eu já preparei a casa e o lugar para os camelos.”
          Expressão de Labão. Quando aquele servo de Abraão, Eliezer simbolizando a figura do Espírito Santo, ele é enviado à terra da parentela para trazer de lá ao seu filho Isaac uma esposa.
          Aquele momento era o momento da noite.
          A expressão de Labão era: Entra bendito do Senhor, por que estas fora. É muito clara no versículo 31 a expressão: Por que estas fora, pois eu já preparei a casa e o lugar para os camelos.
          O que eram os camelos. Eram 10 camelos, um símbolo ali daquilo que Jesus colocou a nossa disposição o Espírito Santo nos trouxe: A salvação em Jesus e mais os 9 (nove) dons espirituais.
          Então esta hora da noite era a hora que o Espírito Santo não podia ficar fora.
          Este momento é o momento do clamor da alma do crente em Jesus. È a hora que o Espírito Santo não pode ficar de fora, ele tem que ser convidado para habitar, residir na vida do servo. 
          Bendito do Senhor é a figura do Espírito Santo na vida do servo nesta última hora.

5. I REIS 1: 12 - 14 – O CONSELHO DO ESPÍRITO SANTO.
V.12 – “Vem, pois, agora, e deixa-me dar-te um conselho, para que salves a tua vida, e a de Salomão, teu filho.
V.13 – “Vai, e entra ao rei Davi, e dize-lhe: Não juraste tu, rei, senhor meu, à tua serva, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono? Por que, pois, reina Adonias?”
V.14 – “Eis que, estando ti ainda ai falando com o rei, eu também entrarei, depois de ti, e acabarei as tuas palavras.”
          Esta palavra foi a palavra do profeta Natã para Betseba. E neste conselho de Natã, era um conselho para a salvação da vida de Betseba e seu filho.
          O Espírito Santo é aquele que tem uma palavra de salvação para o homem e para toda a sua casa sua família.
          No verso 13 ele diz: “Entra na presença do rei”. Quando o Espírito Santo fala de salvação para o homem, ele vai apontar a pessoa gloriosa do Senhor Jesus como a salvação e o salvador.
          No verso 14, ele diz ainda assim: Estando tu falando com o rei; então quando o homem ele descobre no Senhor Jesus a salvação. O Senhor Jesus como Salvador como resultado de uma ação do Espírito Santo, ele vai descobrir também que tem o acesso direto à presença do rei do Senhor.
          Ele vai descobrir, ele vai conhecer que nós temos conhecido o que é o sacerdócio universal do crente. E ele encerra dizendo assim: E eu entrarei, depois de ti, e acabarei as tuas palavras. É a figura do Espírito Santo como aquele que nos ajuda nas nossas fraquezas.
          Romanos cap. 8 fala a respeito disto; o Espírito Santo como aquele que nos ajuda nas nossas fraquezas intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis.        

6. JÓ 33:23 – UM INTERPRETE.
V.23 – “Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares para declarar ao homem a sua retidão,
          O texto inicia mostrando que a experiência de salvação, ela é individual.
          Mensageiro: fala do Senhor Jesus que trouxe a mensagem de salvação para o homem da eternidade.
          Um intérprete: A junção do intérprete é falar do que ouve na linguagem do que está ouvindo. Então ele escuta e transmite na linguagem daquele que está ouvindo o que esta sendo dito para que ele possa entender e andar no caminho da retidão.
          O intérprete traduz o que não está entendido por alguém.
          Entender Jesus só através do Espírito Santo.

7. LUCAS 2:27 – BENEFÍCIO DE SER GUIADO PELO ESPÍRITO SANTO.
V.27 – “E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
          O texto fala da experiência de um homem, de certa idade que o Espírito falava acerca deste homem que pelo Espírito ele foi levado ao templo.
          A igreja tem esta mesma ação. Ela não a igreja por obrigações, por compromissos de realizar os serviços da igreja. Mas ela vai porque é guiada pelo Espírito.
          Qual é o benefício de sermos guiado, cada vez que vamos ao templo? Nós temos a certeza de que Jesus está no templo se revelando a sua igreja.
          Simeão quando foi levado ao templo, quando ele chega, uma profecia que tinha sido tida se cumpriu e conheceu Jesus lá no templo.
          Não só a igreja, mas todo aquele que é levado ao templo, até mesmo o visitante, o Espírito move todas as coisas. Quando ele chega ao templo ele tem a benção de conhecer Jesus que está presente no templo.
          Qual o beneficio disto? A salvação. Simeão quando recebe, quando encontra ali a profecia se cumprindo ele diz: Agora despede teu servo em paz porque meus olhos já viram a tua salvação.
          A igreja a cada culto, a cada momento que Jesus se revela, ela também tem mais e mais esta certeza que podemos ser despedidos deste mundo porque nossos olhos já viram a salvação em Jesus Cristo.




8. JOÃO 8. 10 -11 – ANDAR NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
V.10 – “E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
V.11 – “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais.”
          A passagem está relacionada com a mulher pecadora.
          Ali está a expressão relacionada a Romanos 8.1: “Portando, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
          No verso 11 é que vai mostrar o título desta passagem, desta mensagem que está relacionada ao andar na presença do Senhor.
          Como é que o crente em Jesus, aquele que foi perdoado, e sobre ele não há mais condenação, que não anda segundo a carne, mas anda segundo o espírito, guiado pelo Espírito Santo, como ele vai fazer para não pecar mais, a expressão: “Vai e não peque mais”.
          Vai, é: Ir na direção do Espírito é andar na direção do Espírito. Quando o servo anda na direção do Espírito Santo, é o Espírito Santo que o convence do pecado, e o leva a reputar, a passar o pecado da vida dele e ele permanece nesta condição, vai e não peques mais.
          Vai aqui não é ir para qualquer lugar, é andar na direção do Espírito Santo.
          Jesus perdoou, agora entra o processo da santificação que é o andar na presença do Espírito Santo.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário